Árvores

Funchal

Plátanos: que árvores são estas?

Ao contrário do que muitos pensam, as suas folhas não são as que estão na bandeira do Canadá. Podem chegar aos 2 mil anos e a 40 metros de altura.
Árvores

A árvore que resistiu à bomba atómica de Hiroshima

279
A bomba atómica que abalou Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 matou mais de 140 mil pessoas instantaneamente e arrasou tudo à sua volta. Mas um sobrevivente emergiu do solo: a árvore ginkgo biloba.
Árvores

O homem que durante 40 anos plantou uma floresta

3.636
Antonio Vicente foi o homem que passou 40 anos a plantar uma floresta inteira. Tudo começou com apenas uma árvore que, rapidamente, passaram a centenas. As pessoas chamavam-lhe maluco.
Fundação Calouste Gulbenkian

Morreu o grande ulmeiro da Gulbenkian

116
A Gulbenkian informou esta quarta-feira que a grande árvore ulmeiro que se encontrava junto à porta da Fundação morreu. A causa foi uma praga para a qual ainda não se conseguiu encontrar cura.
Meteorologia

Mau tempo já provocou 62 incidentes

A Autoridade Nacional de Proteção Civil já registou 62 ocorrências causadas pelo mau tempo, sobretudo quedas de árvores e estruturas.
António Costa

Governo vai investir na produtividade do eucalipto

3.777
O Governo vai disponibilizar mais de 18 milhões de euros para melhorar a produtividade na plantação de eucalipto, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa.
Árvores

Cortiça. Proposta para encurtar primeira extração

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) quer encurtar os ciclos para a primeira extração de cortiça dos sobreiros dos habituais 25 anos para oito a dez anos.
Açores

Mais de 3 milhões de árvores plantadas nos Açores

335
Mais de três milhões de árvores foram plantadas nos Açores entre 2012 e 2015, um setor que o Governo Regional considera ter ainda um "grande potencial de expansão".
REN

Governo autoriza abate de mais 800 árvores no Tua

O Governo autorizou a REN a abater 800 árvores de espécies protegidas invocando a "imprescindível utilidade pública", para ligar a barragem do Tua à rede de transporte de eletricidade.
Árvores

Guiné. Cortaram árvores e agora vão plantar

Os militares da Guiné-Bissau que nos últimos anos participaram no abate ilegal de florestas do país, deverão voltar para o mato, para plantar árvores, de acordo com um novo projeto ambiental.
Agricultura

Região de Coimbra recusa reduzir eucalipto

Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra rejeita umaredução do plantio de eucaliptos e considera que o Governo deve reconhecer a importância desta espécie florestal nas economias locais.
Mundo

As árvores também mudam de sexo?

A árvore Fortingall Yew tem 5.000 anos e é considerada uma árvore masculina por produzir polén. Mas tudo mudou quando descobriram bagas vermelhas na copa. A mudança de sexo está a ser investigada.
Outono

Outono: porque é que as folhas trocam de cor?

361
O outono está a chegar, e com ele as árvores cobrem-se de folhas amarelas, laranja ou avermelhadas. Mas porque é que ocorre esta troca de cores? A culpa é da clorofila, ou da falta dela.
Lisboa

Onze árvores vão ser abatidas na Pç. de Londres

207
A contestação contra as podas das árvores da Guerra Junqueiro não travou a intenção da junta. Para o lugar dos freixos abatidas vão magnólias e liquidâmbares.
Natureza

Ministra planta árvores para reflorestar

A ministra da Agricultura plantou, este sábado, várias árvores em Vale de Cambra, numa iniciativa de reflorestação de áreas ardidas durante a qual apelou a parcerias entre pequenos proprietários.
Fotogaleria

Conheça as árvores mais antigas da Terra

142
Conheça as árvores mais antigas da Terra através da fotografia de Beth Moon. O projeto demorou 14 anos a ser concretizado.
Ambiente

10.000 árvores vão ser plantadas no fim de semana

352
A Associação Mãos à Obra Portugal vai realizar no fim der semana a iniciativa “Florestar Portugal”, em parceria com mais de 20 autarquias que vão plantar aproximadamente 10.000 árvores autóctones.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site