Paulo de Almeida Sande

Colunista

pauloalmeidasande@gmail.com
Desastres Naturais

Azar

Paulo de Almeida Sande

Quando os portugueses voltarem de férias, Portugal estará mais pobre, mais negro, mais seco, mais ferido, mais triste. Nada que o frenesim da rentrée, o fim do calor, o recomeço da bola não resolvam.

644
Racismo

Gente como nós

Paulo de Almeida Sande

Cada vez mais pessoas, em mais países, e Portugal não é excepção, adoptam a retórica da “gente como nós”. Uma sigla, em português, resume o fenómeno: são “gcn”, ou, inversamente, não são como nós.

Cidades

Gentrificação

Paulo de Almeida Sande

De dentro do vidro, conservada em formol, Lisboa deixa-se contemplar por hordas de turistas míopes. E se eles não logram ver a alma da minha cidade bem-amada, é porque ela se mudou para os subúrbios. 

347
Terceira Idade

A peste grisalha

Paulo de Almeida Sande

A velhice na sociedade actual, que nos chama velhos aos 40 e nos condena a um longo ostracismo até que a vida natural em nós se apague, 50 ou 60 anos mais tarde, é um longo, lento e doloroso naufrágio

1.641
Brexit

O Junho de May

Paulo de Almeida Sande

Os 10 mil milhões de libras poupadas anualmente (numa despesa total de 772 mil milhões do governo britânico) servirão provavelmente para cobrir os inúmeros prejuízos que o brexit causará na economia.

Sociedade

A dor

Paulo de Almeida Sande

Porque cresce o mal nas nossas sociedades mediatizadas e desenvolvidas? Será sina da Humanidade retrogradar com denodo e frequência de tempos de liberdade, responsabilidade e democracia?

165

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site