786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Twitter arrisca-se a ficar sem trabalhadores para funcionar. Rival Koo pronto para contratar quem abandona a empresa de Elon Musk

Este artigo tem mais de 1 ano

Parecia o funeral do pássaro azul e a hastag #RIPTwitter viralizou. Funcionários rejeitam pressão de Musk e abandonam a empresa. Koo diz que está a contratar e cria botão de migração entre redes.

Koo
i

Koo, a rede social para onde muitos utilizadores do Twitter estão a migrar, está a criar uma forma de tornar fácil a transição entre redes sociais

SOPA Images/LightRocket via Gett

Koo, a rede social para onde muitos utilizadores do Twitter estão a migrar, está a criar uma forma de tornar fácil a transição entre redes sociais

SOPA Images/LightRocket via Gett

Sexta-feira chegou com uma incerteza: o Twitter vai aguentar até ao final do dia? Ou com a saída de milhares de empregados o crash está iminente? Os adeptos da rede social começaram a partilhar todo o tipo de mêmes sobre o assunto logo às primeiras horas da manhã. As imagens de funerais e cemitérios alimentavam nos murais, e a maioria dos internautas tinha 140 caracteres para escrever relacionados com a hashtag #RIPTwitter. Um deles foi Mayank Bidawatka, empreendedor indiano, e criador do Koo, a rede social para onde muitos utilizadores do Twitter estão a migrar.

Aproveitando a onda, e apesar de se dizer triste com tudo o que está a acontecer, Bidawatka deixou o recado: “Contrataremos alguns dos antigos funcionários do Twitter à medida que nos vamos expandindo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa, como muitas outras do setor, fez despedimentos recentemente e cortou cerca de 5% dos funcionários (15 em 300) em agosto, mas o empresário alegou que tinha a ver com o baixo desempenho de algumas pessoas, estando a contratar noutras áreas.

“Eles [os antigos funcionários do Twitter] merecem trabalhar onde o seu talento é valorizado”, acrescentou Bidawatka. No mesmo dia, o empresário anunciou que a sua empresa — que já passou os 50 milhões de downloads — está a criar um botão de migração para facilitar a transição do Twitter para o Koo. 

Twitter Pauses Verification Service After Chaos

“As melhores pessoas vão ficar, por isso não estou muito preocupado”, escreveu Musk no Twitter, na noite de quinta-feira.

NurPhoto via Getty Images

Musk fez ultimato, mas jogada correu-lhe mal

A história entre o multimilionário Elon Musk e o Twitter arrasta-se há meses. Quando o negócio foi finalmente firmado, e o fundador da Tesla comprou a rede social, começou a catadupa de polémicas. No que diz respeito aos trabalhadores da empresa, Musk começou por pôr fim ao teletrabalho e despediu cerca de 3.700 pessoas.

Antes do despedimento coletivo, no final de outubro, trabalhavam no Twitter 7.500 funcionários.

Esta semana, Musk fez uma nova exigência aos poucos que restavam: “Trabalhar longas horas, a alta intensidade”, ou juntar-se ao despedimento coletivo. A quem saísse oferecia três meses de ordenado, mais de metade do que é legalmente exigido nos Estados Unidos.

Elon Musk pede a colaboradores do Twitter que trabalhem “longas horas” ou que abandonem empresa

A imprensa norte-americana, como o New York Times, avança que cerca de 1.200 trabalhadores preferiram abandonar a empresa, deixando o Twitter com 2.800 pessoas para garantir que tudo funciona de forma bem oleada.

Esse é o problema. Foi no próprio Twitter — e em declarações sob anonimato à imprensa —, que muitos funcionários previram que, num futuro próximo, e assim que surgir o primeiro problema, a rede social não aguentará e entra em crash. Tudo por falta de mão de obra para resolver os problemas. 

Peter Clowes é um desses funcionários que disse não estar interessado em trabalhar num Twitter 2.0, versão hardcore. O despedimento, escreve, já era esperado e teria acontecido mesmo com a anterior administração, acredita o engenheiro, embora Musk tenha ido longe de mais.

“Obviamente, um corte de 50% é difícil, mas o meu departamento foi cortado em 85% na primeira rodada. (Um erro admitido quando tentaram reter os que ficaram)”, escreveu, esclarecendo que foi o último a ficar, mas optou pela saída. Outro exemplo, avançado pelo NYT, é o da equipe de serviços centrais reduzida de 100 para 4 pessoas.

E qual a posição de Elon Musk? “As melhores pessoas vão ficar, por isso não estou muito preocupado”, escreveu no Twitter, na noite de quinta-feira.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora