Os novos HomePods da Apple, lançados no dia 9 de fevereiro nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, já estão a deixar a sua marca — mas não é no mundo da tecnologia. Nas suas críticas à nova “smart speaker” da empresa, a Wirecutter e a Pocket-lint descobriram que a HomePod tinha manchado as superfícies de madeira em que a tinham colocado, tendo outros donos da coluna reportado o mesmo problema desde então.

Ao que parece, a base de silicone da coluna estraga o óleo aplicado nas mesas de madeira, deixando uns inestéticos anéis brancos na superfície. Na página oficial de apoio ao cliente para a HomePod, a Apple afirma que “não é incomum que qualquer coluna com uma base de silicone de redução de vibrações possa deixar marcas quando colocada em algumas superfícies de madeira”.

Se se perguntar à Siri qual é a solução para tratar das marcas deixadas pela HomePod, ela provavelmente irá responder algo como “ponha-me noutro sítio” ou “espalhe óleo na superfície”. Afinal, foi esse o conselho que a Apple deu aos compradores da coluna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à Wirecutter, a empresa disse que as marcas “podem melhorar passado uns dias após ter removido a coluna da superfície de madeira” e recomendou os utilizadores tentassem “limpar a superfície com o método de olear sugerido pelo fabricante”. Se estiver muito preocupado com a sua mesa, a Apple aconselha a “colocar a sua HomePod noutra superfície”.

Pode estar a pensar “não basta pôr uma toalha ou um napperon debaixo da coluna, que o assunto fica resolvido?”. Bem, sim e não. É uma questão de escolha entre a “saúde” da mesa e a eficácia da HomePod. Isto porque, efetivamente, pôr a coluna em cima de um tecido impede que a mesa fique manchada. Contudo, esse mesmo tecido não permite que o som reflita na superfície de forma tão eficaz, o que reduz a qualidade do som. Por isso, soluções (fictícias, como bom humor) como um “HomePod Napperon” retiram o propósito da coluna.

Na Amazon, já há quem venda suportes de parede para a nova “smart speaker” da Apple. Basta estar disposto a pagar mais 42 dólares para instalar a HomePod, cujo preço ronda os 350 dólares. A coluna chega a França e Alemanha esta primavera, não havendo ainda data para o lançamento da coluna em Portugal.