Diana Soller

Colunista

dsolleripri@gmail.com
Nações Unidas

Trump, Take 3

Diana Soller

O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

União Europeia

O caminho do meio

Diana Soller

Gostaria, principalmente, que Juncker tiveste posto o dedo na ferida e tivesse perguntado se o modelo de integração está esgotado e tem de ser repensado em novos moldes. 

Presidente Trump

Salvar a face

Diana Soller

No choque com a Coreia do Norte o “fogo e a fúria” americanos estão a ser contidos pelo pacto conservador moderado entre o Departamento de Estado, o Pentágono, e o Conselho para a Segurança Nacional.

Geopolítica

Das narrativas morais

Diana Soller

Tanto nos preocupámos com a possibilidade do “Outro” mudar a face da nossa “civilização” que nos esquecemos que, a maioria das vezes, as civilizações se corroem por dentro.

Coreia do Norte

De mãos e pés atados

Diana Soller

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul, a China e o Japão estão de mãos e pés atados perante as provocações de Pyongyang: um conflito armado está fora de questão devido ao risco de retaliação nuclear.

Ásia

A Índia de Modi

Diana Soller

A política externa da Índia para os Estados Unidos, até hoje, pode ser resumida em três R: Ressentimento, Reciprocidade e Reconhecimento.

União Europeia

Uma nova Europa?

Diana Soller

A Europa, nos últimos anos, transformou-se. Os eleitores favorecem cada vez mais um tipo de candidatos que não pertencem bem ao sistema político tradicional, mas que também não estão fora dele.

Jihadismo

O terrorismo não é só nosso

Diana Soller

Se estamos preparados para aceitar que o terrorismo é um fenómeno global no que toca aos atacantes, estamos menos preparados para ver o terrorismo como um fenómeno global no que respeita às vítimas.

Ocidente

O triunvirato liberal

Diana Soller

O triunvirato liberal é frágil. Mas ainda assim, prefiro uma Europa transatlântica que quer defender ativamente os seus valores que uma Europa submissa a uns Estados Unidos que já ninguém reconhece.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site