Apresentado como “o SUV tecnologicamente mais avançado de sempre”, o agora renovado Ford Edge acaba de ser anunciado aos condutores europeus, prometendo um maior número de versões, mais equipamento e tecnologia, além de uma renovada oferta em termos de motores. Argumentos que o modelo americano promete apresentar, in loco e pela primeira vez, já no próximo Salão de Genebra, a que se seguirá o início da comercialização, na segunda metade do ano.

Começando pelo aspecto mais visível, ou seja, as linhas exteriores, o Edge europeu exibe, basicamente, as mesmas alterações do seu “irmão” americano, a começar num grelha frontal de maiores dimensões e cujo acabamento varia consoante a versão escolhida, luzes dianteiras e traseiras em LED em todas as versões, além de luzes diurnas, que opcionalmente podem ser em LED.

Proposto em quatro níveis de equipamento – Vignale, o mais sofisticado; Titanium, o mais elegante; Trend, o mais básico; além da novidade ST Line -, é de destacar neste último, mais desportivo, a presença de elementos como as jantes de 20 ou 21″ (estas últimas, opcionais), ambas em alumínio e pintadas, além de uma dupla saída de escape com ponteiras cromadas. Sendo que, no interior, a diferenciação é feita através de bancos específicos e parcialmente revestidos a couro, além de com 10 regulações eléctricas; volante e punho da caixa de velocidades revestidos a couro perfurado; pedais em alumínio; forro do tejadilho em preto; e tapetes premium.

Aposta na segurança e ajuda à condução

Já no domínio do equipamento, a presença do sistema SYNC 3 com ecrã táctil de 8”, a proporcionar tecnologia em movimento, estando igualmente disponíveis um sistema áudio B&O PLAY Premium de 1000 watts e carregamento sem fios de telemóveis.

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Mas o que mais se evidencia é a aposta em tecnologias de segurança, com o renovado Edge a estrear três novos sistemas de apoio à condução: travagem pós-colisão, assistente de manobras evasivas, e controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com stop-and-go e assistente de centragem na faixa. Soluções a que se juntam depois os faróis dianteiros adaptativos, informação do ângulo-morto, limitador de velocidade inteligente, alerta de manutenção na faixa, assistente de pré-colisão com detecção de peões e reconhecimento de sinais de trânsito. Sem esquecer outras tecnologias como a direcção adaptativa Ford e funcionalidades como a assistência activa ao estacionamento.

Novos diesel com vários níveis de potência

Quanto a motores, o Ford Edge continuará a ser disponibilizado apenas com um 2,0 litros diesel, mas a partir de agora da nova família EcoBlue. A qual, introduzindo um novo sistema de sobrealimentação biturbo que, segundo o fabricante, não só optimiza o binário a baixas rotações, como eleva o requinte de funcionamento e a economia de combustível, propõe este 2,0 litros com três níveis de potência: 150, 190 e 238 cv (versão de 150 cv, disponível apenas nos mercados de volante à direita).

As outras duas versões, à partida, estarão ambas disponíveis em Portugal e surgem combinadas, de série, tanto com caixa manual de seis velocidades, como com tracção integral.

Referência ainda para a disponibilização, com este restyling, de uma nova caixa automática de oito velocidades, concebida para optimizar a economia de combustível e proporcionar uma elevada capacidade de resposta, com passagens suaves e rápidas.