Especiais

IPSS

Especial/ Do quiosque de jornais a uma vida de luxo

Antes, a ex-presidente da Raríssimas aparecia com jeans e pedia que a tratassem por Paula; depois, vestia-se em lojas caras e ganhou um "e" no nome. O que é que mudou? E quando?
Panama Papers

Especial/ O relatório europeu que menciona o BES e Sócrates

100
O apagão fiscal de 10 mil milhões de euros e a Madeira foram alguns dos alvos da investigação do Parlamento Europeu aos Panama Papers. Relatório é discutido esta terça-feira em Estrasburgo.
Parlamento Europeu

Especial/ Ana Gomes. "PS foi instrumentalizado por Sócrates"

536
Ana Gomes é a vice-presidente da comissão de inquérito que investigou os Panama Papers no Parlamento Europeu. Sócrates aparece referido em relatório discutido no hemiciclo europeu.
Bitcoin

Especial/ Bitcoin chega à alta finança. Até onde irá a febre

245
Porque é que a criptomoeda está a subir tanto? Ainda faz sentido saltar a bordo da "bitcoinmania"? E paga-se impostos? Perguntas e respostas sobre o que pode ser (ou ter sido) o negócio de uma vida.
História

Especial/ Jerusalém: das três religiões à terceira Intifada

222
Continuação da conturbada história de Jerusalém, dos primeiros anos da conquista islâmica até à surpreendente decisão de Donald Trump de reconhecer a cidade como capital de Israel.
Música

Especial/ “Estive 8 anos sem fazer nada. Estava bué zangada"

2.549
Cresceu no Pragal, mas foi em Cabo Verde que encontrou as raízes. Teve momentos em que a música deixou de fazer sentido; mesmo assim continua a viver para cantar. Sara Tavares em entrevista de vida.
Música

Especial/ Salvador. A vida do cantor com um segundo coração

1.880
Em criança, fez longas viagens com a irmã e o pai a ouvir Beatles. Cantou na TV aos 12 anos, passou pelo "Ídolos", apaixonou-se pelo jazz e venceu a Eurovisão. Agora tem um coração novo, uma vida nova
Livros

Especial/ Harry e Meghan: leiam estes livros antes de casar

A propósito da novidade recente da família real inglesa, fomos à procura do que a grande literatura tem a dizer sobre o casamento. Entre desgraças e combinações, o que foi escrito pode fazer escola.
História

Especial/ Jerusalém: 3800 anos a criar sarilhos

1.957
São séculos de tumultos: Jerusalém foi atacada 52 vezes, sitiada 23 e arrasada por diferentes exércitos. Eis a primeira parte da história de uma cidade que Trump reconheceu como capital de Israel.
História

Especial/ A verdade em "The Crown". Anos de mudança da coroa

Foi um período de transformação, na família real e na política do Reino Unido. É o cenário da nova temporada de "The Crown" e foi palco de crises e desafios. Miguel Freitas das Costa recorda-os.
Questões do Forno Interno

Especial/ Menotti. "Ganhei 1-0 ao Benfica e fui assobiado"

137
Bicampeão mundial pela Argentina em menos de um ano, César Luis Menotti joga com Pelé (Santos) e treina Maradona (Barcelona), além de estrear Futre no Atlético Madrid
História

Especial/ Sidónio, 100 anos depois do Presidente-Rei

838
A 8 de dezembro de 1917, há exatamente cem anos, Sidónio Pais subiu ao poder e mudou o regime, até ser assassinado um ano depois. O que foi o sidonismo e o que significou? Ensaio de Rui Ramos.
Eurogrupo

Especial/ Bastidores. Como Centeno ganhou o Eurogrupo

202
As tensões com a Europa. Os primeiros contactos em março. A tentativa de Moscovici entrar na corrida. A campanha portuguesa e os acordos que fizeram de Mário Centeno o novo presidente do Eurogrupo.
PSD

Especial/ Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Angola

Especial/ A imprensa livre chegou a Angola, ou é fake news?

