A cantora norte-americana Madonna partilhou na rede social Instagram o vídeo de um jovem músico português a tocar guitarra portuguesa enquanto a acompanha num elevador. Gaspar Varela, de 15 anos, bisneto da fadista Celeste Rodrigues e sobrinho-bisneto de Amália, vai participar nos oito concertos agendados por Madonna no Coliseu de Lisboa no âmbito do espetáculo Madame X Tour.

Na legenda do vídeo, em que Gaspar Varela surge a dedilhar uma guitarra portuguesa durante os ensaios para a tour de Madonna, a cantora, que recentemente se mudou para Portugal, escreveu: “Música de elevador”. A publicação já foi reproduzida mais de 97 mil vezes e recolheu quase 400 comentários — alguns dos quais vindos de portugueses que identificaram a canção de Gaspar Varela como “a alma de Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em entrevista ao Observador, Gaspar Varela revela que aprendeu a tocar guitarra com Paulo Parreira, porque tinha vontade de acompanhar a bisavó Celeste Rodrigues no fado: “Ela puxava por mim, sim, mas quando lhe disse que queria ela levava aquilo muito na brincadeira. Uma vez estávamos no Alentejo e eu estava com uma raquete a fingir que era uma guitarra, ainda não tocava, e a minha avó estava a cantar. Disse-lhe: ‘Quando for grande vou aprender a tocar para te acompanhar’ e ela disse: ‘Oh filho, quando tu fores grande eu já fui viajar’ e eu respondi: ‘Não faz mal, eu espero’“.

Aos 15 anos, oito anos depois de ter começado as aulas de música por Paulo Parreira, Gaspar Varela já lançou um álbum que inclui canções como “Mudar de Vida” e “Dança”, de Carlos Paredes, “Variações em Lá Menor” e “Variações em Ré” de Artur Paredes, pai do instrumentista. Além disso, há também um tema composto por Gaspar com o irmão Sebastião — “Lisboetas”.

Gaspar Varela é a tradição e o futuro da guitarra portuguesa (e vai levá-la ao Lux)