Floresta

Administração Interna

Limpeza do mato até maio é "prioridade absoluta"

O ministro da Administração Interna assumiu como "prioridade absoluta" a limpeza do mato até maio, destacando o reforço no domínio da prevenção de incêndios florestais.
Incêndios

Aprovadas estratégias de combate a incêndios

O Conselho de Ministros aprovou dois diplomas da estratégia de defesa da floresta e prevenção e combate a incêndios, que visam reforçar a "proteção de pessoas e bens e a resiliência do território".
Brasil

Brasil apreende contentores com madeira ilegal 

Mais de 400 contentores foram apreendidos no Brasil com madeira ilegal retirada da Amazónia. A operação já dura há 30 dias e o material apreendido cobriria um percurso de 1.500 quilómetros.
Incêndios

Floresta. Governo aposta em "cabras sapadoras"

3.908
O Governo vai apostar na criação de "cabras sapadoras" para ajudar a limpar as florestas. Os rebanhos vão dedicar-se à gestão de combustível florestal na rede primária.
Floresta

Há "100 mil hectares abandonados de eucalipto"

A área florestal portuguesa tem "cerca de 100 mil hectares abandonados de eucalipto", afirmou o secretário de Estado das Florestas, que defendeu a reconversão destas plantações.
Incêndios

57 municípios sem planos de defesa da floresta

57 municípios ainda não têm planos municipais de defesa da floresta contra incêndios aprovados. O Governo disponibilizou uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
País

Escolas dão bolotas aos pais para reflorestação

645
O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, em Póvoa de Lanhoso, distribuiu cerca de duas mil bolotas de carvalho pelos pais com vista a reflorestar o concelho e a prevenir fogos florestais.
Incêndios

Cortes em câmaras que falhem na limpeza de mato

1.072
Proprietários privados têm até 15 de março para criar faixas de segurança livres de vegetação. Em caso de incumprimento, a responsabilidade é dos municípios, que têm dois meses e meio para agir.
Angola

Angola. Exploração ilegal de madeira por chineses 

Para reforçar a fiscalização, no campo da exploração de madeira, está em cima da mesa uma proposta de criação de uma polícia florestal para maior controlo das florestas do país.
Floresta

Ministro pede a UE fundos para a floresta

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas defendeu a necessidade de alertar a UE para mudar políticas relativamente à "floresta do sul da Europa", nos fundos comunitários para 2030.
Floresta

Falando do Programa Nacional de Fogo Controlado

Não é tarefa fácil inculcar na generalidade da opinião pública, mesmo dos mais opinantes, a importância da ecologia do fogo. O mundo urbano apenas vê o fogo como o inimigo, o causador dos incêndios.
Incêndios

Programa Nacional de Fogo Controlado arranca hoje

As candidaturas ao Programa Nacional de Fogo Controlado podem ser feitas até 23 de janeiro. Esta é a primeira fase de candidaturas, na qual se prevê a limpeza de 10 mil hectares de floresta.
Lifestyle

Há boa vida nas prateleiras dos supermercados

A hora de ir às compras é hoje de grande importância para todos. Porque é nesse momento que escolhemos produtos que podem proteger a nossa saúde e o ambiente. E ao fazê-lo estamos a optar pela vida.
António Costa

Costa: reforma da floresta tem de avançar já

O primeiro-ministro alerta para a exposição do país a fenómenos climatéricos extremos. Para António Costa, a reforma florestal tem de começar já.
País

"Incêndios" lidera lista para Palavra do Ano 2017

As palavras "incêndios", "afeto" e "floresta" lideram a lista de preferência dos cibernautas para a Palavra do Ano 2017, divulgou a promotora do concurso.
Incêndios

Benefícios para entidades de gestão florestal

O diploma vai entrar em vigor em janeiro de 2018 e tem por objetivo incentivar as entidades de gestão florestal a prevenir os incêndios e a realizar uma gestão sustentável.
Incêndios

Protestos contra medidas de apoio insuficientes

Dezenas de agricultores e produtores florestais do distrito de Coimbra afetados pelos incêndios de 15 de outubro manifestaram-se contra as "insuficientes" medidas de apoio anunciadas pelo Governo.
Floresta

Governo. Reflorestação é uma prioridade nacional

Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, disse, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, que a reflorestação do país deve ser uma das maiores prioridades nacionais nos próximos anos.
País

Voluntários começam reflorestação em Arganil

1.140
Mais de 5 mil árvores serão plantadas na Serra do Açor, concelho de Arganil, na quinta-feira, numa ação solidária de reflorestação que envolve 500 voluntários de vários pontos do país.
Presidente da República

Marcelo promulga regime de plantação de eucaliptos

164
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece um regime transitório para evitar que sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.
Ciência

Há uma floresta fossilizada na Antártida

900
Foi descoberta uma floresta fossilizada na Antártida, um dos continentes mais frios e secos do planeta. A paisagem deste continente terá sido muito diferente daquilo que é hoje.
Moçambique

