Explicador

SIRESP volta a falhar. Como funciona este sistema de emergência que falha nas catástrofes?

Junho 201722 Junho 2017437
Pedro Rainho

É a primeira vez que dá problemas?

Pergunta 9 de 11

Também não. Aliás, ao longo dos anos, têm sido divulgadas dificuldades de funcionamento deste sistema — quer em situações reais quer em simulacros.

Um dos casos mais graves aconteceu quando dois bombeiros morreram durante o combate a um incêndio na serra do Caramulo. O Conselho Português da Proteção Civil (CPPC) veio garantir que, se o SIRESP não tivesse falhado, os dois bombeiros teriam sido alertados a tempo sobre as chamas que avançavam na sua direção e teriam saído a tempo do local.

É apenas um dos casos que o Observador reuniu num artigo em que se dá conta de que, mais uma vez, o SIRESP falhou quando mais era preciso. Foi em Pedrógão Grande, no sábado, quando o incêndio que vitimaria 64 pessoas se alastrava a toda a velocidade e sem controlo.

SIRESP. As polémicas do sistema de comunicações que falhou (outra vez)

O acumular de experiências negativas leva a que quem está no terreno vá desenvolvendo estratégias alternativas. Um breve exemplo ilustra a forma como os bombeiros, uma das entidades à qual os rádios SIRESP foram atribuídos, encaram este sistema.

Quando os comandantes distritais preparam as notas de informação sobre os riscos de incêndio dos dias seguintes, há um dado que, regra geral, acompanha essa mensagem, partilhada com os diferentes níveis da hierarquia: o número de telemóvel de quem está de prontidão nesses dias.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site