885
De repente, os media estatais angolanos já não mostram um país perfeito. Afinal as estradas têm buracos e até há quem critique José Eduardo dos Santos. É uma abertura verdadeira? Muitos duvidam.
Mercados Financeiros

Especial/ 2018. Ruína da bitcoin, mais 9 previsões insólitas

265
Aí está a edição de 2018 das "Previsões Insólitas" do Saxo para a economia e finanças. No ano passado, o banco previu a escalada da bitcoin – este ano poderá ser o do descalabro (e nas bolsas também).
Mercados Financeiros

Especial/ Gurus dão até 53% em 2 anos. Estude as novas ações

Todas as dez carteiras que desenhámos seguindo os ensinamentos dos gurus de bolsa bateram os índices de ações mundiais. A melhor, que segue a estratégia de David Dreman, rendeu quase o triplo.
União Europeia

Especial/ Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
Comida

Especial/ UberEATS, Glovo, noMENU ou SendEAT. Quem ganha?

268
Qual foi mais rápido? Qual chegou em melhores condições? Qual foi mais barato? Cheios de fome, organizámos o Grande Torneio da Entrega de Comida. De um lado, a nova UberEATS. Do outro, a concorrência.
Caso José Sócrates

Especial/ Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Mário Centeno

Especial/ Os altos e baixos do "Super Mário Centeno"

186
Pouco popular à esquerda, um ilusionista para a direita. Craque dos números lá fora, um desastre de relações públicas cá dentro. Provocou calafrios a António Costa e esteve com um pé fora do Governo.
Celebridades

Especial/ Como sexualizamos os atores de Strangers Things

117
Aos 13 anos, a Eleven de "Stranger Things" não é uma rapariga crescida, mas há capas de revista e comentários que sugerem o contrário. E Mike, o co-protagonista, não é o "daddy" de ninguém.
Medicina

Especial/ A revolução do primeiro transplante de coração

466
A 3 de Dezembro de 1967, é realizado o primeiro transplante cardíaco. O coração era de Denise Darvall. O peito que o recebe de Louis Washkansky. As mãos que tornaram isto possível são de Barnard.
Livros

Especial/ Rússia: é possível decifrar este enigma?

Winston Churchill definiu a Rússia como “uma charada envolta em mistério dentro de um enigma”. A "História da Rússia" de Gregory Freeze lança luz sobre um país que o Ocidente continua a conhecer mal.
Star Wars

Especial/ Star Wars. Um calendário do advento para a galáxia

163
Enchei-vos de esperança, corações – ele está quase a chegar. “Os Últimos Jedi” estreia dentro de duas semanas. É o regresso do evangelho segundo George Lucas.
Restaurantes

Especial/ 20 sítios para celebrar a Consoada fora de casa

234
Arrumar a casa, passar horas a cozinhar, lavar uma tonelada de loiça. Não é assim que imagina a sua noite de 24 de Dezembro, pois não? Saiba em que restaurantes vai poder fugir de tudo isso.
Entrevista

Especial/ César Mourão. "Nem sempre estou para 'macacadas'"

1.108
Podia ter sido desportista, mas repetiu o secundário para fazer o Chapitô. Não bebia, não fumava e era um "rato de biblioteca". Entrevista de vida a César Mourão, o homem sem medo do improviso.
Reino Unido

Especial/ Afinal, para que serve esta família?

782
Na semana em que o casamento do príncipe Harry foi anunciado, a utilidade da família real britânica voltou a ser questionada. O que importa o próximo casamento real num país à beira do Brexit?
Livros

Especial/ A transa de Caetano Veloso com a literatura

127
A autobiografia de Caetano Veloso, marco da literatura no Brasil, chega a Portugal com um capítulo inédito, onde podemos entrar na cabeça do baiano em 2017, ano em que voltou para o ativismo político.
Livros

Especial/ J. Martin Guevara: “Sem corpo não havia mais Che"

283
Depois de décadas em silêncio, Juan Martin Guevara, o irmão mais novo do Che, decidiu contar a história desconhecida de Ernesto e da sua família. Porque é preciso tirar Che Guevara "do seu pedestal".
Livros

Especial/ Populismos: querem os homens ser iguais a deuses?

O Observador faz a pré-publicação do novo livro de Jaime Nogueira Pinto, "Bárbaros e Iluminados: populismo e utopia no século XXI", sobre os líderes e os regimes que ambicionam tudo.
Pesca

Especial/ Fomos à pesca. Porque é a sardinha o novo caviar?

