771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sismo

Açores

Sismo de 2,5 sentido na ilha Terceira

O sismo sentido na Ilha Terceira teve epicentro a cerca de cinco quilómetros a sul dos Altares. Com uma intensidade máxima IV, nas freguesias dos Altares e Biscoitos.
Japão

Sismo de 5,8 suspende descargas em Fukushima

Não tendo resultado num tsunami ou causado danos, o sismo que teve o epicentro a 50 quilómetros no fundo do mar levou a central de Fukushima a parar com as descargas de água radioativa tratada no mar.
Sismo

Sismo de magnitude 1,9 sentido na Ilha Terceira

O abalo foi sentido às 22h22 (23h22 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de cinco quilómetros de Santa Bárbara. O evento "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022".
Ciência

Fim do Atlântico: o que estudo revela sobre sismos

Estudo sugere que o Atlântico vai entrar em declínio com a migração da zona de subducção do Mediterrâneo para o oceano. Autores descrevem oportunidade rara de olhar para um fenómeno transformador.
Açores

Sismo de magnitude 3,0 sentido na Ilha Terceira

O sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região das Cinco Ribeiras e com intensidade III em Angra do Heroísmo.
Sismo

Sismo de magnitude de 3,3 sentido na Ilha Terceira

O sismo teve uma intensidade superior aos três abalos que já se tinham feito sentir esta terça-feira, registados em 2,7, 2,8 e 2,5. O epicentro foi a 4 km a nordeste de Santa Bárbara.
Açores

Três sismos sentidos na ilha Terceira

O sismo de 2,7 na escala de Richter foi registado pelas 22h57 (23h57 em Lisboa) com epicentro a cerca de quatro quilómetros Sul de Raminho. O abalo não causou quaisquer danos pessoais ou materiais.
Sismo

Sismo de magnitude 2,5 sentido na ilha Terceira

Sismo foi sentido às 16h39 locais e foi sentido com intensidade máxima III/IV. CIVISA explica que se insere "na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022".
Açores

Dois sismos sentidos na ilha Terceira

Um sismo foi sentido pouco depois das 20h00 com intensidade máxima III. Um outro sismo ocorreu também esta quinta-feira, por volta das 15h00. Ambos os eventos "inserem-se na crise vulcânica" na ilha.
Açores

Sismo de magnitude 1,8 sentido na Terceira

O sismo foi sentido às 03h56, com intensidade máxima nas freguesias de Posto Santo e e São Bento.
Algarve

Sismo de magnitude 3,1 sentido no Algarve

O sismo, com epicentro localizado a cerca de 40 quilómetros a sudoeste da Faro, foi registado às 18:16, e sentido nos concelhos de Faro, Lagoa e Loulé.
Açores

Sismo de 1,3 na escala de Richter na Terceira 

O abalo foi sentido às 0h56 (1h56 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a sul-sudoeste de Santa Bárbara. A intensidade máxima sentiu-se na freguesia de Cinco Ribeiras.
Açores

Sismo de magnitude 3,2 sentido em São Miguel

Abalo ocorreu às 9h01 locais (10h01 em Lisboa) e teve o epicentro a cerca de 23 quilómetros a sul do Faial da Terra, ilha de S. Miguel.
União Europeia

UE dá 400 milhões para reconstrução na Turquia

É a maior contribuição financeira no âmbito do fundo de solidariedade. É o primeiro país a receber este montante enquanto candidato à UE, sendo também a primeira vez que a Turquia é destinatária.
Islândia

Residentes de Grindavik podem não voltar a casa 

Sismos frequentes e magma por baixo da cidade islandesa acabaram na evacuação de toda a população. Em novembro, muitos mantinham a esperança de voltar, agora a hipótese é tida como remota.
Sismo

Sismo na Turquia e Síria em 2023 fez 60 mil mortos

O ministro turco Yerlikaya declarou que o sismo teve uma de magnitude 7,7 e afetou 14 milhões de pessoas em 11 províncias turcas. Mais de 2,3 milhões de edifícios foram danificados pelo terramoto.
Sismo

