Um acidente com um autocarro turístico, na Avenida da Liberdade, perto da Praça dos Restauradores, provocou 12 feridos ligeiros, dos quais 11 se encontram com ferimentos ligeiros. De acordo com informações prestadas por fonte oficial do INEM ao Observador, oito desses feridos foram conduzidos ao Hospital de São José e quatro recusaram receber assistência médica.

Dois passageiros de nacionalidade belga chegaram mesmo a ficar encarcerados e tiveram de ser retirados pelos Bombeiros Sapadores. O último passageiro foi desencarcerado às 10h49. Os feridos, passageiros do autocarro, são homens e mulheres com idades entre os 50 e os 70 anos.

As autoridades cortaram, por motivos de segurança, a árvore onde o autocarro de turismo embateu na Avenida da Liberdade. Tiago Lopes, segundo comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros, disse à Lusa que o autocarro foi retirado do local pelas 11h25, com recurso a escolta policial, e vai ser transportado para o estaleiro da Carris. O abate da árvore iniciou-se depois do autocarro ter sido retirado e terminou por volta das 11h50. .

No conjunto dos 23 passageiros do autocarro de turismo havia cidadãos de nacionalidade norte-americana, belga, suíça e britânica. No local do acidente estiveram 25 operacionais do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, INEM e Proteção Civil Municipal, além de 12 viaturas dos bombeiros e INEM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carris vai abrir inquérito

A Carris afirmou que o autocarro da Carristur que embateu numa árvore não se despistou e assegurou que vai abrir um inquérito ao acidente, que causou uma dúzia de feridos em Lisboa.

“Não houve despiste do condutor, a viatura estava alinhada com o eixo da via, mas a Carristur vai instaurar imediatamente um inquérito para apurar as causas deste acidente”, salientou a empresa, realçando que lamenta o sucedido e que assumirá todas as “responsabilidades legais que lhe sejam remetidas”.

Numa nota, a empresa destacou que o autocarro turístico “embateu esta manhã contra uma árvore no sentido ascendente da Avenida da Liberdade”.