O Banco Mundial aprovou uma linha de crédito de 15 milhões de dólares (12 milhões de euros) a Cabo Verde para o país financiar as micro, pequenas e médias empresas, informou esta sexta-feira o Governo cabo-verdiano.

Segundo informação divulgada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, a linha de crédito do Banco Mundial irá melhorar a competitividade e o desenvolvimento do setor privado, através do reforço das micro, pequenas e médias empresas (MPME).

“Com este financiamento, vamos poder alavancar o financiamento para a economia, para as micro, pequenas e médias empresas. Os recursos estão disponíveis para o efeito e recebemos a confirmação hoje”, avançou o ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, citado em nota de imprensa.

Com o financiamento, o Governo cabo-verdiano pretende executar quatro projetos, nomeadamente a criação de um fundo de garantia parcial de 10 milhões de dólares para as MPME, assistência técnica, melhoria do sistema de informações de crédito e suporte para a execução do projeto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os principais beneficiários do projeto, prosseguiu o Governo, serão as MPME solventes, incluindo as mulheres e os primeiros mutuários que têm boas oportunidades de negócios, mas não possuem garantias suficientes para obter financiamento por conta própria.

Os 15 milhões de dólares da linha de crédito inserem-se no programa de apoio do Banco Mundial a Cabo Verde para os próximos três anos, no valor de 90 milhões de dólares (82 milhões de euros). Os empréstimos são concessionais, com taxas de juro de zero ou muito baixas, prazos de pagamento entre 25 e 40 anos e períodos de carência entre 5 a 10 anos.

Em setembro de 2016, o ministro das Finanças cabo-verdiano disse que o país precisava criar “com urgência” um fundo de garantia para as pequenas e médias empresas, para facilitar o acesso ao financiamento, e que iria mobilizar recursos financeiros junto do BM e de outros parceiros internacionais.