Terramoto de magnitude 5,7 no noroeste da China 

Terramoto ocorreu às 06h27 locais (22h27 de segunda-feira em Lisboa) na fronteira com o Quirguistão e, para já, não há vítimas ou danos materiais registados.
Açores

Sismo de magnitude 2,0 sentido em São Miguel 

Abalo foi sentido às 13h41 locais (14h41 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de São Miguel. Sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV.
Desastres Naturais

Três mortos em sismo de 7.1 no noroeste da China

O sismo atingiu um município da região de Xinjiang, perto da fronteira com o Quirguistão. Fez três mortos e ocorreu numa zona "sismicamente ativa".
Colômbia

Sismo de magnitude 5,6 sentido na Colômbia

Segundo o SGC, o sismo foi sentido pelas 6h26 locais (11h26 em Lisboa) e teve epicentro a 33 quilómetros de profundidade.
Açores

Sismo de magnitude 2,3 na Ilha terceira

Sismo de magnitude 2,3 foi sentido ao fim da tarde na Ilha Terceira e faz parte da crise sísmica vivida nas ilhas desde 2022.
Alentejo

Sismo de 3.0 registado em Ferreira do Alentejo

Segundo o IPMA, ainda "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".
Sismo

Sismo de magnitude 2.2 sentido na ilha Terceira

Abalo foi sentido às 23h32 locais (00h32 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de cinco quilómetros a noroeste de São Bartolomeu. Na segunda-feira foi sentido outro sismo com magnitude de 2.4.
Sismo

Sismo de magnitude 2.4 sentido na ilha Terceira

O sismo com magnitude 2.4 sentido na ilha Terceira, nos Açores, teve epicentro a cerca de cinco quilómetros a sul-sudoeste da freguesia de Altares. O abalo foi sentido às 0h37 locais (1h37 em Lisboa).
Açores

Sismo de magnitude 4.5 sentido em ilhas dos Açores

Abalo ocorreu às 7h19 locais (8h19 em Lisboa) e teve o epicentro a cerca de um quilómetro a nor-noroeste da Serreta, ilha Terceira.
Açores

Sismo de 1,8 sentido na ilha Terceira

Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores revela que abalo foi sentido às 18h29 locais (19h29 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a oés-noroeste de Doze Ribeiras.
Japão

Novo sismo de magnitude 6,0 atinge Japão

A terra voltou a tremer no Japão, numa altura em que o sismo de 1 de janeiro já provocou 202 mortos e pelo menos 565 feridos.
Sismo

Japão: mau tempo exige precaução na zona do sismo

Mau tempo pode causar aluimentos de terra e avalanchas ou o desmoronamento de edifícios e casas. Devido a milhares de residências sem energia, autoridades alertam possíveis situações de hipotermia.
Japão

Sismo no Japão. 168 mortos e 323 desaparecidos 

Autoridades acreditam que centenas de pessoas permanecem presas ou isoladas enquanto aguardam a chegada dos serviços de salvamento. Sismo causou também cerca de 565 feridos.
Sismo

Japão. Idosa resgatada dos escombros após 5 dias

Idosa foi encontrada com vida pelas equipas de resgate na península de Noto. Forças de Autodefesa do Japão continuam à procura de sobreviventes do sismo de 1 de janeiro.
Noticiário

8h. Congresso PS. Pedro Nuno discursa hoje 

Daqui a uma hora e meia começa o segundo dia do congresso do Partido Socialista. Ontem António Costa despediu-se da liderança socialista, assegura que o PS não foi prejudicado com a crise política.
Noticiário

7h. IVA Zero termina hoje depois de 8 meses

A medida serviu para reduzir o impacto da inflação no orçamento das famílias. Ainda neste jornal, no Japão ainda estão desaparecidas quase 250 pessoas depois do sismo de segunda-feira.
Turquia

