O disco “Antwerpen”, de Surma, é o único álbum português na lista de 22 nomeados para o prémio disco do ano europeu, anunciou hoje a IMPALA – Associação de Empresas de Música Independente.

Surma, de Leiria, surge numa lista que integra, por exemplo, os britânicos King Krule e os The xx, que já venceram o galardão, a austríaca Fever Ray, os belgas Millionaire, Loney Dear, da Suécia, o espanhol Xoel López e o duo franco-cubano Ibeyi, entre um conjunto de outros projetos de 19 países.

O projeto Surma, de Débora Umbelino, é “um dos brilhantes recém-chegados” à música europeia, descreve a IMPALA, no comunicado hoje divulgado a partir de Bruxelas.

Lançado em Portugal em outubro de 2017, pela Omnichord Records, o disco “Antwerpen” tem edição agendada para 16 de março, na Alemanha, Áustria e Suíça.

O primeiro single do disco de estreia do projeto, “Hemma”, está nomeado para o Prémio Autores SPA, na categoria “Melhor tema de música popular”.

No início de 2018, Surma atuou no festival Eurosonic, na Holanda, e prepara-se para viajar para os Estados Unidos da América, para atuar no festival South By Southwest, em Austin, no Texas, no dia 17 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao final de maio, Surma tem mais de 30 datas agendadas para concertos na Polónia, Alemanha, Suíça, Itália e Portugal.

Em 2017, um outro projeto de Portugal, os First Breath After Coma, igualmente de Leiria, foram nomeados para o prémio da IMPALA, que em edições anteriores foi entregue a discos de José Gonzalez, Adele, The xx e Agnes Obel.

Antes, em 2016, a editora de Surma e dos First Breath After Coma, a Omnichord Records, recebeu da IMPALA o prémio “Young label spotlight”, que reconhece as jovens editoras europeias, independentes, mais inspiradoras da Europa.

O vencedor do prémio melhor álbum europeu do ano é anunciado pela IMPALA em março e sucederá à dinamarquesa Agnes Obel, vencedora no ano passado.

Os dinamarqueses D/Troit, os alemães Gurr, a britânica Laura Marling, o francês Orelsan, o italiano Coez, o norueguês Cezinando, o holandês André Hazes Jr., a neozelandesa Aldous Harding, Kaukolampi, da Finlândia, Hangszersimogato, da Hungria, Chui i Jazz orkestar HRT, da Croácia, Marko Louis, da Sérvia, Sirom, da Eslovénia, Super Besse, da Bielorrússia, são outros projetos nomeados.