A onda de calor continua “estacionada” na Europa e as altas temperaturas parecem não arredar o pé. Antes pelo contrário, o calor está cada vez mais intenso em vários países. Até Portugal — que até esta quarta-feira parecia estar a passar despercebido pela massa de ar quente do Saara – já vê os termómetros subir.

As previsões dos últimos dias têm apontado para temperaturas recorde em vários países europeus. Mas será que isso é mesmo possível? Sim, e já está a acontecer.

Na quarta-feira, foram registados 38.6ºC em Brademburgo, na Alemanha — a temperatura mais alta de sempre em junho naquele país. No mesmo dia, Polónia e República Checa também se superaram: as temperaturas ultrapassaram os 38ºC em ambos os países. Até nos Alpes as temperaturas chegaram aos 30ºC em certas zonas, noticia a BBC.

Na manhã desta quinta-feira, Paris já regista 24ºC. E a França vai muito provavelmente ultrapassar os 40ºC até ao fim da semana. O site de meteorologia Accuweather prevê para esta quinta-feira máximas de 39ºC em Madrid, 36ºC para Roma e 34ºC para Genebra. E o calor continua também a norte. Em Oslo, na Noruega, vão estar 26ºC no sábado. E os habitantes de Copenhaga, na Dinamarca, podem contar com um domingo com 27ºC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Portugal, a chuva já deu tréguas e o céu abriu-se, mas Lisboa não deve ir além dos 24ºC esta quinta-feira. 

Para sexta-feira, o mesmo site prevê 40ºC em Madrid e o Reino Unido — que está a contas com chuvas torrenciais — pode chegar aos 30ºC no sábado.

Até ao fim da semana, o calor vai continuar a aumentar. As autoridades de vários países já emitiram alertas para os perigos das altas temperaturas. Aconselham a população das cidades mais afetadas a ficar em casa com as janelas fechadas e a beber muita água. Na zona de Paris, várias escolas foram encerradas na quarta-feira e a medida mantém-se durante esta quinta-feira. Certos veículos foram também proibidos de circular, para evitar o aumento da poluição durante esta onda de calor.

As temperaturas só devem começar a diminuir no início da próxima semana. Mas, por enquanto, algumas cidades — pouco habituadas a altas temperaturas — estão a aproveitar o calor como se vê nesta fotogaleria.