Pedro Passos Coelho vai dar aulas de Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, escreve a Visão e confirmou o Observador junto de fonte próximo do ex-primeiro-ministro. Em aberto está possibilidade de Passos dar também aulas de Economia em outras duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada.

A notícia de que Pedro Passos Coelho estava de regresso à universidade foi avançada a meio de fevereiro pelo Diário de Notícias, pouco antes de o PSD se reunir no congresso que marcou a despedida do ex-primeirom-ministro e a chegada de Rui Rio à presidência do partido.

Para já, está confirmada a entrada de Passos para o corpo docente do ISCSP (onde António José Seguro, ex-líder do PS, também é professor), para dar aulas de Administração Pública a alunos de mestrado e a doutorandos por aquela instituição. É possível que a atividade letiva possa começar já no segundo semestre deste ano.

Mais tarde — eventualmente, no próximo ano letivo –, Passos Coelho poderá começar a dar aulas noutras duas instituições de ensino superior. As universidades em causa ainda não foram divulgadas porque, diz fonte próximo do ex-primeiro-ministro, apesar de os convites terem sido formalizados os respetivos conselhos científicos ainda não se pronunciaram sobre essa possibilidade.

Pedro Passos Coelho liderou o PSD até meados deste mês, depois de ter sido primeiro-ministro entre 2011 e 2015, e continuou como deputado até esta semana, quando renunciou ao mandato. Antes de chegar ao Governo, o social-democrata já tinha dado aulas no Instituto Superior de Ciências Educativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR