Buracos negros

Buracos negros

Via Láctea. Descoberto novo e massivo buraco negro

319
Foi detetado um gigantesco buraco negro junto ao centro da Via Láctea. É o segundo maior alguma vez encontrado na galáxia: maior que este, só mesmo o colossal buraco negro no coração da Via Láctea.
Astronomia

Formação de estrelas perto de buraco negro

Astrónomos observaram, pela primeira vez, a formação de estrelas em 'ventos' de matéria perto de um buraco negro 'supermassivo' no centro de uma galáxia, foi esta segunda-feira anunciado.
Buracos negros

Astrónomos detetaram buraco negro 'supermassivo'

Astrónomos detetaram, pela primeira vez, um buraco negro 'supermassivo' a uma grande distância do centro da galáxia 'hospedeira', com base em imagens do telescópio Hubble.
Buracos negros

Descobertos buracos negros perto da Via Láctea

116
Foram encontrados 2 buracos negros no "jardim cósmico" da Via Láctea. Um deles está a apenas 38 milhões de anos-luz de nós. "São como monstros escondidos debaixo da nossa cama", diz um dos cientistas.
Espaço

Pode ser possível atravessar um buraco negro

210
Os cientistas descobriram um buraco negro em que os corpos podem passar de um lado para o outro mantendo-se inteiros. A teoria vai ao encontro da relatividade geral, mas dá-lhe novos significados.
Física

Este buraco negro pode negar Teoria de Einstein

183
Os cientistas conseguiram simular um buraco negro anelar que, se existir num universo com mais do que 5 dimensões, pode contrariar todas as leis da física que o mundo conhece.
Ciência

Stephen Hawking: buracos negros têm porta de saída

252
"Se sentir que está num buraco negro, não desista. Há uma saída." O conceituado físico Stephen Hawking diz ter encontrado uma forma da informação sair do buraco negro.
PS

Fé na matemática

114
Tudo está bem para a personalidade científica, portanto – tanto sejam os hologramas cheios de informação, sejam os 207.000 empregos do PS – desde que haja uma fórmula matemática a provar.
Astrofísica

Tsunamis cósmicos acordam galáxias do coma

A maioria das galáxias compactadas nos enxames estará morta, mas as ondas de choque que a percorrem funcionam como um desfibrilhador e devolvem a vida às galáxias.
Astronomia

Evento cósmico abre polémica científica

Era um acontecimento muito esperado pela astronomia: o encontro entre uma enorme nuvem de gás e um buraco negro gigante acabou por dar origem a uma polémica que está a dividir a comunidade científica.
Explica-me

Buraco negro

A força da gravidade nos buracos negros é tão grande que nada lhes escapa, nem mesmo a luz. Mas será preciso "ver para crer"?
Astronomia

Um buraco negro demasiado novo para ser tão grande

126
Os cientistas descobriram um buraco negro com uma massa equivalente a 12 mil milhões de vezes a massa do nosso Sol. Não é o maior alguma vez encontrado, mas é tão jovem que surpreendeu os cientistas.
Física

Português consegue bolsa de milhão e meio de euros

5.481
Vítor Cardoso, 40 anos, é físico, professor e investigador no Instituto Superior Técnico. Estuda o comportamento das equações de Albert Einstein em condições extremas.
Astronomia

Ondas cósmicas detetadas em 'tempo real'

Pela primeira vez os astrónomos conseguiram observar um explosão enquanto era registada pelos telescópios e afiná-los de forma a registar a maior quantidade de dados possível.
Cinema

E se soubéssemos como é um buraco negro?

123
Interstellar, o filme de Christopher Nolan, leva o homem a viajar no espaço onde o tempo é relativo. Carregado de conceitos científicos o filme explora também o lado das relações humanas (fotogaleria)
Física

Teoria defende que os buracos negros não existem

542
Uma professora norte-americana publicou uma teoria que, caso seja provada, pode obrigar a reescrever algumas leis da física.
Ciência

Buracos negros a dançar com a matéria

Para que precisamos de três físicos teóricos, uma cama elástica, uma bola de bowling e um arco? Para explicar como é que os buracos negros e a matéria interagem entre si e deformam o espaço-tempo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site