404
No barco de Joaquim Zarro, nem tudo o que vem à rede é bom peixe. A sardinha é mandada fora e o carapau vende-se, com sorte, a cinco euros por cada 20 kg. Fomos ao mar da Nazaré.
Roupa Interior

Especial/ Lingerie, uma história debaixo da roupa

172
Depois de 400 anos espartilhada, a silhueta feminina respirou de alívio no início do século XX. Desde então a lingerie leva cada vez menos tecido. Uma história de soutiens ao lume e de anjos em brasa.
Futebol

Especial/ Emails, bruxaria, buscas: o outro FC Porto-Benfica

Três dias após o último clássico, a primeira denúncia envolveu cartilhas; três dias antes de novo clássico, já se discute manipulação de imagens e frames: como é que FC Porto e Benfica chegaram aqui?
Música

Especial/ Linda Martini e Tigerman: isto é amor combate

555
Estivemos no centro do ringue do primeiro round. Rumble in the Jungle é a digressão que junta as duas bandas num só palco. Cascais recebeu o assalto inaugural e deu em KO.
Mundial 2018

Especial/ Como são os bastidores de um sorteio do Mundial

Potes, bolas, papéis e está feito? Nada disso. O sorteio do Mundial é bem mais complexo e todos os pormenores contam neste evento que, há quatro anos, foi boicotado no Irão por causa de um decote.
FC Porto

Especial/ "Nas Antas, o Benfica jogava todo borradinho"

782
Na antevisão do clássico, o Observador esteve à conversa com o médio "fetiche" de Fernando Santos no FC Porto do penta. E Chaínho garante: "O FC Porto do Sérgio Conceição lembra-me o meu".
Questões do Forno Interno

Especial/ Nuno Gomes. "Fiz férias na Grécia após o Euro2004"

224
Canoísta de primeira água, guarda-redes de andebol ou avançado de futebol. E agora? As melhores histórias de Nuno Gomes com Manuel José, Souness, Terim, Mancini, Scolari, Bruno Alves, Figo e JVP.
VIH

Especial/ A portuguesa na frente da cura do VIH

3.230
E se fosse possível às pessoas infetadas com o VIH viver sem os medicamentos? A investigadora Susana Valente explica como se pode chegar à cura funcional do VIH: é como tirar a gasolina de um carro.
Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ Zé Pedro sabia: o rock'n'roll não morre

1.227
O maior bacano, o bom rebelde, o revolucionário sorridente, o subversivo com coração, um tipo cujas veias só conheciam a bondade. Como se diz adeus? "Hey, hey, my, my, rock'n'roll will never die".
Orçamento do Estado

Especial/ Crescimento garante a redução do défice em 2017

A receita elaborada pelo Governo para cumprir o défice de 2017 parece ter apenas uma pequena parte de mérito próprio. A via para o sucesso parece ser, sem sombra de dúvidas, o crescimento económico.
Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ "A guerra está à porta e as músicas são lamechas"

1.921
Não sabia que as cidades tinham luzes até ter saído de Timor, diz que pagou a fatura pelo "sexo, drogas e rock n'roll", mas não se importa porque soube lutar. Zé Pedro morreu esta quinta-feira.
Belmiro de Azevedo

Especial/ As guerras políticas de Belmiro de Azevedo

Travou grandes batalhas com, pelo menos, quatro chefes de Governo e criticou outros tantos protagonistas políticos, a quem dizia faltar a "cura" que é dada aos presuntos. Só elogiou Sá Carneiro.
Belmiro de Azevedo

Especial/ Belmiro. Duas ou três coisas que têm de ser ditas

2.787
Belmiro de Azevedo não se distinguia apenas por ter construído o seu grupo a partir do nada - distinguia-se também por o ter feito à margem ou mesmo contra todos os governos. Por José Manuel Fernandes
Belmiro de Azevedo

Especial/ A juventude de Belmiro contada pelos amigos

Nunca faltava às aulas e andava sempre de sebenta na mão, mas não dispensava os jogos de futebol e cartas. A juventude de Belmiro contada pelos amigos de faculdade num capítulo da sua biografia.
Investigação

Especial/ Os números que ajudam a entender a polémica

Mais de 1.100 refeitórios e acima de 53 milhões de refeições por ano, só nas escolas do 5.º ao 12.º. O Estado paga entre 1,18 e 1,47 euros por cada uma. Veja os grandes números das cantinas escolares.
Belmiro de Azevedo

Especial/ "A diferença entre o nascer e morrer é um fatinho"

5.741
Belmiro de Azevedo atacou Marcelo, Sócrates, Passos e Guterres. Descreveu a sua forma de gestão. E falou sobre a morte. Algumas das suas frases eram cortantes; outras, eram inspiradoras.
Belmiro de Azevedo

Especial/ Belmiro. O homem que soube ganhar com as derrotas

3.222
Construiu um dos principais grupos económicos portugueses do regime democrático e uma fortuna pessoal que figurou entre as maiores do Mundo. Sofreu revezes, mas soube ganhar com os fracassos.
Investigação

Especial/ Investigação. O que está a falhar nas cantinas?

1.349
Há falta de pessoal, falta de formação, falta de fiscalização e falta de multas. Mais: é possível ter boas refeições nas escolas por menos de 1,5 euros? Os resultados de uma investigação do Observador
Investigação

Especial/ "Se a nós custa comer, o que fará às criancinhas?"

2.746
Alface estragada, peixe e carne de fraca qualidade e funcionários a menos? Ou tudo "uma maravilha"? Cinco funcionários de empresas que servem as escolas contam como é o dia a dia nas cantinas.
Investigação

Especial/ Alimentação escolar. Quanto vale este negócio?

113
A Uniself, que este ano ganhou a exploração de 602 refeitórios escolares de todo o país, existe desde 1981 e já celebrou contratos no valor de mais de 310 milhões de euros com o Estado.
Investigação

Especial/ O que é que o Estado exige às empresas?

211
A cantina do seu filho tem uma mesa de saladas? Devia ter. Há fritos mais do que uma vez em cada duas semanas? Não devia.
Caso José Sócrates

Especial/ Granadeiro achava "chique" ter conta na Suíça

531
Nos interrogatórios do caso Sócrates, Granadeiro justificou pagamentos de 24 milhões de euros. Diz que é amigo de Salgado, "apesar de ele estar leproso", e que "nunca foi cabo de ordens de ninguém".
Seguros

Especial/ Vai comprar casa? Segure-se

Na hora de contratar um crédito à habitação, há outros valores que deve analisar, além da prestação mensal. É o caso do seguro de vida. Descubra como fazer a melhor escolha, e poupe muito dinheiro.
Myanmar

Especial/ A palavra proibida de Francisco em Myanmar

A ida do Papa a Myanmar é uma jogada arriscada. Vai ter encontros de alto nível onde pode dar voz ao povo cujo nome não deve ser pronunciado — os Rohingya. Deita água na fervura ou achas na fogueira?
Inovação

Especial/ Mais 10 inovações disruptivas a mudar o mundo

569
Na saúde, na eletrónica, no comércio e nos transportes, o mundo está a mudar diante dos nossos olhos. Na nova edição de "Disruptive Innovations", o banco de investimento Citi espreita o que aí vem.
Conversas

Especial/ Fazer o bem, todos os dias

A responsabilidade social não tem época do ano e deve fazer parte integrante da nossa vivência em sociedade. Precisamos de a integrar como uma atitude fundamental nas nossas práticas do dia a dia.
CDS-PP

Especial/ “Sou capaz de ser primeira-ministra”

8.895
O CDS começa a acreditar que pode ser mais do que o PSD. Em entrevista ao Observador, Cristas assume ambição de ser primeira-ministra e diz ter os melhores protagonistas para um Governo.
Elétricos

Especial/ Este será o automóvel das cidades do futuro

O caminho a seguir está traçado. Mais do que um importante contributo para um planeta mais verde, os veículos elétricos são, cada vez mais, uma necessidade.
Altice

Especial/ Perdas e mais perdas. O império Altice resiste?

559
A Altice, dona da PT, ficou grande no mundo das telecomunicações em três anos. Mas perdeu metade do valor em três semanas. O que está a correr mal? O que pode mudar em Portugal?
Livros

Especial/ Da Corunha a Lisboa: 200 anos de vikings ibéricos

760
Parece ficção, mas não é: os nórdicos passaram mesmo pela costa portuguesa. A dias da estreia da nova temporada de "Vikings", falámos com Hélio Pires, autor de "Os Vikings em Portugal e na Galiza".
Livros

Especial/ Quem dividiu o mundo e porquê?

142
"Prisioneiros da Geografia", de Tim Marshall, faz uma síntese da geopolítica mundial, explicando de forma clara, concisa e lúcida como aqui chegámos e quais os desenlaces mais previsíveis.
Entrevista

Especial/ "Não faz sentido voltar a ser o Lecas"

556
A personagem Lecas, tantas décadas depois, continua-lhe "colada". Mas José Jorge orgulha-se dela. Como se orgulha de tudo o que fez, desde vender detergentes em Roma a funerais em Londres.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site