789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Planeta Terra

É possível uma alimentação responsável

A organização Associação Natureza Portugal alertou para a necessidade de mudança na alimentação, pois "a forma como produzimos e consumimos alimentos está a colocar-nos numa emergência mundial".
Planeta Terra

Dia da Terra defende e preserva recursos naturais

O Dia Mundial da Terra é celebrado por várias organizações para relembrar a necessidade de proteger e preservar o ambiente. A Fundação Oceano Azul preparou várias atividades a realizar em todo o país.
Espaço

NASA lança satélite para avaliar saúde da Terra

Satélite PACE será colocado a cerca de 677 quilómetros da Terra e irá fornecer detalhes do oceano, especialmente das microalgas (fitoplâncton), que nunca tinham sido alcançados antes.

Asteroide "arranha-céus" passou pela Terra

Asteroide "do tamanho de um arranha-céus" terá passado a menos de 2,7 milhões de quilómetros da Terra. Só em 2032 voltará a passar pelo planeta, mas a 45 milhões de quilómetros de distância.
Lua

Eclipses totais do Sol vão desaparecer

A Lua afasta-se da Terra a 3,8 centímetros por ano, e a deslocação irá inviabilizar os eclipses totais ao aproximá-la do Sol. Mas só daqui por uns 600 milhões de anos, estima-se.
Planeta Terra

Terra está mais próxima do Sol esta quarta

Esta quarta-feira, a Terra estará cerca de 3% mais próxima do Sol. Periélio coincide com a maior velocidade orbital do planeta, atingindo os 30,3 quilómetros por segundo.
Universidade de Coimbra

Cientistas criam método para detetar lixo espacial

Um equipamento “para identificar e caracterizar o lixo espacial em imagens e determinar as suas órbitas” está a ser desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra.
Alterações Climáticas

Terra passa limite de 2 ºC pela primeira vez

Na sexta-feira e no sábado, a temperatura média global esteve temporariamente dois graus acima dos níveis pré-industriais. Relatório da ONU diz que Terra caminha para um aumento entre 2,5 °C e 2,9 °C.
Sistema Solar

Terra pode esconder fragmentos de outro planeta

Cientistas dizem que camadas rochosas no interior da Terra são resultado da colisão que deu origem à Lua, há 4.500 mil milhões de anos. Por baixo de África e do Pacífico podem estar detritos de Theia.
Fact Check

Aquecimento global sem impacto na atmosfera?

Uma publicação procura desacreditar o impacto das alterações climáticas argumentando que o aquecimento só ocorre na superfície da Terra e que não há impacto na atmosfera. Porém, não é verdade.
Noticiário

16h. "Um sucesso para a NASA". Asteroide chegou

A amostra do asteroide Bennu aterrou em segurança. É a maior amostra de sempre a ser trazida para a Terra. Neste jornal, conversamos com o astrónomo José Augusto Matos sobre os detalhes da missão.
Espaço

Cápsula da NASA regressa com amostras de asteroide

Será a primeira vez que a NASA consegue trazer amostras de um asteroide para a Terra. A missão "Osiris-Rex" espera ter 250 gramas, embora só se saiba quando a cápsula for aberta.

Esta 4ª, terra começa a consumir recursos de 2024

Organização "Global Footprint Network" analisou contas da pegada ecológica e a capacidade biológica (de gerar recursos) de mais de 180 países para definir esta 4ª como Dia da Sobrecarga do Planeta.
Fact Check

NASA. Viagem ao Sol pode "cortar internet"?

O planeta Terra está em risco de enfrentar um "apocalipse da Internet"? Ventos e tempestades solares ameaçam cortar as comunicações. A NASA foi ao Sol estudar o quê?
Ambiente

Mais plástico no mar do que peixes?

O ambiente marinho não está saudável: em 2050 pode haver mais lixo no mar do que peixes. As associações ambientalistas pedem mudanças nas cadeias de produção e no consumo.
Planeta Terra

Junho. O mês mais quente desde que há registos

Em junho foi regista uma temperatura média global de 16,55 º.C, 1,05 º.C acima da média do século XX. O aumento écisto como "um considerável grande salto", por agência norte-americana.

Descoberto ciclo geológico de 36 milhões

Resultados obtidos pela equipa de investigadores mostram que ciclos de mudanças no nível do mar têm um impacto significativo na diversidade de espécies marinhas no mínimo há 250 milhões de anos.
Ambiente

A atividade humana está a mudar a rotação da Terra

Um novo estudo aponta a extração de água do subsolo (fundamental para a agricultura em lugares de pouca chuva) como uma das principais causas da deslocação do eixo de rotação da Terra.

Backwash, a loja dos objetos que ninguém quer

Iniciativa desenvolvida pela EDP envolve uma seleção de objetos resgatados do oceano e expostos numa loja onde o custo é virtual. Objetivo: alertar para a urgência de proteger o planeta.
Mundo

"Este evento poderá promover consciencialização"

É já no dia 22 de junho que terá lugar, em Madrid, a Conferência “We Choose Earth Tour”. Uma conferência de e para todos que irá colocar em cima da mesa a sustentabilidade e preservação do planeta.

