A estrada Marginal entre Paço D’Arcos e o Alto da Boa Viagem, no sentido Cascais-Lisboa, voltou a reabrir depois de várias horas encerrada devido à agitação marítima. A reabertura estava prevista para as 16h, altura em que as condições climatéricas deveriam melhorar, mas isso só foi possível por volta das seis da tarde. No entanto, pode ser sol de pouca dura: o estado do mar pode piorar e levar ao encerramento da marginal nas próximas horas.

A decisão de reabrir a marginal partiu da Câmara de Oeiras, que ao início da tarde tinha decidido encerrá-la por receio de que a praia-mar e as condições meteorológicas piorassem. Foi o que aconteceu: a estrada foi invadida pela água e pelo lixo. Por isso, a marginal só foi aberta novamente ao trânsito agora depois dos serviços camarários terem limpo a estrada, uma operação que exigiu uma hora.

Esta é mais uma consequência do avisos amarelo em que estão todos os distritos de Portugal Continental esta quinta-feira: a previsão de chuva, de vento fortes e dequeda de neve anunciada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixou o país debaixo de uma tempestade em parte causada pela massa de ar frio vindo da Sibéria que se abateu sobre a Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR