Um elemento da polícia do País Basco morreu este quinta-feira durante confrontos que eclodiram entre adeptos do Spartak Moscovo e do Atlético de Bilbao, antes da partida entre as duas equipas para a Liga Europa.

O polícia da Ertzaintza (corpo de polícia basca) sofreu um enfarte durante os confrontos em Bilbao e foi transportado para o hospital de Basurto, onde viria a falecer, de acordo com fontes policiais, pouco depois das 22h00 (21h00, em Lisboa).

Os confrontos entre as claques de ambos os clubes ocorreram nas imediações do estádio San Mamés e no distrito de Deusto, tendo-se iniciado a cerca de uma hora do início do encontro. Os “ultras” de ambos os clubes arremessaram garrafas, vidros e tochas entre si, algo que só parou após carga da polícia — uma das várias que a Ertzaintza realizou, de acordo com o departamento de Segurança do governo do País Basco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cinco pessoas foram detidas, três delas adeptos radicais do clube russo, na sequência dos confrontos. Além da morte do polícia, três adeptos russos ficaram feridos.

O Athletic Bilbao acabou por perder a 2ª mão dos 16 avos de final frente ao Spartak Moscovo por 2-1. Contudo, porque conseguiram uma vitória por 3-1 na Rússia na 1ª mão, o que perfaz um resultado agregado de 4-3, os bascos seguem para os oitavos de final da Liga Europa.

UEFA condena incidentes e envia condolências à família de polícia morto

A UEFA condenou os incidentes antes do encontro entre o Athletic Bilbao e o Spartak de Moscovo, da Liga Europa de futebol, dos quais resultou a morte de um polícia.

“A UEFA quer fazer chegar as suas mais sinceras condolências à família e companheiros do Ertzaina [polícia basco] falecido e condena rotundamente os episódios violentos ocorridos esta noite em Bilbau”, lê-se num comunicado do organismo, enviado à agência Efe.

No mesmo documento, a UEFA revela que se mantém em contacto com as autoridades locais “para obter mais informações sobre estes incidentes”.