Marte

Afinal, a água não flui em Marte

Um estudo afirma que os traços escuros que aparecem sazonalmente nas encostas de Marte são resultado de fluxos de areia e pó, não de água na subsuperfície do planeta.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.
Espaço

NASA lançou um novo satélite metereológico

Depois de vários adiamentos, a NASA lançou hoje com sucesso um satélite meteorológico de nova geração que permitirá uma nítida melhoria das previsões até sete dias e uma melhor observação do ambiente.

Zuma, a missão mistério da SpaceX

Sabe-se que se trata do lançamento de um satélite para uma agência governamental norte-americana, mas desconhece-se a entidade e o seu objetivo da missão a cargo da empresa de Elon Musk.

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.

Vénus e Júpiter alinharam-se no céu. E foi assim

Um encontro especial, mas não incomum, ocorreu esta madrugada: Vénus e Júpiter estiveram tão perto um do outro no céu noturno que quase se tocavam. E houve quem captasse o momento em vídeo e fotos.
Marte

NASA: 31 fotografias surpreendentes de Marte

A NASA fotografou, durante dez anos, a superfície de Marte e recolheu milhares de imagens. Já divulgou 2.540, nós escolhemos 31 fotografias surpreendentes da superfície do planeta vermelho.

A cadela Laika foi ao espaço há 60 anos

No dia 3 de novembro de 1957 Laika descolaria do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A cadela arraçada de husky siberiano fora recolhida meses antes das ruas de Moscovo.
Arqueologia

Descoberto "espaço vazio" na Pirâmide de Gizé

Foi descoberto um buraco vazio com 30 metros de comprimento dentro da Pirâmide de Gizé. A investigação utilizou raios cósmicos para fazer uma espécie de radiografia ao monumento egípcio.
Halloween

É Halloween e a NASA partilhou sons do espaço

A NASA decidiu partilhar 22 faixas de sons gravados por todo o Sistema Solar. Desde a passagem por um cometa até à entrada na atmosfera de Júpiter.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Investimento

Ministro da Ciência reúne com empresa francesa

A apresentação das perspetivas de evolução do investimento privado em investigação e desenvolvimento em Portugal levam esta segunda-feira o ministro da Ciência à empresa francesa Thales.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que vai lançar mais satélites

A Coreia do Norte reivindicou o seu direito de explorar o espaço enquanto Nação soberana e garantiu que vai lançar mais satélites. Washington diz que é um teste balístico ilegal e encoberto.
Estação Espacial Internacional

O que disse o Papa Francisco aos astronautas

Esta quinta-feira, o Papa Francisco falou com os seis astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional. Eis o que o Papa lhes disse.
Estação Espacial Internacional

Em direto: Papa fala com astronautas no espaço

O Papa Francisco vai falar esta quinta-feira, às 14 horas (hora de Lisboa) com os seis astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.
Exploração Espacial

Tem uma semana para enviar o seu nome para Marte

A NASA está a reunir os nomes de pessoas por todo o mundo para as juntar num chip e enviá-los para Marte. Se quer enviar o seu nome para o Planeta Vermelho tem uma semana para o fazer. Saiba tudo.
Astronomia

Há chuva de estrelas, mas o tempo não ajuda

O cometa Halley vai acenar-nos ao longe. A chuva de meteoros oriónidas vai ocorrer na noite de sexta-feira para sábado e chega de madrugada ao pico máximo. O tempo não vai ajudar. Mas há alternativa.

Descoberta caverna na Lua que pode ser colonizada

A colonização da Lua pode estar mais próxima. Cientistas japoneses descobriram uma caverna grande o suficiente para ser uma base astronauta e abrigá-la de radiações e mudanças de temperatura.
Astrofísica

Colisão de estrelas de neutrões detetada na Terra

É o maior fogo de artifício do Universo e pela primeira vez telescópios na Terra e no espaço conseguiram detetá-lo. Centenas de cientistas estão envolvidos nesta descoberta.
Astronomia

Há um planeta-anão com anéis para lá de Plutão

Chama-se Haumea, foi descoberto em 2003 e é o mais desconhecido dos planetas-anão. Contudo, tem uma coisa que os outros não têm: um anel.
Espaço

Um asteróide vai passar junto à Terra

O asteróide 2012 TC4 tem entre 15 a 30 metros e vai passar a cerca de 143 mil quilómetros da superfície (um oitavo da distância da Lua), mas não há motivo para alarme.

O satélite científico mais antigo ainda orbita

60 anos depois, o Vanguard-1, satélite criado em resposta ao Sputnik, da União Soviética, ainda orbita em torno do nosso planeta. E pode ser que continue a orbitar durante mais mil anos.

SpaceX vai lançar mais um satélite com o Falcon-9

A empresa de transporte espacial de Elon Musk vai lançar um satélite da SES através do Falcon-9 dois dias depois de ter enviado para o espaço 10 satélites num foguetão do mesmo modelo.

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.

