Piquenique na quinta

Quinta das Vessadas, Fornos, de terça a domingo ao almoço ou ao lanche, até outubro; reservas através do 965 041 113

Para quem tem saudades de piqueniques: o Sabores da Quinta é um restaurante de comida tradicional portuguesa em Molares, Celorico de Basto, que a pensar nas novas medidas de distanciamento serve agora piqueniques numa vinha onde Anthony Bourdain esteve em 2001, na sua primeira visita a Portugal. Os piqueniques em questão são um complemento à atividade do restaurante, sendo que a refeição é preparada e servida na Quinta das Vessadas, propriedade da família há mais de 50 anos. Fígado de cebolada, salada de feijão frade, rissóis, bolinhos de bacalhau, vinho verde e outros petiscos do Minho figuram na cesta de piquenique (25 euros por pessoa; crianças até aos 7 anos não pagam e dos 7 aos 12 pagam metade do valor; até ao dia 30 de junho há desconto de 10%).

© Divulgação

Reabertura das Casas da Lapa

Rua Eira da Costa 10, Lapa dos Dinheiros; tel. 934 560 401

Para quem gosta da montanha: depois de dois meses e meio de interregno forçado e de obras de ampliação, as Casas da Lapa, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, reabriram a 10 de junho. A cerca de sete quilómetros de distância de Seia, aquele que se apresenta como um resort de montanha tem 15 quartos (incluindo oito suites), spa com aromaterapia, três piscinas (uma interior e as restantes no exterior), uma biblioteca e ainda um restaurante apostado na gastronomia regional. A unidade de turismo rural, a funcionar desde 2005, resulta da recuperação de seis casas, algumas das quais em ruínas. No interior é privilegiado o que é típico da região, com particular incidência na utilização do burel nos revestimentos têxteis, mantas, cortinas, sofás e cadeirões, e no uso de lã da Serra da Estrela nas carpetes. Mediante marcação prévia, o resort disponibiliza ainda visitas guiadas à serra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Divulgação

Santos Populares no Audaz

Rua 4 de Infantaria 3A, Lisboa; todos os dias, das 12h às 23h; Tel.:  211 349 094

Para quem quer celebrar os Santos Populares: na falta de arraiais espalhados pela cidade, o Audaz Gastropub criou um menu temático e serviu-se de decoração festiva a pensar na noite de Santo António. Até ao dia 12 de junho está em vigor um menu de almoço dedicado aos Santos Populares: aposta nos ingredientes da estação e nos pratos mais representativos da época, pelo que não podem faltar as sardinhas, os caracóis ou a entremeada (a partir de 12,50 euros por pessoa) — esta semana, excecionalmente, o menu é também servido ao jantar no dia 12 de junho. Sopa fria de melão e pepino com iogurte natural, torricado de sardinha com cebolada de pimentos assados ou ervilhas com pesto de ervas, requeijão e amêndoa são as sugestões para as entradas. O prato principal vai do couscous com legumes grelhados e vinagrete de laranja à entremeada grelhada com milhos fritos, passando pelo arroz de caracóis com papada curada de porco alentejano. A noite de Santo António é ainda celebrada com música e animação que vão acompanhar o jantar.

© Rita Pinto

Santos Populares em casa com o Aruki

Encomendas através de www.aruki.pt

Para celebrar os santos no conforto de casa: o Aruki criou uma edição limitada de niguiri de sardinha braseado, uma peça especial feita de propósito a pensar na ocasião festiva que sofreu uma alteração de planos à conta da pandemia. Esta sugestão está disponível apenas durante o mês junho e pode ser acompanhada de cerveja Heineken ou Bandida do Pomar. Três unidades custam 4,90 euros, sendo que as encomendas podem ser feitas através do respetivo site.

© Divulgação

“Dias com Energia” e “Domingos em Forma”

Porto, diferentes localizações, aos sábados e domingos

Para quem precisa de se mexer: o programa “Dias com Energia” vai ser retomado já este sábado e domingo, dias 13 e 14, com aulas gratuitas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose em quarto espaços da Invicta: Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade do Porto, Parque Oriental e Parque da Pasteleira. Os “Domingos em Forma” também regressam este domingo — a atividade passa a ser semanal, ao invés de quinzenal, e acontece integralmente no Parque Oriental do Porto. Ambas as iniciativas exigem marcação prévia através do email desporto@agoraporto.pt devido à pandemia, sendo que as inscrições devem ser feitas semana a semana, sempre a partir de segunda-feira. Existe um limite de 20 participantes por aula, uma forma encontrada de assegurar o distanciamento social. De referir ainda que todas as atividades acontecem ao ar livre. Mais informações aqui.

© Adelino Meireles / Global Imagens

Reabertura do centro de visitas Taylor’s

Taylor’s Port, Rua do Choupelo 250, Vila Nova de Gaia; tel. 223 772 973

Para matar saudades das caves de Vinho do Porto: o enoturismo da Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, abriu as portas a 6 de junho com vontade de partilhar os seus 328 anos de história. O centro de visitas, totalmente renovado em 2016, tem um sistema de áudio-guia disponível em 12 línguas, sendo que a visita inclui ficar a conhecer os armazéns que datam do século XVIII, onde os vinhos repousam em cascos, tonéis e balseiros, mas também a história do Vinho do Porto, incluindo o processo de vinificação e as muitas diferenças entre os estilos de vinhos. De salientar algumas curiosidades que podem ser encontradas no percurso da visita, como o túnel revestido a céu estrelado de maneira a reproduzir o céu da Quinta de Vargellas, no Douro. Naturalmente que nenhuma visita se faz sem prova de vinhos (a partir de 15 euros por pessoa, áudio-tour com prova de dois vinhos; 6 euros para crianças, bilhete que inclui sumo de uva e bolachas).

© Divulgação

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.