Está oficialmente aberta a época da sardinha: até às 18h de 19 de março, portugueses e estrangeiros, crianças e adultos, artistas e amadores vão poder participar em mais um concurso das sardinhas das Festas de Lisboa. A iniciativa, que vai na oitava edição, tem este ano como mote “Salvem a Sardinha!”. De acordo com EGEAC, a entidade organizadora, o objetivo é “ajudar a preservar a espécie, através da imaginação, estimulando a participação sem fronteiras”, e contribuindo assim “para a multiplicação da sardinha símbolo das Festas de Lisboa”.

Nesta edição, “o público tem um duplo desafio”, refere a EGEAC: além de poder participar, poderá também escolher quais as sardinhas vencedoras da menção honrosa. A votação irá decorrer nas redes sociais e será feita partir de uma seleção feita pelo júri do concurso, a quem caberá escolherá as melhores propostas. Os vencedores (da menção honrosa e não só) serão anunciados a 31 de maio, antes do início dos arraiais lisboetas.

No ano passado, a sétima edição do concurso das sardinhas das Festas de Lisboa recebeu 5.168 propostas, de 60 países diferentes (desde o Canadá a Singapura, passando pelo Afeganistão e Birmânia). Os artistas vencedores foram Ana Melo, Antonio Aragüez, Joana Não, Miguel Angel Camprubi e Patrícia Penedo. O regulamento do concurso das sardinhas de 2018 pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR