1. Manequins da ModaLisboa: a seleção sub-20 que quer conquistar o mundo
    09 Outubro 2017115
    São modelos e têm menos de 20 anos. Durante três dias, andámos pelos bastidores da ModaLisboa à procura dos nomes mais promissores. Alguns já são pequenas estrelas, outros ainda agora começaram.
    Utilize as setas do teclado
    Mauro Gonçalves
  2. Robbie Correia, 19 anos

    Ele só ia acompanhar o irmão mais novo a um casting e acabou por ficar também agenciado. Robbie é do Algarve, mas está a estudar arquitetura em Lisboa e acaba de se estrear na passerelle. Na sua primeira edição da ModaLisboa, desfilou para Patrick de Pádua e Ricardo Preto, entre outros nomes.

  3. "É outro mundo"

    Robbie confessa que ser o centro das atenções quando percorre a passerelle é bem mais assustador do que posar em frente a uma máquina. Acabado de chegar ao mundo da moda, já pode dizer que foi fotografado por Gonçalo Claro.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  4. O que andas a fazer?

    O percurso ainda agora começou. Quando lhe perguntamos onde é que gostava de chegar, Robbie fala em grandes marcas de perfumes ou de roupa interior. As páginas de uma revista são tentadoras, mas o modelo quer ser estrela de outdoor.

    Foto: Ugo Camara
  5. Rita Costa, 18 anos

    Tinha 15 anos quando chegou e ainda se lembra do primeiro desfile: Ricardo Preto na ModaLisboa. Mas foi Filipe Faísca quem lhe marcou o início da carreira. No primeiro 'fitting', ficou logo com três looks e desde então que ainda não falhou um único desfile do criador.

  6. "Com 8 anos, comecei a praticar e a pensar que um dia queria estar ali"

    A história de Rita é um clássico. Vidrada no programa America's Next Top Model, começou a apanhar-lhe o jeito ainda em casa. Hoje, com 1,80 metros, as pernas são o seu melhor cartão de visita. Pelo menos, quando caminha pela passerelle, ninguém tem olhos para mais nada.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  7. O que andas a fazer?

    Rita está a tentar a sorte fora do país. Milão foi o último destino, mas também passou recentemente pela Malásia, onde desfilou e fotografou para a Harper's Bazaar. Na hora de projetar o futuro, não lhe falta ambição. Além de estar na Vogue, sonha com o dia em que vai ser uma das escolhidas da Dolce & Gabbana.

  8. Carla Pereira, 17 anos

    Carla é das modelos com mais personalidade que encontrámos nos bastidores da ModaLisboa. Há dois anos ganhou um concurso da Karacter, agência que hoje a representa, e pouco tempo depois estava a conquistar um prémio da IMG em Milão. "Desfilar é aquela adrenalina", confessa.

  9. "Noto que a minha família está muito orgulhosa de mim"

    Como não estar. "A minha mãe está sempre a mostrar às amigas no autocarro", continua. Carla tem noção que é no cabelo que está o principal segredo da sua imagem, se bem que o tom de pele "indefinido", como a própria diz, também a torna especial.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  10. O que andas a fazer?

    Há cerca de um ano, a Inditex descobriu-a. Faz e-commerce para a Bershka e protagoniza a última campanha da Stradivarius. Antes de entrar na faculdade, quer tirar um ano para viajar e apostar todas as fichas na carreira de modelo. Se não resultar, já há plano b: voltar e tirar Psicologia Forense ou Direito.

  11. João Batista, 19 anos

    Apesar de nunca se ter imaginado na pele de um modelo, João decidiu dar uma oportunidade. Em 2015, depois de uma amiga lhe ter apresentado a agência, ganhou o concurso L'Agence Go Top Model. Gosta de percorrer a passarelle, mas no estúdio fotográfico também se sente em casa.

  12. "Era um mundo que eu desconhecia"

    Os bastidores de uma semana de moda, já se sabe, são uma correria. Para João, ter de esperar por tudo é a parte mais chata de ser modelo de passerelle. Entre fitting, cabelos e maquilhagem, às vezes, passam horas.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  13. O que andas a Fazer?

    João já andou por Milão e Paris, mas foi em Portugal que conseguiu grande parte do seu portefólio. Entre editoriais de moda, uma campanha de Luís Carvalho e as passerelles da ModaLisboa e do Portugal Fashion, este modelo tem andado ocupado.

  14. Isilda Moreira, 19 anos

    Bem que os pais e amigos lhe diziam que o mundo da moda tinha sido feito para ela. Mas Isilda nunca tinha pensado muito nisso. Até ao dia em que esbarrou num scouter, num centro comercial de Londres. Com 14 anos, teve de esperar mais dois para começar uma carreira internacional.

  15. "A minha carreira internacional começou em janeiro, quando cortei o cabelo"

    Isilda é a prova do que umas tesouradas podem fazer. Bastou assumir o seu cabelo natural e começaram a chover os convites para campanhas e desfiles. "Quando alguém quer uma black, quer pelas suas características naturais", admite. Com os dois pés bem assentes na terra, ela sabe muito bem onde quer chegar.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  16. O que andas a fazer?