Japão lança o último satélite de localização

O Japão lançou o último satélite do sistema de localização que pretende complementar a rede GPS e reduzir a margem de erro. Os utilizadores de smartphones e GPS vão receber informação mais precisa.

Especial/ Detetar ondas gravitacionais na Terra e no espaço

A experiência LIGO conseguiu um feito incrível: detetar ondas gravitacionais. A experiência LISA, fruto de um consórcio europeu, espera levar este conhecimento ainda mais longe.
Inovação

Elon Musk revelou o plano de colonização de Marte

O presidente-executivo da SpaceX apresentou esta sexta-feira, na Austrália, uma versão melhorada e detalhada do seu plano de colonização de Marte.

Astronautas encontram o ABC espalhado pela Terra

Quando um cientista encontrou um V numa nuvem vulcânica numa imagem de satélite, decidiu criar o ABC da NASA para ensinar as letras ao filho. Agora convida-nos a fazer o mesmo.

A NASA vai "tocar o sol" em 2024

A agência norte-americana vai enviar uma sonda rumo ao Sol em 2018 para estudar as tempestades solares. Será a primeira missão a entrar na atmosfera do Sol.

Onda gravitacional vista com 3 antenas pela 1ª vez

O observatório LIGO descobriu novas ondas gravitacionais vindas do choque entre dois buracos negros. É a primeira vez que a perturbação sugerida por Einstein é encontrada por 3 antenas em simultâneo.
Espaço

Astrónomos avistam asteróides parecidos com cometa

Uma equipa internacional de astrónomos observou dois asteróides a girarem à volta um do outro, entre Marte e Júpiter, com características de um cometa.

Estas são as melhores fotos do espaço de 2017

Estão escolhidas as melhores fotografias do ano de astronomia. A vencedora demorou três dias para ser tirada, numa quinta na Namíbia. Mas há mais, desde o melhor sol, à melhor galáxia. Veja as fotos.

Sem a Cassini, estas 48 imagens não existiriam

Vinte anos, 1.3 mil milhões de quilómetros e 599 GB de dados depois, a Cassini deu o último suspiro. Percorremos as 380 mil fotos que tirou para recordar o legado da maior missão espacial de sempre.
Exploração Espacial

As descobertas que devemos à missão Cassini

Luas que podem conter vida, os anéis de gelo e poeira e os vórtices e tempestades colossais na atmosfera de Saturno. Afinal, para que serviram 20 anos de missão Cassini? Para descobrir um novo mundo.
Exploração Espacial

Cassini morreu. É o fim da maior missão espacial

Acabou. A missão Cassini termina ao fim de 20 anos a explorar Saturno. Foi a maior sonda do mundo e protagonizou a maior e mais cara missão espacial de sempre. Último sinal já chegou à Terra.
Exploração Espacial

As últimas fotos da Cassini antes de morrer

Já começou a contagem decrescente para o grande final da sonda Cassini, há 20 anos a enviar fotos e informações de Saturno. Estas foram as últimas imagens. Já lhes chamam o "Beijo do Adeus".
Buracos negros

Via Láctea. Descoberto novo e massivo buraco negro

Foi detetado um gigantesco buraco negro junto ao centro da Via Láctea. É o segundo maior alguma vez encontrado na galáxia: maior que este, só mesmo o colossal buraco negro no coração da Via Láctea.

Especial/ Foi há 40 anos que enviámos uma mensagem ao espaço

Há exatamente 40 anos, a NASA lançou a Voyager 1 para o espaço. A sonda já viajou 21 mil milhões de quilómetros e leva uma mensagem para apresentar a Humanidade ao Universo.
Espaço

Há novo recorde no espaço: e é de uma mulher

A astronauta norte-americana Peggy Whitson regressou à Terra, após concluir uma missão de 288 dias, batendo o recorde dos Estados Unidos pelo tempo passado no Espaço.

Stephen Hawking. Sinais de vida numa galáxia anã

Sinais de rádio que podem indicar a existência de vida inteligente fora da Terra foram recebidos pelo projeto Breakthrough Listen, fundado pelo físico Stephen Hawking.
Animais

Milhares de salmões de viveiro escapam para oceano

Entre quatro e cinco mil salmões de viveiro escaparam das redes para as águas do Pacífico, no passado fim-de-semana, em Washington. Uns culpam o eclipse total do sol, outros as redes.
Eclipse

Trump olhou diretamente para o eclipse: as reações

O Presidente e o staff da Casa Branca não perderam o eclipse total do sol, visível em 14 estados norte-americanos, mas o momento em que Trump olhou diretamente para o eclipse tornou-se viral.
Fotogaleria

A imagens do eclipse de uma costa à outra dos EUA

A faixa de escuridão total foi de 113 km e atravessou 14 dos 50 estados norte-americanos. O eclipse total do sol atravessou os EUA da costa oeste à leste e os vários momentos foram sendo fotografados.
Eclipse

Veja em direto as imagens do eclipse total do sol

É um dos acontecimentos mais aguardados pela NASA e, por isso, a Agência Espacial transmite em direto o fenómeno. Acompanhe aqui o eclipse que vai atravessar 14 estados norte-americanos.
Inteligência Artificial

