A PSP descobriu que os clientes que compraram uma série de armas apreendidas nos últimos meses –, que tinham sido vendidas por um homem detido há já dois anos, — têm entre os 20 e os 30 anos, jogam habitualmente online e queriam adquirir armas semelhantes às usadas nestes jogos.

Segundo o Jornal de Notícias (artigo não disponível online), os 24 identificados pela PSP no âmbito da operação policial “Sharp Knife II”, divulgada terça-feira, vivem de norte a sul do país e terão adquirido as armas ainda antes de outubro de 2018, altura em que a PSP deteve o vendedor em Viana do Castelo –, um homem de 30 anos ligado à segurança privada.

O suspeito compraria o material em sites internacionais para depois vendê-lo pela internet. Entre as 182 armas já apreendidas há soqueiras, bastões, estrelas de ninja, nomeadamente as shuriken, muito usadas nos jogos.

Em comunicado, o Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da Direção Nacional da PSP referiu que as buscas feitas para recuperar estas armas ocorreram entre 24 de julho e 7 de agosto de 2020, na sequência de uma investigação sobre a venda “ilícita de armas através de meios eletrónicos, onde se incluem as armas de fogo, armas brancas, bóxeres (vulgo soqueiras), bastões extensíveis, aerossóis de defesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram executados 49 mandados de busca e apreensão, sendo 35 (trinta e cinco) domiciliários e 14 (quatorze) não domiciliários, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

No início desta investigação, em 2018, a PSP já apreendido 137 armas de diversos tipos (armas brancas, bóxeres, bastões extensíveis, aerossóis de defesa, entre outras). Até ao momento, a PSP totaliza 182 armas apreendidas a presente investigação.

“A PSP alerta novamente todos os cidadãos para que tenham atenção às compras que realizam através da internet. Nem tudo o que é anunciado através de sites, maioritariamente internacionais, é passível de ser legalizado/permitido em Portugal”, alerta a PSP.