Moçambique. 144 crimes florestais este ano

Só este ano, as autoridades judiciais receberam 144 crimes relacionados com a exploração ilegal de madeira. O património florestal de Moçambique teve nos últimos dez anos um grande fluxo de exploração
Alterações Climáticas

Floresta. Municípios querem apoios europeus

A Associação Nacional de Municípios Portugueses defende a aprovação de incentivos europeus adaptados às alterações climáticas e aos incêndios.
Floresta

Vai nascer uma empresa pública para gerir floresta

9.014
O Governo decidiu entregar a gestão das florestas públicas a uma empresa que vai ser criada no próximo ano, anunciou esta terça-feira o ministro Capoulas Santos.
Incêndios

Pampilhosa da Serra perdeu 80% da floresta

332
Os incêndios de junho e outubro, que afetaram a Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, destruíram 80% da floresta do concelho e afetaram 500 habitações, cuja recuperação tarda em começar.
Incêndios

Incêndios. Mais de 442 mil hectares ardidos

Os incêndios florestais consumiram este ano mais de 442 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Incêndios

68% da Mata Nacional da Covilhã ardeu em 3 anos

Cerca de 68% da Mata Nacional da Covilhã ardeu em apenas três anos, sendo que grande parte dessa área integra o Parque Natural da Serra da Estrela.
Autarquias

Marina Grande reclama investimento para o ICNF

A presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reivindica ao Governo um orçamento de um milhão de euros para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, anunciou a autarquia.
Floresta

Mais de 86% de território sem registo no IRN

Os dez municípios que integram o projeto-piloto do cadastro têm cerca de 86,4% do total da área física sem registo no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).
Floresta

Eucalipto. Atual Governo autorizou mais área

3.321
Mais de metade da nova área de plantação de eucalipto desde 2013 foi autorizada com o atual Governo em funções, denunciam associações Quercus e Acréscimo. Apesar das promessas de travar o eucalipto.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

232
O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Brasil

Tribo Awá ameaçada por incêndios florestais

Incêndios florestais na Amazónia ameaçam a sobrevivência de índios isolados da tribo Awá, segundo informações divulgadas pela organização não-governamental Survival International.
Brasil

Brasil discute compensação a donos de terras

O Brasil pensa compensar financeiramente proprietários de terras que não destroem áreas de vegetação nativa na próxima reunião da ONU sobre o clima, a decorrer entre 6 e 17 de novembro na Alemanha.
Jean-Claude Juncker

Costa elogia Juncker pelo apoio ao país

O primeiro-ministro elogiou as ações do presidente da Comissão Europeia no sentido de reabrir o processo para a reforma da Proteção Civil e para impulsionar o projeto de reestruturação da floresta.
Incêndios

Fogos. Criado programa para prevenção e combate

A resolução do Conselho de Ministros já está em Diário da República e entra esta segunda-feira em vigor. O apoio financeiro vai ser suportado por verbas nacionais e fundos comunitários.
Incêndios

Costa nomeia quem define indemnização das vítimas

302
O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira os membros do Conselho para Indemnização das Vítimas de Incêndios. O órgão vai ter um mês para fixar os critérios a utilizar.
Floresta

Após os incêndios: desafio estimulante e ciclópico

O Governo anunciou um conjunto de medidas, algumas das quais parecem ir no bom sentido, embora estejamos longe de perceber como, com quem e quando, a maior parte delas vai ser posta em prática.
Incêndios

Arderam 418 mil hectares. Mais de 50% era floresta

120
Relatório provisório diz que arderam 418 mil hectares até 16 de outubro. Mais de metade era floresta. Maiores fogos começaram na Lousã e em Oliveira do Hospital. Sete matas arderam todas.
Incêndios

Incêndios. Ministro quer consenso nas reformas

O ministro da Agricultura pediu consenso nas duas reformas que considera indispensáveis para evitar mais tragédias. Capoulas Santos lamentou "o azedume" do PSD.
Incêndios

Ninguém vai salvar o “país rural”

1.006
A pretexto da floresta, o governo vai tornar a vida ainda mais difícil às populações rurais. A Idade Média foi o tempo dos povoadores. Vivemos agora no tempo dos despovoadores.
Incêndios

Proteção Civil: risco de fogos com evolução rápida

118
A Proteção Civil alertou para o risco de incêndios rurais que podem evoluir com grande rapidez de propagação e dimensão. A Autoridade Nacional pediu cuidados redobrados.
Incêndios

Incêndios. Estrutura de missão tem um ano

O presidente da estrutura de missão que vai repensar o combate aos fogos tem pouco mais de um ano para envolver diversas entidades e especialistas na criação de um sistema de prevenção e combate.
Incêndios

