Explicador

Esta gripe é mesmo mais forte que o normal?

Janeiro 201706 Janeiro 2017314
Marta Leite Ferreira

O que é a gripe?

Pergunta 1 de 9

De acordo com Graça Freitas, sub-diretora da Direção-Geral de Saúde, a gripe é uma infeção aguda das vias respiratórias superiores provocada pelo vírus influenza. É uma doença sazonal, comum no outono e no inverno e que, nos humanos, é provocada por dois tipos de vírus: o A e o B.

Há dois subtipos do vírus A: o H3N2 e o H1N1. Quando infetam as células das vias respiratórias, os vírus replicam-se. Essas réplicas não têm informação genética precisamente igual à do vírus que lhes deu origem: surgem com pequenas diferenças que determinam também o seu funcionamento. Essas diferenças formam estirpes. Este ano, diz o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foram encontrados geneticamente trinta vírus da gripe do subtipo A(H3N2).

Para efeitos de estudo, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge define “época de gripe” como sendo as trinta e três semanas que decorrem entre entre a semana 40 de um determinado ano (início de outubro) e a semana 20 do ano seguinte (meados de maio).

Numa pessoa saudável, a gripe pode desaparecer sem tratamento especializado e sem deixar mazelas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site