Explicador

Exoplanetas. Que mundos são estes onde pode haver vida?

Fevereiro 201722 Fevereiro 2017320
Marta Leite Ferreira

Que descoberta anunciou a NASA?

Pergunta 1 de 11

A NASA anunciou a descoberta de um sistema com sete planetas muito semelhantes à Terra. Três deles estão na zona habitável da sua estrela, ou seja, têm condições propícias à vida. A estrela é a TRAPPIST – 1 (posição relativa na constelação de Aquário), uma anã do tipo M, que não tem sido muito investigada pelos cientistas. Apesar de serem comuns, são muito mais frias e muito mais pequenas que o nosso Sol.

A TRAPPIST – 1 Fica a 39,5 anos-luz da Terra, ou seja, seriam precisos 39,5 anos a viajar à velocidade da luz ( 299.792.458 metros por segundo) para chegar até lá. Claro que esta é uma velocidade alucinante impossível de alcançar pelo ser humano com as tecnologias atualmente ao nosso dispor. No entanto, astronomicamente falando, fica relativamente “perto” de nós, tendo em conta as distâncias que existem entre os corpos celestes no espaço.

Simulação da NASA da superfície dos 7 planetas na zona habitável de TRAPPIST-1

Este não é o primeiro sistema encontrado pelos cientistas com vários planetas, mas é o primeiro com tantos planetas tão semelhantes à Terra. Todos eles estão na zona de Goldilock, ou seja, a uma distância da TRAPPIST – 1 que permite a existência de água no estado líquido à superfície (ou seja, com possibilidade de existência de vida tal como a conhecemos). É também o sistema mais parecido ao nosso alguma vez observado.

A descoberta foi anunciada numa conferência de imprensa da NASA — ” Beyond Our Solar System” — com a presença de Thomas Zurbuchen (administrador associado da Direcção da Missão Científica da NASA), Michael Gillon (astrónomo na Universidade de Liège, Bélgica), Sean Carey (gestor do Centro Científico de Spitzer na Caltech de Pasadena), Nikole Lewis (astrónoma Instituto Científico de Telescópio Espacial em Baltimore) e Sara Seager (professora de Ciência Planetária e de Física no MIT).

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site