Portugal perdeu 4% das florestas por má gestão

Portugal perdeu 4% de área arborizada em 2016 devido à prevalência de eucaliptos, má gestão de solos e falta de prevenção, revela um relatório do Global Forest Watch.
Incêndios

Incêndios. Fuzileiros patrulham florestas

111
Mais de 60 fuzileiros vão estar até quinta-feira nas florestas a realizar operações de prevenção e dissuasão contra incêndios. As patrulhas foram solicitadas pela Proteção Civil.
Incêndios

Resina: incêndios deixam 200 empregos em risco

Um milhão de bicas foram queimadas nos fogos deste ano, um número que representa 20% da área resinada em Portugal, ficando pelo menos 200 postos de trabalho em risco.
Energia

Associação Florestal critica aposta em biomassa

A Associação de Promoção ao Investimento Florestal, a Acréscimo, criticou a proposta "pouco séria e nada transparente" de aposta no uso da biomassa florestal para a produção de energia elétrica.
Incêndios

Combate aos incêndios recebe mais 24 milhões

O governo prevê aumentar o montante para combate aos incêndios em 24 milhões de euros. A proposta faz parte do Orçamento do Estado para 2018, que foi entregue antes dos incêndios deste domingo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Governo ficou mal na fotografia"

2.238
Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.
Floresta

Cadastro florestal começa dia 1 de novembro

135
O cadastro simplificado da floresta, um projeto-piloto que será aplicado a 10 municípios, começa já no próximo mês. Sábado será regulamentado o pacote legislativo de reforma da floresta.
Ambiente

Zero realça "muito fraco" investimento na floresta

Os ambientalistas da Zero aplaudiram a orientação do Orçamento do Estado para 2018 para a descarbonização da economia mas criticaram aquilo que dizem ser um investimento "muito fraco" na floresta.
Floresta

Governo prepara pacote de medidas para matas

101
Governo quer que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresente, nos próximos quatro meses, um conjunto de medidas a implementar nas matas públicas atingidas pelos incêndios.
Incêndios

Fact Check/ Cristas responsável por liberalizar eucalipto?

278
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse no debate quinzenal que Assunção Cristas foi responsável pela “liberalização total da expansão do eucalipto”. Será mesmo assim?
Incêndios

28 casas e 6 mil hectares arderam em Penacova

Os incêndios de domingo atingiram total ou parcialmente 28 habitações permanentes, cerca de uma dezena de empresas e queimaram seis mil hectares de floresta no concelho de Penacova.
Incêndios

Portugal regista 225 mil hectares de área ardida

O sistema português contabiliza 225.447 hectares de floresta ardida este ano, valor inferior ao calculado pelo Sistema da Comissão Europeia, que regista 316.100 hectares.
Floresta

Gestão florestal volta à discussão no parlamento

O regime jurídico para o reconhecimento de entidades de gestão florestal, em vigor há quatro meses, vai voltar a ser discutido no parlamento, após uma iniciativa do BE para "introduzir melhorias".
Incêndios

Especial/ Nem só a floresta arde, o saber científico também

953
Tal como na obra Fahrenheit 451, em Portugal relatórios técnicos, livros e artigos científicos sobre incêndios florestais são aparentemente “queimados” e menosprezados no processo de decisão política.
Incêndios

20 mil hectares de área protegida arderam

Os incêndios deste verão queimaram mais de 20 mil hectares de área protegida terrestre. As zonas mais afetadas são o Monumento Natural das Portas de Ródão e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.
Incêndios

Período crítico de defesa de floresta prolongado

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta foi prolongado até 15 de outubro devido às condições meteorológicas. O prolongamento não está relacionado com os meios de combate a incêndios.
Brasil

Amazónia. Decreto de exploração mineral suspenso

723
O Governo brasileiro suspendeu os efeitos do decreto que permitia a empresas mineiras explorar uma gigantesca reserva na Amazónia. A medida foi saudada por organizações ambientais.
Bombeiros

Limpeza de matas. Bombeiros querem ouvir proposta

Jaime Marta Soares diz estar disponível "para ouvir e conversar" com o Governo, depois de o secretário de Estado das Florestas ter admitido a possibilidade dos bombeiros ajudarem na limpeza das matas.
Floresta

Amazónia. Decreto de exploração mineral foi errado

O ministro do Ambiente do Brasil, José Sarney Filho, reconheceu que o Governo do Presidente Michel Temer errou ao publicar um decreto que permite a exploração mineral numa grande reserva da Amazónia.
Incêndios

Metade do concelho de Vila de Rei está queimado

Os incêndios queimaram 10 mil hectares em Vila de Rei, em Castelo Branco. O município apelou à integração no projeto-piloto de reflorestação e ordenamento do território florestal.
Brasil

Brasil abre reserva para exploração de ouro

108
O governo de Michel Temer extinguiu a Renca, uma das reservas mais vastas da Amazónia, com o objetivo de atrair investimentos para o setor da mineração. Ambientalistas temem consequências.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site