Soldados robôs? Musk diz "não" e já tem aliados

Elon Musk e Mustafa Suleyman são alguns dos especialistas que estão a pedir à ONU para proibir o desenvolvimento e utilização de armas inteligentes e autónomas, capazes de disparar mísseis sozinhas.
Inovação

Especial/ Portugueses dão mão ao espaço com os pés na Terra

São projetos portugueses que não estudam o espaço, mas aplicam a tecnologia espacial em produtos terrestres. Calculam a qualidade do ar, localizam animais ou medem tacadas de golfe. Sem sair da Terra.
Sol

Aviso. Bronzeadores são "falsa proteção"

Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo alerta para a qualidade dos protetores solares, sublinhando que as "loções bronzeadoras" são uma "falsa proteção" e podem ser prejudiciais para a saúde.
Espaço

Arrancou fase final da missão da sonda Cassini

Depois de ter sido lançada há 20 anos pela NASA, a sonda Cassini iniciou, esta segunda-feira, as suas cinco últimas órbitas a Saturno.
Eclipse

Tudo a postos para o eclipse total do sol

Os norte-americanos vão assistir esta segunda-feira a um eclipse total do sol que se vai ver de costa a costa. A NASA transmite o momento em direto e é possível seguir o fenómeno em qualquer parte.

Vídeo. Perdeu a chuva de estrelas? Pode vê-la aqui

Este sábado houve chuva de estrelas, mais propriamente das Perseidas. Em Portugal, o pico de atividade foi à 01h00. Se perdeu tudo, pode ver aqui o vídeo — com um guia para os melhores momentos.

24 fotos da Voyager, que deu novos mundos ao mundo

Há 40 anos, o mundo assistiu à partida de 2 foguetes que foram explorar as profundezas do Sistema Solar. Encontraram satélites, viram gigantes gasosos pela 1ª vez. E o mundo ganhou novos mundos.
Astronomia

Há dois planetas habitáveis quase aqui ao lado

É como encontrar planetas no quintal. Foram encontrados dois planetas a orbitar uma estrela na sua zona habitável. Podem ter água no estado líquido. Tínhamos só de viajar 12 anos à velocidade da luz.
Espaço

Vem aí uma chuva de meteoros

Este sábado vai poder assistir a uma chuva de meteoros. O fenómeno tem horas mais estratégicas para ser visto. Além de meteoros, também vai poder ver planetas a olho nu.
China

Primeiro satélite chinês envia dados para a Terra

O primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo, lançado pela China há um ano, enviou com êxito dados para a Terra, cimentando as bases para uma rede global de comunicação quântica.
Ficção Científica

O mundo vai acabar (outra vez) em setembro

Há mais um "apocalipse" agendado. Desta vez, os astrólogos garantem que o mundo vai acabar a 23 de setembro e a causa é um planeta oculto, que é como quem diz: não existe.
Fotogaleria

O eclipse lunar fotografado em 7 lugares

Em Portugal, o eclipse desta segunda-feira iniciou-se entre as 20h40 e as 20h57 mas foi muito discreto. Noutros sítios do mundo, foi bem visível. Ásia, Oceânia e leste de África foram alguns deles.
Eclipse

Hoje há eclipse. Mas é capaz de não dar por isso

A noite de segunda-feira vai trazer um eclipse lunar até aos céus de Portugal. O que tem este fenómeno de especial? É como se os astros jogassem às escondidas. Mas daqui não vamos ver (quase) nada.
Espaço

NASA responde a menino que quer proteger o planeta

Jack Davis tem 9 anos e quer ser o novo Oficial da Proteção Planetária. Candidatou-se à vaga da NASA com uma carta onde dizia ser o "Guardião da Galáxia". E não ficou sem resposta.
Astronomia

Uma destas fotos é a melhor imagem astronómica

O concurso Insight Astronomy Photographer of the Year prepara-se para a sua oitava edição e os potenciais vencedores já foram divulgados. Isto é o que se viu de melhor em 2017 pelo céu fora.
História

Apollo 11. 20 fotos raras do Homem na Lua

Há 48 anos, a missão Apollo 11 levou a humanidade pela primeira vez à Lua. Para celebrar, a National Geographic publicou 20 fotografias raras da alunagem conduzida pela NASA. Veja-as aqui.
Lua

O interior da Lua pode conter água

Cientistas norte-americanos da Universidade de Brown encontraram provas da existência de água presa no interior da Lua. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira.

Especial/ Como foi a vida dele durante 340 dias no espaço

Mikhail Kornienko passou 340 dias seguidos no espaço. Esteve a falar com estudantes portugueses e contou ao Observador como é viver tanto tempo longe da Terra. E diz que o futuro é em Marte.
Elon Musk

Não, Elon Musk não vai construir um "Hyperloop"

O "Hyperloop" de Elon Musk não vai arrancar apesar do tweet de confirmação publicado pelo CEO da Tesla e da SpaceX, garantem representantes do governo norte-americano.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a