Marcelo Rebelo de Sousa vai receber esta segunda-feira Rui Rio no Palácio de Belém para ouvir o novo presidente do PSD. O encontro tem lugar às 14h30, mas o Presidente da República já fez saber que pretende encontrar-se uma segunda vez com o líder dos sociais-democratas para perceber que propostas tem Rio, que calendário definiu e, talvez mais importante, com que interlocutores pretende pôr em marcha a sua agenda de entendimentos interpartidários.

A informação foi avançada pelo Expresso e dá conta dos sinais que Marcelo quer, eventualmente, transmitir: para o Presidente da República, a eleição do novo líder do PSD marcou, definitivamente, uma alteração profunda na dinâmica política portuguesa. Com Rio disposto a “procurar dialogar e a resolver com os outros, o que [o PSD] jamais conseguirá” resolver sozinho, como assumiu no domingo, o novo líder do PSD aproxima-se do que sempre defendeu Marcelo: acordos alargados entre os dois maiores partidos do regime — PS e PSD, leia-se.

Não terão sido inocentes, por isso, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa à saída do doutamento honoris causa de António Guterres, que decorreu esta segunda-feira em Lisboa. “Eu vi com muita atenção [o Congresso do PSD] e considero que foi um passo particularmente importante para a democracia portuguesa“, notou.

Aos jornalistas, Marcelo assumiu que espera que, neste encontro, Rio esclareça o que pensa para o país e com quem pensa dialogar para executar a sua agenda programática. “Vamos esperar para ver as ideias, o calendário e o protagonismo dos intervenientes, porque certamente o PSD tem uma ideia dos interlocutores e só daqui por uns dias direi alguma coisa”, prometeu o Presidente da República.

A expectativa de Marcelo, acrescenta o Expresso, é que depois do encontro entre Rui Rio e António Costa, que deverá acontecer em breve, os dois — Marcelo e Rio — possam ter um segundo encontro para perceber de que forma socialistas e sociais-democratas estão a dispor as suas peças no xadrez político português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR