Salgados Beach Villas

Rua da Boca da Alagoa, Guia, Albufeira. Tel.: 289 117 640

As 65 moradias independentes das Salgados Beach Villas, nas proximidades da praia dos Salgados, em Albufeira, reabriram no começo de junho com as devidas medidas de segurança em rigor. Cada uma das habitações — de tipologia V2, V3 e V4 — foi higienizada e encontra-se totalmente equipada com televisão HD e acesso WiFi de banda larga em todo o espaço, o que possibilita, caso haja necessidade, o teletrabalho e também a Telescola. Mas se a visita acontecer em período exclusivo de férias, é de destacar o deck e a piscina exterior privativa, além da já referida proximidade aos mais de sete quilómetros de areal da praia dos Salgados. Durante a estadia, os hóspedes podem optar apenas por pequeno-almoço, meia-pensão ou pensão completa no que às refeições diz respeito — há ainda o serviço take-away mediante reserva no restaurante Primadonna; não obstante, cada villa tem a estrutura necessária para a preparação de refeições próprias.

Cada moradia tem piscina exterior própria © Philip Atherton

 A partir de 331,50 euros para uma V2 em junho até 569 euros para uma V2 em agosto (os preços podem sofrer variações consoante data e procura)

TEIMA Alentejo SW

Vale Juncal, S. Teotónio, Odemira; Tel.: 961 622 239

O B&B inaugurado em 2014 tem morada fixa entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe. Situado num típico monte alentejano, a unidade que já antes foi nomeada “Melhor Turismo Rural” na edição de 2017 e de 2019 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, reabriu em maio, já com o certificado “Estabelecimento Saudável & Seguro” do Turismo de Portugal, numa altura em que grande parte dos portugueses começavam um desconfinamento gradual. A propriedade com cerca de 80 mil metros quadrados dispõe de apenas nove quartos, todos com entrada independente pelo exterior. A ideia é que os hóspedes possam usufruir da natureza em redor, mas também da proximidade com algumas praias que fazem parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Para maior conforto de quem aqui pernoitar, a unidade passa a disponibilizar refeições e, também a pensar nos tempos em que vivemos, existe uma oferta especial para os profissionais do Serviço Nacional de Saúde que consiste num desconto de 15% até ao final de junho para estadias mínimas de duas noites em regime de alojamento e jantar efetuadas diretamente no site.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Pedro Ferreira

A partir de 125 euros por noite, em época baixa, com pequeno-almoço incluído (até 250 euros por suite em época alta)

Herdade dos Delgados – Dark Sky View Hotel & SPA

Rua de S.Sebastião, Mourão; Tel.: 266 247 900

O hotel de quatro estrelas está encostado às margens do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, não estivesse a praia fluvial do Mourão a escassos metros da herdade. A piscina exterior também vai ao seu encontro. De portas abertas desde 5 de junho, agora com a gestão da Amazing Evolution, considerada pelos World Travel Awards como a melhor gestora de Boutique Hotéis da Europa e do Mundo (2018 e 2019), a Herdade dos Delgados disponibiliza 24 quartos e três apartamentos com dois quartos cada, além da piscina interior, do restaurante apostado na cozinha tradicional alentejana e do Spa com sala de massagens e ginásio. Se durante o dia é possível usufruir de piqueniques junto à praia fluvial, à noite o trunfo são as estrelas: o hotel está inserido na primeira região do mundo classificada como “Starlight Tourism Destination”, pela UNESCO, pelo que possibilita a observação das estrelas com apoio técnico, tal como acontece já a 11 e 13 de junho, pelas 22h. Para adeptos de exercício físico, há ainda bicicletas, court de ténis e campo de padel.

© Divulgação

A partir de 185 euros por noite, com pequeno-almoço incluído (os preços podem sofrer variações consoante data e procura)

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa

Herdade da Malhadinha Nova, Albernoa; Tel.: 284 965 432

Em fevereiro de 2008 a herdade situada no Baixo Alentejo e com aposta forte no vinho abria pela primeira vez as portas ao público com um total de 10 quartos. De lá para cá, cresceu a fama e a oferta turística, depois de um projeto de ampliação ter resultado na recuperação de várias ruínas existentes na propriedade — feitas as contas, em 2020 a herdade conta com mais 20 quartos distribuídos por várias unidades distintas, capazes de proporcionar momentos de isolamento na companhia de amigos e/ou família. Cada uma das seis unidades de alojamento tem uma identidade própria, sendo que a maior parte delas permite o acesso a bicicletas, moto 4 e carros privados. É ainda possível usufruir de um pequeno-almoço buffet no quarto e ter um chef privado a cozinhar para o cliente nos espaços onde existe cozinha. À exceção da casa designada “Venda Grande”, que fica fora da herdade, na aldeia de Albernoa, todos os espaços têm piscina própria. Devido à pandemia, cada unidade de alojamento tem preços e condições de reservas específicas, pelo que o melhor é mesmo tirar todas as dúvidas no respetivo site.

©fredericducoutphotography

A partir de 75 euros por noite por pessoa na Venda Grande, que fica fora da herdade, até 250 euros por pessoa por noite na Casa das Pedras (reservas mínimas de duas noites)

Sesimbra Hotel & Spa

Rua Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra; Tel.: 212 289 800

O hotel de quatro estrelas ancorou na vila piscatória de Sesimbra. A cerca de 35 quilómetros de distância de Lisboa, é envolto pela Serra da Arrábida e está virado para a praia da Califórnia. Os seus 92 quartos (incluindo oito suites), todos com vista de mar, estão disponíveis para pernoita desde o dia 9 de junho, depois da garantia do selo de limpeza e segurança do Turismo de Portugal. E entre as medidas que estão a ser implementadas à conta da Covid-19, destaque para o room serviçe que está também disponível em sistema de take-away ou para o facto de, entre o check-out e o novo check-in, o hotel garantir um período de 24 horas para limpeza, higienização e arejamento dos quartos.

www.antoniochaves.com

A partir de 126 euros por noite para duas pessoas (simulação feita para meados de junho)

Sea’YA Family Surf Houses

Rua Palmeira 17, Cascais; Tel.: 961 381 833

Dedicado a famílias e surfistas, o novo projeto de alojamento local tem como cenário envolvente a aldeia da Charneca — as três villas independentes da Sea’YA Family Surf Houses estão a menos de dois quilómetros da praia do Guincho e não muito longe do centro de Cascais e da serra de Sintra. Todas as villas tem amplos terraços e colocam à disposição dos hóspedes um conjunto de equipamentos de puericultura escolhidos a dedo, entre berços, cadeiras de refeição, marsúpios, banheiras de bebés, carrinhos de passeio e até intercomunicadores — a ideia é que, no caso de haver crianças, não seja preciso levar a casa às costas. Mas o detalhe vai além desta seleção: o chão exterior é antiderrapante e os terraços são vedados. Aqui não há televisão, mas sim brinquedos didáticos e sustentáveis de assinatura nacional, bem como jogos de tabuleiro. Aulas de surf, kitesurf e windsurf, entre propostas de ioga e passeios a cavalo na praia, fazem parte das atividades disponíveis.

© JOAO MARIA C

Preço médio nos 150 euros por noite para duas pessoas sem pequeno-almoço incluído

Quinta dos Machados

Quinta dos Machados, E.N. 8, Barras, Azueira; Tel.: 261 961 279

São 29 quartos duplos e duas casas familiares numa quinta fundada no século XVII. A Quinta dos Machados quer celebrar em grande o desconfinamento e, ao mesmo tempo, o Dia de Portugal: a partir de 9 de junho, e durante todo o mês, a unidade vai oferecer uma noite gratuita a quem reservar quarto noites, com os preços a começarem por 83 euros — o programa é dirigido aos turistas portugueses e é válido mediante reservas diretas com o hotel. Localizado em Mafra, o turismo rural aposta na natureza e proporciona passeios no campo, sendo que há bicicletas disponíveis para o efeito. Massagens realizadas ao ar livre ou nas salas de tratamento do spa são também uma possibilidade, sem esquecer que o restaurante Cantinho dos Sabores compromete-se a servir diariamente refeições caseiras com ingredientes de produtores locais.

© RAWSTUDIO

A partir de 83 euros por noite quarto duplo, com pequeno-almoço incluído (oferta sujeita a disponibilidade e não acumulável com outras ofertas em vigor)

19 Tile Boutique House

R. Gen. Queirós 46, Caldas da Rainha; Tel.: 910 435 284

O projeto turístico 19 Tile resulta da reconfiguração de uma casa centenária no “coração” das Caldas da Rainha. Existem sete quartos temáticos (incluindo duas suites familiares) e dois apartamentos, uma sala de refeições, cozinha, loja de cerâmica e ainda um pátio. A unidade procura fazer uma homenagem à tradição cerâmica da cidade e respetivos artistas contemporâneos, pelo que cada quarto tem o contributo de diferentes ceramistas das Caldas da Rainha. A casa apresenta ainda um espólio de dezenas de peças de autor. O site merece uma visita.

© Divulgação

Cerca de 85 euros por noite para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído (ou cerca de 117 euros por noite em suite familiar), preços de época alta

Villa Pedra Natural Houses

Rua do Rechio e Seladas, Cotas, Pombalinho Soure; Tel.: 910 731 194 / 917 216 470

Este turismo rural é uma aldeia inteira na serra do Sicó. Composto por 14 casas de diferentes tipologias, entre as quais se incluem antigas escolas primárias, o projeto situa-se no concelho de Soure, perto da vila de Penela. O que começou por ser uma propriedade privada ganhou outras proporções às mãos dos sócios Manuel Casal e Eckhard Frank, também eles proprietários da loja Stivali na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A recuperação das casas respeitou a respetiva traça original, com técnicas de construção em blocos de pedra calcária cobertas de cal ocre, e em 2009 nasceu a Villa Pedra Natural Houses. Todas as residências, para duas ou quatro pessoas, têm nome de árvores ou ervas aromáticas e apresentam identidades diferentes — também em todas é possível preparar as próprias refeições, sendo que as entregas das compras de supermercado estão asseguradas (há ainda serviço de entrega de refeições mediante marcação). A isso acrescentam-se as duas piscinas de água salgada.

© Divulgação

A partir de 120 euros para duas pessoas sem pequeno-almoço

Ohai Nazaré

Entrada Nacional 242, km 31.5, 2450 – 138, Nazaré; Tel.: 262 561 800

O resort a poucos minutos da Nazaré voltou a receber visitas no final de maio. Inserido na maior reserva de pinhal da Península Ibérica, estende-se ao logo de oito hectares — o contacto com a natureza é muito, bem como a promessa de exclusividade em ambiente rural. O resort está dotado de espaços de circulação amplos, habitações ao ar livre, independentes, com com cozinha própria. Em tempos de pandemia, o Ohai Nazaré disponibiliza um kit de proteção individual aos clientes composto por máscaras para adultos e crianças e ainda um frasco de álcool em gel. A isso acresce que nas zonas comuns, mas também naquelas privadas, existem dispensadores de gel desinfetante e a limpeza regular é uma realidade. Os clientes podem fazer o check-in online e existe uma maior flexibilidade que permite alterar datas e/ou anular reservas até sete dias antes.

© Divulgação

A partir de 145 euros por noite, em época alta em bungalow, com pequeno-almoço incluído

Hotel Quinta das Lágrimas

Rua António Augusto Gonçalves, Coimbra; Tel.: 239 802 380

Apesar de o hotel só reabrir a 3 de julho, existe uma campanha a decorrer durante este mês para quem reside na região centro — mais propriamente nos concelhos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria e Viseu —, sendo que é possível fazer reservas a partir de 99 euros por noite para duas pessoas, de domingo a quinta, e 109 euros a noite, para sexta-feira e sábado, com pequeno-almoço incluído. Além disso, o hotel de cinco estrelas que já dispensa apresentações, sendo célebre pelo amor vivido entre D. Pedro e Inês, aposta ainda na “Experiência Família”: duas noites para dois adultos e até duas crianças com menos de 12 anos a partir de 333 euros, pacote que inclui visita ao Portugal dos Pequeninos e ao Exploratório de Coimbra, bem como um piquenique nos jardins onde o casal já referido se encontrava para namorar — esta atividade em particular está disponível para os restantes hóspedes.

© Divulgação

A partir de 99 euros por noite com pequeno-almoço em junho para residentes da região Centro; 125 euros por noite com pequeno-almoço nos primeiros dois fins de semana de julho; a partir de 118 euros sem pequeno-almoço para restantes reservas

Wine House Hotel, Quinta da Pacheca

Rua do Relógio do Sol, 261, Lamego; Tel.: 254 331 229

Foi um três em um: a 18 de maio, a duriense Quinta da Pacheca reabriu o Wine House Hotel, a wineshop e ainda o restaurante, dando alavancagem ao setor do enoturismo que, à semelhança de muitos outros, também parou durante o confinamento provocado pela pandemia. O edifício principal do hotel data do século XVIII e, após uma profunda remodelação, manteve a traça original. Existem 15 quartos, sendo que em 2018 os proprietários, Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, acrescentaram à oferta turística 10 “wine barrels”, o que possibilita pernoitar em barricas de luxo rodeadas pela vinha.

© Divulgação

A partir de 180 euros para duas pessoas com pequeno-almoço incluído 

Sul Villas & Spa

R. do Dr. Filomeno da Câmara 42, Lagoa; Tel.:  296 247 630

O projeto que foi inaugurado no verão do ano passado reabre a 15 de junho. O Sul Villas & Spa, nos Açores, promove distância entre hóspedes e sossego desde o dia zero, uma vez que são 12 as villas com vista para o Atlântico com entradas independentes e estacionamento próprio, o que permite evitar contacto com outros hóspedes e também com a equipa, uma vez que não existe necessidade de passar pela receção porque o processo é todo ele online. Algumas das villas têm piscina ou jacuzzi privado, sendo que o pequeno-almoço pode ser servido no conforto das unidades mediante marcação. O spa estará também a funcionar, ainda que as massagens ou a sala com duche Vichy com aromoterapia e cromoterapia exijam reserva antecipada.

© PAULO GOULART PHOTOGRAPHY

A partir de 200 euros por noite com pequeno-almoço incluído