A plataforma de alojamento local Airbnb, em parceria com uma ONG, está a oferecer três meses de férias gratuitas a quatro pessoas na aldeia italiana Grottole, na província de Matera, região de Basilicata. Em troca, os escolhidos terão de servir de guias para os turistas. A iniciativa já tem um vídeo de apoio e os candidatos podem inscrever-se aqui.

A região montanhosa de Grottole tem 2.200 habitantes — 300 dos quais vivem no centro histórico — e cerca de 629 habitações estão abandonadas. Para promover a aldeia, já que corre o risco de se tornar numa “cidade-fantasma”, uma ONG pediu a ajuda do Airbnb. Durante esses três meses, de junho a agosto, as quatro pessoas vão ter de aprender sobre a cultura e o idioma da região, bem como adquirir conhecimentos sobre áreas relacionadas com a agricultura, como cultivar alimentos, produzir azeite ou apicultura. Depois disso, ficam encarregues de ser anfitriões que queiram conhecer a aldeia e de lhes transmitir os conhecimentos. Representa uma partilha entre os turistas, as pessoas escolhidas e a comunidade local.

[Trata-se de] um projeto experimental que quer reunir as pessoas de todo o mundo para estabelecer novas relações e recriar novas soluções para a agricultura, turismo e negócios junto da comunidade local”, explicou ao El Español um dos responsáveis da Wonder Grottole, o projeto em causa.

A aldeia tem uma grande tradição de cultivo agrícola e de cerâmica tradicional. Pode ser a oportunidade perfeita para, por uns tempos, fugir do stress da cidade e usufruir de momentos de paz.

Viverão num lugar tranquilo, sem trânsito, nem caos nem poluição, mas com boa comida e, sobretudo, com gente aberta aos visitantes”, assegura um dos produtores locais ao jornal espanhol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR