Na primeira entrevista que deu depois das acusações de plágio de que foi alvo esta segunda-feira, o cantor garantiu ao Observador que, na composição que levou ao Festival da Canção, “Canção do Fim”, não plagiou conscientemente o cântico religioso “Abre os Meus Olhos”, uma versão brasileira da canção “Open Your Eyes”, de Bob Cull. O tema inspirou adaptações de grupos como a Igreja Cristã Nova Vida e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

Nunca ouvi aquela música na minha vida, nem sequer sabia da existência daquela canção e nem sequer me associo à Igreja ou à IURD. Acho que fui o que fiquei mais surpreendido no meio disto porque achava que tinha tido uma ideia brilhante. É a sina do compositor que aconteceu novamente e desta vez calhou-me a mim. Isto acontece a todos, toca a todos e só quem não cria arte é que não sofre com isto.

O cantor reconhece as semelhanças entre os dois temas: “Tenho de as admitir, claro, é óbvio”. Mas defende-se dizendo que se devem ao facto de ambas terem “uma melodia tão simples, tão elementar, que é quase inevitável ser parecida a muita coisa. Já está quase tudo inventado, todas as progressões, todas as melodias, só resta variar o que já foi inventado. Neste caso se eu conhecesse aquela música de antemão teria variado um pouco”.

O concorrente mais votado das duas semi-finais do Festival da Canção 2018 (teve 24 pontos, votação máxima, distribuída por público e júri) diz ainda: “Nunca iria participar [conscientemente] num concurso nacional com a visibilidade internacional do Festival da Canção com uma música parecida com a da IURD, acho que é ridículo. Quem me conhece sabe que eu sou honesto, sou sincero e admitiria qualquer coisa que fizesse de errado. Mas neste caso não conhecia a música e é impossível associar-me à IURD”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Leia aqui toda a entrevista a Diogo Piçarra sobre o escândalo e sobre a sua vida.

[“Quem é foi encontrar aquela música de 1979?” Veja no vídeo 5 respostas de Diogo Piçarra sobre a acusação de plágio]

[jwplatform 2He4hJoi]

[E veja aqui o vídeo onde se compara o tema de Diogo Piçarra com a melodia da IURD]

[jwplatform N5HAEbR8]