Turquia: julgamento por mortes nos terramotos

Começaram a ser julgados na Turquia onze arguidos acusados de serem responsáveis pelo desabamento de um hotel, provocando a morte por negligência de 72 pessoas nos sismos do ano passado.
Argentina

Sismo de magnitude 5.5 registado na Argentina

Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo registou sismo de 5.5 na escala de Richter pelas 5h04 na Argentina (8h04 em Lisboa) a 155 quilómetros de profundidade. Um abalo também foi sentido no Chile.
Diplomacia

Governo envia "sincera solidariedade" ao Japão 

O Governo português expressou "a mais sincera solidariedade" ao Japão, pelas vítimas do terramoto e da colisão entre dois aviões no aeroporto de Tóquio.
Sismo

Sismo de 2,2 registado perto da costa algarvia

Abalo ocorreu por volta das 16h00, a 72 quilómetros da cidade algarvia de Faro. Epicentro do sismo foi no Golfo de Cádiz, perto do Estreito de Gibraltar.
Noticiário

9h. Japão. Sismo provoca 48 vítimas mortais

Japão. Número de vítimas mortais em consequência do sismo sobe para 48. Comboios circulam com perturbação por causa de greve na IP.
Noticiário

7h. Direção do SNS apresenta plano para urgências

Até março vão estar a funcionar 43 serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, 28 de forma ininterrupta. Ainda neste jornal, sobe para 30 o número de mortos no sismo do Japão.
Noticiário

19h. Continuam os resgates no Japão

O Governo japonês adianta que ainda está a avaliar a extensão dos estragos causados pelo terramoto. Ainda neste jornal, demitiram-se os chefes da equipa de Medicina Interna do Hospital de Cascais.
Noticiário

16h. Sismo no Japão. Já foram 80 réplicas sentidas

É o que indicam os dados divulgados pela a Agência Metereologica do país. Ainda neste jornal, os constrangimentos nos serviços de urgência no primeiro dia do ano.
Noticiário

14h. Japão. Risco de edificios altos colapsarem

O alerta é emitido pela Agência Metereologica do Japão, depois do sismo no país. Ainda neste jornal, subiu para 3 o número de vítimas mortais no período de passagem de ano nas estradas portuguesas.
Resposta Pronta

Sismo no Japão. "Ocorreu numa falha sísmica"

Para Fernando Carrilho, chefe de divisão geofísica do IPMA, o sismo não é surpreendente. O especialista relata os principais contornos do sismo de magnitude de 7.6 que ocorreu esta tarde no Japão.
Noticiário

12h. Sismo. Pequenas ondas chegam à Coreia do Sul

Japão/Sismo: pequenas ondas de tsunami chegam à costa da Coreia do Sul. O chefe de divisão geofísica do IPMA, Fernando Carrilho, explica os principais contornos deste sismo.
Noticiário

11h. Japão. Sismo já registou mais de 40 réplicas

Sismo no Japão já teve mais de 40 réplicas. Pelo menos 6 pessoas estão debaixo de escombros. As Forças de Defesa de Israel alegam que mataram um importante líder militar do Hamas.
Noticiário

10h. Japão/Sismo. 36 mil casas sem eletricidade

36 mil casas estão sem energia elétrica no Japão na sequência do sismo de 7,6 na escala de Richter. Influencer: Paulo Rangel defende ida da PGR a Belém.
Japão

Japão. Sismo faz pelo menos 92 mortos

Série de abalos sísmicos abalaram o Japão e chegaram a atingir uma magnitude de 7.6. Pelo menos 92 pessoas morreram. Hipótese de tsunami foi descartada.
Noticiário

9h. Japão. Pequenas ondas chegam a zonas costeiras

Japão. Pequenas ondas chegam às zonas costeiras afetadas pelo sismo de 7,6. Fragata da Marinha portuguesa acompanhou passagem de navio reabastecedor russo ao largo de Portugal.
Noticiário

8h. Alerta de tsunami no Japão depois de sismo

Sismo no Japão leva autoridades a emitir alerta de tsunami. GNR regista 3 mortos nas estradas portuguesas na operação ano novo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos