Explicador

Afinal, o que devo comer quando faço exercício?

Quem treina deve ingerir grandes quantidades de proteína para aumentar a massa muscular?

Pergunta 1 de 12

 

Na realidade, o consumo de proteína deve ser adequado ao tipo de treino, composição corporal e objetivo final. Natália Cavaleiro Costa, nutricionista com experiência no acompanhamento de atletas em consulta explica que a ingestão de proteína está sobretudo relacionada com a hipertrofia muscular, isto é, com treinos de força. Mas o seu consumo é também adequado a quem pratica exercícios de endurance. Maratonistas, triatletas, ciclistas e praticantes de fitness, entre outros, podem beneficiar de um maior consumo proteico.

A proteína está presente em diferentes alimentos, nomeadamente, na carne, peixe, ovos, laticínios, entre outros. Mas nem sempre a nossa dieta consegue suprimir as necessidades de proteína dos músculos. Daí haver a necessidade, muitas das vezes, de suplementação proteica, essencialmente após o treino.

Quando praticamos exercício físico com alguma intensidade, o tecido muscular sofre algum stresse e fica de certo modo “danificado”. São os aminoácidos (constituintes das proteínas) que ajudam não só na reparação e regeneração muscular, como no seu crescimento.

Depois da água, a proteína é o constituinte mais abundante e importante na composição dos seres vivos. Está presente em inúmeras estruturas e tem uma função vital para a manutenção de variadíssimos sistemas.

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