A produção automóvel duplicou em janeiro face ao mesmo mês do ano passado, tendo sido fabricados em Portugal mais de 25 mil veículos automóveis, segundo divulgou esta terça-feira a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

“A categoria de veículos ligeiros, quer de passageiros quer de mercadorias, registou um desempenho favorável no período em causa, mas a produção de veículos pesados caiu no mês de janeiro”, acrescenta a associação.

Segundo um comunicado da ACAP, a quase totalidade (97,2%) das viaturas produzidas em Portugal foram exportadas em janeiro, o que também demonstra uma subida nas exportações face a período homólogo.

Os Estados-membros da União Europeia receberam 90,2% das exportações dos carros produzidos em Portugal, sendo que a Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha “são os países europeus que mais contribuem para o bom resultado das exportações automóveis nacionais”, afirma a ACAP.

Fora da Europa, a Ásia é a região onde se verifica o valor mais expressivo (5,3%) das exportações, sendo que a China é o país que mais importa carros fabricados em Portugal (4,8%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR