Momentos-chave
Atualizações em direto
  • CDS espera que "ziguezague" da DGS sobre vacinação de crianças derive de "dados científicos"

    O CDS espera uma “súbita alteração de posição” da DGS sobre a vacinação de crianças entre 12 e 15 anos se foque em “novos dados científicos” e não por “eventuais pressões do Governo”.

    CDS espera que “ziguezague” da DGS sobre vacinação de crianças derive de “dados científicos”

  • Covid-19. Câmara do Porto aprova mais 52 milhões de euros para combate à pandemia

    Autarquia aprovou esta segunda-feira a primeira revisão orçamental de 2021 para ajudar no combate à pandemia de Covid-19. Orçamento total para este ano é agora de 380,2 milhões de euros.

    Covid-19. Câmara do Porto aprova mais 52 milhões de euros para combate à pandemia

  • Misericórdia de Mirandela alerta para contágio "galopante" nos lares

    O provedor enfrenta o segundo surto, em poucos meses, em mais um lar da Misericórdia de Mirandela, com 62 dos 84 utentes infetados e quatro das cerca de 40 funcionárias.

    Misericórdia de Mirandela alerta para contágio “galopante” nos lares

  • Reino Unido regista quase o dobro de novas infeções ao somar 12.872 casos

    Um atraso na publicação de casos de Covid-19 em Inglaterra fez com que “o total reportado nos próximos dias inclua alguns casos adicionais do período entre 24 de setembro e 1 de outubro”.

    Reino Unido regista quase o dobro de novas infeções ao somar 12.872 casos

  • Covid-19. Doença teve impacto maior na Europa porque gripe “foi muito ligeira” em 2019

    Segundo Jaime Nina, a doença teve um impacto maior do que seria de esperar na Europa e América do Norte porque a gripe em 2019 “foi muito ligeira”. Infecciologista acredita que segunda vaga será pior.

    Covid-19. Doença teve impacto maior na Europa porque gripe “foi muito ligeira” em 2019

  • Covid:19: Transportes públicos são “ponto nevrálgico” da transmissão, avisa especialista

    Infeciologista Jaime Nina diz que é necessário quadruplicar a oferta de transportes públicos para permitir distância entre pessoas, considerando que são pontos nevrálgico da transmissão da covid-19.

    Covid:19: Transportes públicos são “ponto nevrálgico” da transmissão, avisa especialista

  • Intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com take away

    Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway, são mudanças previstas.

    Intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com take away

  • Intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com take away

    Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway, são mudanças previstas.

    Intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com take away

  • Cenários para a Covid-19 em Portugal

    Gostaria que um epidemiologista me informasse sobre os cenários de propagação da doença em Portugal.”

    Tal como amplamente divulgado, é muito difícil descrever-se com exatidão a evolução da situação em Portugal e tentar-se ser muito preciso poderá levar a desvios significativos. Tal tem acontecido com a previsão do dito “pico”, que tem oscilado nas previsões. Os motivos deste relativa incerteza têm a haver com o facto de estarmos perante um vírus novo, que embora tenha parecenças “epidemiológicas” com o vírus da gripe, na verdade não é igual, mas sobretudo porque as medidas que estão ser tomadas no nosso país não têm paralelo com nada do que se tenha feito anteriormente, o que dificulta o trabalho epidemiológico.

    No entanto, podemos resumir dizendo que as medidas implementadas parecem estar a fazer efeito, “achatando” e adiando o dito pico. Assim, evita-se uma grande acumulação de casos num curto espaço de tempo e que pode levar a situações de rotura ou pré-rotura, como aquelas que são noticiadas em outros países como Itália e Espanha.

  • Tipos de sabão para lavar as mãos

    Quando se referem à lavagem das mãos com água e sabão, a que tipo de sabão se referem? Sabão azul, sabonete…?”

    Tanto quanto sabemos, qualquer tipo de detergente/sabonete/sabão é capaz de “desfazer” a cápsula do vírus e impedir que se propague.

  • Contágio através da carne e do peixe

    A carne e o peixe podem contagiar?”

    A carne e o peixe devem ser consumidos após tratamento térmico habitual e não crus. Assim, não coorre o risco de ser infetado.

  • Precauções para quem tromboflebites

    No que toca às doenças crónicas, quem tem tromboflebites está inserido num grupo de risco?”

    As tromboflebites não são um grupo de risco particular para a infeção específica da Covid-19. São um grupo de risco muito significativo para quem tem de ficar acamado muito tempo. Por isso isole-se e cumpra à risca as medidas determinadas pelo estado de emergência.

  • Quarentena para pessoas com teste negativo

    Qual a razão para ficar de “quarentena” (14 dias) após um teste negativo ao coronavírus?”

    Se o teste foi negativo, mantém-se a possibilidade de ser infetado por outros. O isolamento é uma medida geral para toda a população para evitar a propagação da infeção contemplada no estado de emergência.

  • Risco para pessoas saudáveis

    Uma pessoa saudável corre perigo?

    Tal como numa gripe, o risco de infeção existe para as pessoas saudáveis. Se se infetar, poderá ter febre, tosse, mas estima-se que o risco de desenvolver a doença grave seja muito reduzido (exceto se for idoso), pelo que a maioria das pessoas saudáveis está a conseguir controlar a infeção em casa com paracetamol e sem problemas de maior.

  • Propagação do vírus através do toque na comida

    O toque na comida (fruta, por exemplo) por parte de diversas pessoas permite a propagação do vírus?”

    Sim, permite. Por isso, aconselha-se lavar os alimentos crus, frutas e legumes, com água contendo algumas, poucas, gotas de lixívia.

  • Contágios através de mosquitos

    Poderá haver contágio através de um mosquito que pique um doente infetado e posteriormente pique um indivíduo saudável?”

    Não. Não há nenhum caso descrito sobre esse tipo de contágio. Dado aquilo que sabemos sobre o modo de transmissão, é muito pouco provável que tais casos venham a ser reportados.

  • Vacina baseada em interferão

    A perspectiva de uma vacina baseada em interferão feita em Cuba é real?”

    Não existem vacinas baseadas em interferão. O interferão é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso organismo em resposta a algumas infeções, mas não só, nomeadamente virais. Por isso, falar em vacinas baseadas em interferão, simplesmente, não faz qualquer sentido. O que, eventualmente, aqui está em causa é o uso de interferão para tratamento destes doentes. Isto não é, porém, nenhuma novidade, uma vez que o interferão é utilizado no tratatamento de diversas infeções virais de modo inespecífico. O interferão não ataca diretamente o vírus mas ajuda o nosso sistema imunitário a combater a infeção.

  • Doentes com Parkinson

    As pessoas com Parkinson têm mais probabilidade de terem complicações graves?”

    Teoricamente sim, embora dependa do estado geral dessas pessoas. Devem proceder a um isolamento mais estrito para evitar a infeção.

  • Náuseas como sintomas da infeção

    As náuseas podem ou não constituir um dos sintomas da doença provocada por este coronavírus?”

    As náuseas são sintomas muito inespecíficos de doença. Ou seja, podem fazer parte da infeção da Covid-19, mas se não forem associados a outras manifestações, como febre, tosse, dores no corpo, dores de garganta e falta de ar, em princípio terão outra origem.

  • Recém-nascidos não são um grupo de risco

    Tenho uma criança recém-nascida em casa (com uma semana e meia). Não encontro informação sobre se corresponde a um grupo de risco, ou se, como outras crianças, é um grupo menos afetado. Poderiam-me esclarecer?”

    Tanto quanto sabemos não é um grupo de risco particular. Contudo a informação de que dispomos é muito insuficiente, pelo que deve cumprir as medidas de isolamento de forma muito estrita.

1 de 6