O debate que faltava para um futuro melhor

Nunca foi tão crítico e urgente discutir a sustentabilidade do planeta para garantir um futuro melhor para todos. É nesse sentido que surge a conferência da EDP, “We Choose Earth Tour”.
Clima

Terra. Sete limites para a vida já foram excedidos

Um grupo de cientistas, de vários países, alerta que o planeta está "muito doente". Desflorestação, extração excessiva de recursos hídricos e poluição das águas e solos fazem soar os alarmes.
Alterações Climáticas

Um terço da população viverá sobre calor extremo

Investigaç\ao diz que temperaturas médias globais "estão a caminho de aumentar 2,7 graus Celsius nas duas últimas décadas deste século".
Planeta Terra

Lixo espacial. Cientistas pedem acordo vinculativo

Um grupo de cientistas receiam que o crescimento previsto na indústria" espacial "possa inutilizar grande parte da órbita terrestre" e querem responsabilizar fabricantes e utilizadores de satélites.
Espaço

Asteroide tem pequeno risco de impacto com a terra

"Temos estado a rastrear um novo asteroide chamado 2023 DW que tem uma probabilidade muito pequena de impactar a Terra em 2046", adianta a NASA.

Planeta Terra: água pode ser mais antiga que o Sol

Foi descoberto o elo que faltava para defender esta teoria através da V883 Orionis. Segundo os investigadores, "a água nos sistemas planetários foi herdada tanto pelos cometas como pela Terra".
Geologia

Núcleo da Terra está a girar mais lentamente

Alteração na rotação do núcleo terrestre poderá provocar um gradual encurtamento dos dias e ter um impacto no clima do planeta, dizem os cientistas que confirmaram o abrandamento num estudo recente.
Noticiário

2h. Presidente da AR destaca acordo na COP27

Numa mensagem no Twitter, Augusto Santos Silva elogia a medida. Também o ministro do Ambiente destaca o acordo "histórico". Ambos reconhecem que há trabalho a fazer.
Resposta Pronta

COP. "Fundamental acordo global de financiamento"

A eurodeputada eleita plo PSD defende que os países ditos mais ricos têm a responsabilidade de ajudar os países menos desenvolvidos a preparar-se para os efeitos das alterações climáticas.
Resposta Pronta

COP27. "Diferença entre palavras e ações"

Já começou a COP27, no Egito. O presidente da ZERO destaca que decisões deviam sair desta conferência: o tema das perdas e danos, a transição energética e o cumprimento do Acordo de Paris.
Exploração Espacial

"Assassino de planetas" não ameaça, para já, Terra

Tem cerca de 1,5 quilómetros de diâmetro e se colidisse com a Terra poderia provocar uma extinção em massa como aconteceu aos dinossauros. Mas não se prevê que aconteça nas próximas centenas de anos.
Lifestyle

O futuro está nas nossas mãos (e nas nossas casas)

Quando projeta uma casa sustentável, está não só a poupar o ambiente mas também a sua carteira. O que significa uma casa amiga do ambiente? Vamos explorar
Planeta Terra

Desculpem, mas… minha culpa!?

A geração política que nos tem governado, se calhar, deve pedir desculpas. Agora eu, nós, vamos pedir desculpa por alma de quem, se não fizemos mais nada senão cumprir os desígnios por eles traçados?
Futuro

Entregues à bicharada

Prepara-se um imenso amanhã repleto de grilos crocantes, autocarros em greve, frio, cobertores, clausuras a pretextos sortidos. E escuridão. Entrámos num século sem luzes, figuradas e literais.
Resposta Pronta

Asteroide. Colisão com a Terra pode acontecer?

Astrónomo José Augusto Matos explica que "não é plausível" uma colisão nos próximos séculos. Ainda assim, assinala a importância da missão da nave DART para a preparação da proteção do planeta Terra.
Lifestyle

Empresas amigas de um futuro mais sustentável

Num mundo em constante mudança, em que são cada vez mais evidentes os impactos negativos das alterações climáticas. Conheça algumas organizações que estão a trabalhar para um futuro mais sustentável

Planeta Terra com dois dias com menos de 24 horas

O planeta Terra registou, em 2022, dois dias com menos de 24 horas. Os principais registos do "fenómeno" começaram em 2020 e poderá ser necessário adicionar um segundo extra aos relógios.
Economia

O que o vento, o mar e a EDP fazem pelo futuro?

A estratégia de sustentabilidade da EDP visa a descarbonização de todo o processo energético até 2030 e o Windfloat Atlantic é uma face muito visível desta aposta. Contamos-lhe tudo neste Explicador
Sustentabilidade

O que é sustentabilidade? Perguntámos a crianças

Num vox pop, crianças com menos de 12 anos de idade mostram como o futuro do planeta está nas suas mãos. Veja o vídeo e surpreenda-se com as suas respostas sobre sustentabilidade.

Projeto quer descobrir outras Terras no Universo

O projeto, liderado pelo investigador Nuno Cardoso Santos, pretende criar métodos para "modelar e caracterizar as causas do ruído estelar", o que permitirá "abrir caminho à deteção da Terra 2.0".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€