    Foi uma das modelos mais requistadas desta ModaLisboa, mas é lá fora que mais tem brilhado. Já desfilou para Loewe, Moncler e Hermès. Depois do destaque na Marie Claire internacional, há um trabalho para a Chanel Beauty a acontecer. Resultado pode ser visto em março do próximo ano.

  17. Bruno Azevedo, 19 anos

    Bruno é mais um daqueles casos em que ter uma carreira na moda nunca foi um sonho. Aconteceu como e quando menos esperava, isso sim. Estava a passear na praia quando entrou no campo de visão de um daqueles mirones. Na altura tinha 15 anos. Hoje, está longe de ser um estreante na passerelle.

  18. "Gosto de sentir a emoção de entrar na passerelle"

    Quando lhe perguntamos do que gosta mais nos bastidores de um desfile de moda, tem a resposta pronta. A roupa de designers e marcas é o grande motivo de entusiasmo, talvez porque Bruno também tem olho de fotógrafo. À parte da moda, é nesta área que quer investir daqui para a frente.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  19. O que andas a fazer?

    No que toca a passerelles internacionais, Bruno já passou por Hong Kong e Milão. O próximo passo, dele e da agência que o representa, é levá-lo até Paris, a cidade onde tudo acontece. O desfile de sonho? Armani.

  20. Zara Bicha, 17 anos

    A carreira de modelo de Zara começou no dia em que ganhou o Elite Model Look, no ano passado. A etapa seguinte foi competir a nível internacional. Curiosamente, a final foi em Lisboa e Zara ficou entre as dez melhores. Contrato assinado com a Elite internacional, esta beleza exótica estava oficialmente no mercado.

  21. "Gosto de desfilar, sinto-me mais modelo"

    Apanhámo-la a poucos minutos de desfilar para a Cia. Marítima, mas Zara lembra-se bem dos tempos em que a passerelle era o corredor lá de casa. O primeiro contacto com a moda foi através de uma das irmãs mais velhas. No dito corredor, desfilava a mais crescida e a caçula imitava.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  22. O que andas a fazer?

    Esta foi a sua segunda ModaLisboa, onde fez seis desfiles. No currículo junta também campanhas para os designers Luís Buchinho e Luís Carvalho, além de editoriais para as edições portuguesas da Elle e da Men's Health. Gostava de chegar à Victoria's Secret.

  23. Beatriz Marxen, 18 anos

    A amiga queria muito ser modelo e Beatriz, que nunca tinha estado para aí virada, foi ao casting fazer-lhe companhia. Ironia das ironias -- ela ficou, a amiga não. Três anos depois, cá está ela, modelo, desportista e conversadora. Para Beatriz, não é só uma questão de imagem, mas também de personalidade.

  24. "Gosto muito mais de fazer desfiles, é aquele super power"

    Beatriz não se limita a um estilo. Gosta de desfilar com o sportswear mais confortável, mas também com um look feminino e poderoso. Os saltos altos não a assustam. Admitiu-nos que costuma dançar antes de entrar na passerelle, uma espécie de terapia anti-stress que também funciona como aquecimento muscular.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  25. O que andas a fazer?

    Fora da moda, muita coisa: estudos, dança contemporânea e quilómetros a passo de corrida. Beatriz já foi capa da revista Parq e protagonista de uma campanha da MO. No que toca a passerelles internacionais, não se imagina num desfile de alta costura, mas um Alexander Wang seria bem a cara dela.

  26. Christian Martins, 19 anos

    Filho de uma manequim, Christian nunca escondeu a vontade de entrar no mundo da moda. Em 2015, participou num concurso da L'Agence e saiu de lá com um contrato com uma das maiores agências portuguesas.

  27. "Desde pequeno que tenho este bichinho"

    Conta que a mãe sempre o encorajou e que, apesar da adrenalina que se sente nos bastidores de um desfile, é a fotografar que trabalha melhor. Aos 19 anos, a cara de menino é especialmente apetecível para editoriais e campanhas.

    Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
  28. O que andas a fazer?

    Christian tem trabalhado sobretudo em Portugal. Confessa que o trabalho de sonho seria protagonizar uma campanha para a Tommy Hilfiger ou para a Armani. Além de modelo, tem uma outra carreira debaixo de olho: a de ator.

  29. Carolina Graça, 17 anos

    Como boa filha de dois ex-manequins, há muito que Carolina queria seguir as pisadas dos pais. Conseguiu, mesmo com a mãe há anos a responder-lhe "ainda és muito nova". Pois bem, chegou a altura. Neste verão, ganhou o concurso da Face Models, poucos meses depois, estreou-se numa passerelle profissional.

  30. "Passamos muito tempo a preparar os desfiles e acabamos por conhecer muita gente"

    Fala-nos da forma como as modelos experientes apoiam as mais novas. "Se vêem que estamos em stress, tranquilizam-nos muito." Muito provavelmente, um dia será ela a veterana. Quando lhe perguntamos quão longe gostaria de chegar, não pensa duas vezes: desfilar para a Victoria's Secret.

  31. O que andas a fazer?

    Carolina acabou de ter a sua primeira semana da moda. No total foram quatro desfiles, se bem que a estreante já está de olho noutros territórios. Com representação em Paris e Nova Iorque, os planos de Carolina incluem terminar o 12º ano e depois partir à conquista destas duas capitais da moda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site