De origem americana, nascido nos bairros negros de Nova Orleães, o Jazz rebentou fronteiras e arrebatou o mundo inteiro. Neste próximo Workshop do Observador em parceria com a Booktailors, José Navarro pretende fazer uma viagem pela história do Jazz através das grandes nomes como Miles Davis ou John Coltrane.

Inscreva-se aqui. É já no próximo dia 17 de setembro!

Conteúdo Programático

O jazz é encantador, não é assustador. Este curso é um strip tease: despir-se-ão as ideias feitas sobre o jazz enquanto género musical sectário, complexo e cerebral, acessível apenas aos entendedores. Como o jazz não tem passado, só presente, porque as suas composições continuam a emocionar hoje tanto como no dia em que foram ouvidas pela primeira vez, iremos atravessar a sua história pelo caminho mais curto. De ouvidos e espírito bem abertos, vamos admirar a arte de Louis Armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane e Wynton Marsalis, porque o jazz é música com assinatura e personalidade – a dos protagonistas que o criaram.

Destinatários

Este curso dirige-se, principalmente a leigos e curiosos. Mesmo os céticos são bem-vindos. Não é preciso saber nada, basta estar interessado; é uma primeira expedição pelo interior deste enorme continente musical. Quem já tiver algumas luzes ou, até, um conhecimento e um gosto mais sólido, terá oportunidade para encontrar novas facetas naquilo que já sabe. Fique também claro que não é preciso ter cabelos brancos para apreciar o jazz.

Bibliografia

“História do Jazz”, De José Duarte, Lisboa, Sextante, 2010;

“Mas é Bonito, um Livro sobre Jazz, Improviso e domadores de Feras”, Geoff Dyer, Lisboa, Quetzal, 2014;

“Enciclopédia Ilustrada do jazz & Blues”, Howard Mandel, Lisboa, Edições Afrontamento, 2006.

Notas

O curso só se realiza com um número mínimo de 10 inscrições (caso se verifiquem menos inscrições, o valor será naturalmente devolvido na totalidade).

Para esclarecimentos de quaisquer dúvidas por favor contacte-nos através do seguinte endereço de email: eventos@observador.pt.