789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Erro no Festival da Canção. Rui David está "amargurado", agência de Mallu Magalhães e Beatriz Pessoa não comenta

Este artigo tem mais de 5 anos

À conta do erro nos votos, Rui David e Jorge Palma passam à final do Festival da Canção. Rui soube do erro por um amigo. A agência de Beatriz Pessoa e Mallu Magalhães não quer comentar.

i

RTP

RTP

Houve uma reviravolta digna de uma cerimónia dos Óscares na primeira semifinal do Festival da Canção. Uma contagem errada dos televotos fez com que a RTP se enganasse a anunciar os vencedores do evento. Afinal, foi a música “Sem Medo” de Jorge Palma e Rui David que passou à final do Festival; e não “Eu Te Amo” de Mallu Magalhães e de Beatriz Pessoa. Ao Observador, Rui David diz-se “espantado” e “amargurado” por não ter podido celebrar no domingo à noite. A agência de Beatriz Pessoa e de Mallu Magalhães prefere não comentar.

RTP volta atrás e explica tudo o que aconteceu de errado com as votações do Festival da Canção

Rui David mal teve tempo para conversar com Jorge Palma, compositor da canção que interpretou domingo à noite sobre o facto de, afinal, ter conquistado um lugar na final do Festival da Canção. A notícia, que lhe chegou através de um amigo, circulou tão rapidamente que quase o atropelava. Ao Observador, ainda mal refeito da surpresa, admitiu estar “espantado e com mixed feelings:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É uma sensação amarga porque ontem custou não ter passado. Estou feliz por ter passado, mas preferia ter desfrutado dessa alegria no domingo à noite”, confessa.

Mais tarde, na sua conta de Facebook, o cantor esclareceu que “a RTP manteve o Bairro da Música, agência minha representante, informada de todos os acontecimentos desde o primeiro momento”.

E explica o que aconteceu nos instantes após a primeira semi-final. “Após o directo, assim que a produção do Festival da Canção percebeu que a votação final poderia estar incorrecta, e que isso poderia alterar a classificação final, informou prontamente os meus representantes de que iriam proceder a uma auditoria interna para examinar a situação. Dada a sensibilidade do assunto e para que não fossem criadas falsas expectativas, os meus representantes optaram por informar-me apenas quando a alteração na classificação final foi confirmada”, explicou.

Também Jorge Palma partilhou o comunicado da RTP que dá conta da mudança na contagem dos votos no Facebook, embora não tenha introduzido nenhum comentário. O compositor de “Sem Medo” limitou-se a citar parte do documento posto a circular pelo canal: “No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos”.

Contactada pelo Observador, a agência Arruada — que faz a gestão de carreira de Beatriz Pessoa e de Mallu Magalhães — afirma que “não há mais nada a acrescentar ao comunicado da RTP”. E nem comenta se concorda com a opinião de quem pede que “Eu Te Amo” passe à final juntamente com a canção de Jorge Palma e Rui David. É que na Letónia, no evento onde se decide quem vai representar o país na Eurovisão, também houve um engano na contagem dos televotos e a organização decidiu levar as duas músicas (a real vencedora e a que foi anunciada erradamente) à final.

De acordo com o novo comunicado enviado pela RTP para os jornalistas, a música de Rui David e de Jorge Palma passa a ser uma das sete que saem para primeira semifinal do Festival da Canção para a final do evento, a realizar-se dia 4 de março. “Sem Medo” entra nos sete favoritos da primeira fase do espetáculo, mas tira o lugar à canção “Eu Te Amo”, interpretada por Beatriz Pessoa e composta por Mallu Magalhães.

[Recorde no vídeo o erro na primeira semifinal do Festival da Canção]

[jwplatform VzQtDJC4]

Os resultados corrigidos esta manhã durante a auditoria interna da RTP após a emissão do programa em direto mudam o quadro de vitórias e dissabores do Festival da Canção. A canção da brasileira Mallu Magalhães e Beatriz Pessoa sai do quinto lugar entre os vencedores e fica seis entradas abaixo do anunciado no domingo; e a canção preparada por Jorge Palma, que tinha ficado em oitavo lugar, passa para sétimo. Quem morre na praia é, no final das contas, José Cid: fica em oitavo lugar — o primeiro a não ser qualificado — com a canção “O Som da Guitarra é a Alma de Um Povo”.

Estes é que são (mesmo) os primeiros 7 finalistas do Festival da Canção

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora