Mais 95 novos exoplanetas detetados

O telescópio Kepler identificou 95 novos planetas fora do Sistema Solar. Foram todos filtrados de uma lista de 275 corpos celestes detetados pelo telescópio. A família de exoplanetas cresce para 3.600

Lei do Espaço: "Regime para atrair investimento"

O ministro da Ciência afirmou que a lei do Espaço "não prevê nenhuma base especial" mas cria um "regime legal para atrair investimento". Manuel Heitor falou num "novo paradigma do uso do espaço".
Astronomia

Consórcio europeu cria o "maior telescópio ótico"

Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o "maior telescópio ótico em termos de poder coletor".
Marte

É português e está a aprender a viver em Marte

É no deserto de Omã, na Península Arábica, que está a ser testada a preparação daqueles que, um dia, poderão ir para Marte. João Lousada é um dos seis astronautas análogos da missão AMADEE-18.
Astronomia

Asteróide passa hoje pela Terra (mas nada tema)

O 2018 CB, asteróide com um tamanho de entre 15 a 40 metros, vai passar a menos de um quinto da distância da Terra à Lua. A NASA assegura que o planeta não corre qualquer perigo.
Planetas

Há planetas que podem ter mais água que a Terra

Alguns dos planetas que orbitam a estrela anã vermelha TRAPPIST-1 podem ter quase 250 vezes mais água do que os oceanos da Terra, para além de ser constituídos principalmente por rochas.

Super Lua deixa canais de Veneza sem água

A Super Lua Azul de Sangue provocou marés mais baixas, deixando os canais de Veneza quase vazios. O nível da água baixou significativamente após o fenómeno raro. E criou outro.

A Super Lua Azul de Sangue à volta do mundo

Meio mundo assistiu ao eclipse da lua gigante, a segunda deste mês. Portugal viu o espetáculo, mas não até ao fim: o eclipse não passou por cá. Estas são as imagens da "Lua de uma vida", diz a NASA.
Lua

As imagens da "Lua de uma vida"

A Super Lua Azul de Sangue brindou a costa oeste dos Estados Unidos com um verdadeiro espetáculo astronómico. As imagens da lua gigante e do eclipse não param de chegar. Veja-as aqui.
Eclipse

Lua já está vermelha. Veja o eclipse em direto

O eclipse total da Lua não vai ser visto em Portugal. Mas a NASA está a transmitir em direto o fenómeno a partir dos Estados Unidos. Veja a Lua de Sangue aqui. E saiba porque está vermelha.

Lua Azul de Sangue, o evento que mudou a História

Ocorre esta noite a 2ª Lua Cheia do mês ao mesmo tempo que o perigeu. Está brilhante mas não tão grande assim. Muito menos azul. Até o eclipse nos vai passar ao lado. Em tempos, foi especial. E hoje?
Marte

Marte tem depósitos de água gelada

O gelo encontrado em Marte pode ser uma fonte útil de água para futuras missões humanas no planeta, para além de poder conservar vestígios da evolução do clima e influenciar a sua 'habitabilidade'.

Dois meteoritos contêm 'ingredientes da vida'

Dois meteoritos são constituídos aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água. Os pequenos cristais que contêm estes 'ingredientes da vida' são mais finos do que um fio de cabelo.
Astronomia

Estrela parecida com o Sol ajuda investigadores

Uma estrela parecida com o Sol está a ajudar investigadores a compreender o ciclo solar e a sua influência no clima terrestre. A equipa de observação inclui investigadores do Porto.

A primeira de 2 luas azuis é já no final do mês

Duas luas azuis no mesmo ano, um eclipse total que não vai ser visto em Portugal e uma lua azul que não é azul. Tudo vai começar no final do mês. Algo parecido só volta a acontecer em 2037.

NASA planeia missão interestelar para 2069

A NASA já está a planear uma missão interestelar para 2069, ano em que se comemoram exatamente 100 anos desde que o Homem chegou à Lua.
Espaço

A estrela mais misteriosa está rodeada de poeira

"Tabby", a estrela mais misteriosa do Universo, está rodeada de poeira e não de uma estrutura extraterrestre, como se pensava. A estrela é maior e mais brilhante do que o sol.

A Super Lua que deu as boas vindas a 2018

A primeira noite de 2018 foi iluminada por uma Lua 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu. Este mês vai acontecer mais uma vez. É um fenómeno especial, mas pode não ter dado por nada.

Revelação 2017: 2 estrelas de neutrões a colidirem

A revista Science anunciou que a observação de duas estrelas de neutrões a colidirem é a descoberta científica do ano. Foi a primeira vez que vimos esse fenómeno, criador de ondas gravitacionais.
Inverno

7 coisas que talvez não saiba sobre o inverno

Para os friorentos, este é o dia mais triste do ano. O inverno começou esta quinta-feira e juntámos sete curiosidades que (provavelmente) não sabe sobre esta estação do ano.

Satélite europeu vai ser lançado entre 2018 e 2019

O satélite, que terá uma vida útil variável entre os três e os cinco anos, irá medir a massa e o raio dos exoplanetas já identificados e o tempo que demoram a orbitar a sua estrela.
Planetas

O que revela o 'Charuto interestelar'

A descoberta do primeiro objeto interestelar, com a forma de um charuto, sugere semelhanças entre a formação de planetas no Sistema Solar e noutros sistemas estelares, conclui um estudo.
Espaço

'Oumuamua' não é mais do que uma rocha

'Oumuamua' está a ser monitorizado pelo Green Bank Telescope desde quarta-feira. Os cientistas dizem que não veem quaisquer sinais a serem emitidos continuamente pelo misterioso corpo.
Astronomia

Chuva de estrelas cadentes chega antes do Natal

Tem até sábado para ver uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. O enxame de Gemínidas poderá chegar aos 120 meteoros por hora. Se preferir pode seguir a chuva em direto aqui.
Espaço

Misterioso 'Oumuamua' está a ser seguido

O mais potente telescópio do mundo, na Virgínia, Estados Unidos, está a tentar detetar sinais de rádio do mais recente e misterioso objeto que entrou no nosso sistema solar, o 'Oumuamua'.
Presidente Trump

Donald Trump quer conquistar Marte a partir da Lua

É o início do regresso dos humanos ao solo da Lua. Donald Trump assinou a diretiva que permite enviar norte-americanos ao satélite da Terra. Tudo para preparar a ida a Marte.
Planetas

Júpiter: imagens insólitas de nuvens e tempestades

A NASA divulgou, nos últimos meses, fotografias das tempestades e nuvens existentes em Júpiter. O planeta gasoso não é afinal tão avermelhado quanto pensávamos.

O fenómeno da super-Lua em 13 fotografias

O fenómeno da super-Lua aconteceu na noite de domingo. Poderá ver a "repetição" já nos próximos dias 1 e 31 de janeiro de 2018.

Ainda vai a tempo de ver a única Super Lua de 2017

Pico do fenómeno ocorreu este domingo à tarde, mas a lua continuará a parecer maior na noite de 4 de dezembro. E, caso a perca, dia 1 de janeiro há outra Super Lua.

A NASA fotografou um pôr do sol azul em Marte

A sonda Curiosity captou um pôr do sol azul visto de Marte. A cor do céu no planeta vermelho é sempre oposta àquela que podemos ver da Terra.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.

Vénus e Júpiter alinharam-se no céu. E foi assim

Um encontro especial, mas não incomum, ocorreu esta madrugada: Vénus e Júpiter estiveram tão perto um do outro no céu noturno que quase se tocavam. E houve quem captasse o momento em vídeo e fotos.

NASA: 31 fotografias surpreendentes de Marte

A NASA fotografou, durante dez anos, a superfície de Marte e recolheu milhares de imagens. Já divulgou 2.540, nós escolhemos 31 fotografias surpreendentes da superfície do planeta vermelho.
Halloween

É Halloween e a NASA partilhou sons do espaço

A NASA decidiu partilhar 22 faixas de sons gravados por todo o Sistema Solar. Desde a passagem por um cometa até à entrada na atmosfera de Júpiter.
Astronomia

Há chuva de estrelas, mas o tempo não ajuda

O cometa Halley vai acenar-nos ao longe. A chuva de meteoros oriónidas vai ocorrer na noite de sexta-feira para sábado e chega de madrugada ao pico máximo. O tempo não vai ajudar. Mas há alternativa.

Descoberta caverna na Lua que pode ser colonizada

A colonização da Lua pode estar mais próxima. Cientistas japoneses descobriram uma caverna grande o suficiente para ser uma base astronauta e abrigá-la de radiações e mudanças de temperatura.
Astronomia

Há um planeta-anão com anéis para lá de Plutão

Chama-se Haumea, foi descoberto em 2003 e é o mais desconhecido dos planetas-anão. Contudo, tem uma coisa que os outros não têm: um anel.

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.

A NASA vai "tocar o sol" em 2024

A agência norte-americana vai enviar uma sonda rumo ao Sol em 2018 para estudar as tempestades solares. Será a primeira missão a entrar na atmosfera do Sol.
Espaço

Astrónomos avistam asteróides parecidos com cometa

Uma equipa internacional de astrónomos observou dois asteróides a girarem à volta um do outro, entre Marte e Júpiter, com características de um cometa.

Estas são as melhores fotos do espaço de 2017

Estão escolhidas as melhores fotografias do ano de astronomia. A vencedora demorou três dias para ser tirada, numa quinta na Namíbia. Mas há mais, desde o melhor sol, à melhor galáxia. Veja as fotos.
Exploração Espacial

Especial/ Foi há 40 anos que enviámos uma mensagem ao espaço

Há exatamente 40 anos, a NASA lançou a Voyager 1 para o espaço. A sonda já viajou 21 mil milhões de quilómetros e leva uma mensagem para apresentar a Humanidade ao Universo.
Animais

Milhares de salmões de viveiro escapam para oceano

Entre quatro e cinco mil salmões de viveiro escaparam das redes para as águas do Pacífico, no passado fim-de-semana, em Washington. Uns culpam o eclipse total do sol, outros as redes.
Eclipse

Trump olhou diretamente para o eclipse: as reações

O Presidente e o staff da Casa Branca não perderam o eclipse total do sol, visível em 14 estados norte-americanos, mas o momento em que Trump olhou diretamente para o eclipse tornou-se viral.
Fotogaleria

A imagens do eclipse de uma costa à outra dos EUA

A faixa de escuridão total foi de 113 km e atravessou 14 dos 50 estados norte-americanos. O eclipse total do sol atravessou os EUA da costa oeste à leste e os vários momentos foram sendo fotografados.
Eclipse

Veja em direto as imagens do eclipse total do sol

É um dos acontecimentos mais aguardados pela NASA e, por isso, a Agência Espacial transmite em direto o fenómeno. Acompanhe aqui o eclipse que vai atravessar 14 estados norte-americanos.
Sol

Aviso. Bronzeadores são "falsa proteção"

Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo alerta para a qualidade dos protetores solares, sublinhando que as "loções bronzeadoras" são uma "falsa proteção" e podem ser prejudiciais para a saúde.
Espaço

Arrancou fase final da missão da sonda Cassini

Depois de ter sido lançada há 20 anos pela NASA, a sonda Cassini iniciou, esta segunda-feira, as suas cinco últimas órbitas a Saturno.
Eclipse

Tudo a postos para o eclipse total do sol

Os norte-americanos vão assistir esta segunda-feira a um eclipse total do sol que se vai ver de costa a costa. A NASA transmite o momento em direto e é possível seguir o fenómeno em qualquer parte.

Vídeo. Perdeu a chuva de estrelas? Pode vê-la aqui

Este sábado houve chuva de estrelas, mais propriamente das Perseidas. Em Portugal, o pico de atividade foi à 01h00. Se perdeu tudo, pode ver aqui o vídeo — com um guia para os melhores momentos.
Astronomia

Há dois planetas habitáveis quase aqui ao lado

É como encontrar planetas no quintal. Foram encontrados dois planetas a orbitar uma estrela na sua zona habitável. Podem ter água no estado líquido. Tínhamos só de viajar 12 anos à velocidade da luz.

O eclipse lunar fotografado em 7 lugares

Em Portugal, o eclipse desta segunda-feira iniciou-se entre as 20h40 e as 20h57 mas foi muito discreto. Noutros sítios do mundo, foi bem visível. Ásia, Oceânia e leste de África foram alguns deles.
Eclipse

Hoje há eclipse. Mas é capaz de não dar por isso

A noite de segunda-feira vai trazer um eclipse lunar até aos céus de Portugal. O que tem este fenómeno de especial? É como se os astros jogassem às escondidas. Mas daqui não vamos ver (quase) nada.
Astronomia

Uma destas fotos é a melhor imagem astronómica

O concurso Insight Astronomy Photographer of the Year prepara-se para a sua oitava edição e os potenciais vencedores já foram divulgados. Isto é o que se viu de melhor em 2017 pelo céu fora.
História

Apollo 11. 20 fotos raras do Homem na Lua

Há 48 anos, a missão Apollo 11 levou a humanidade pela primeira vez à Lua. Para celebrar, a National Geographic publicou 20 fotografias raras da alunagem conduzida pela NASA. Veja-as aqui.
Lua

O interior da Lua pode conter água

Cientistas norte-americanos da Universidade de Brown encontraram provas da existência de água presa no interior da Lua. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira.

Vídeo. Uma viagem sobre Plutão e a sua lua

A NASA divulgou imagens da passagem da sonda New Horizons por Plutão, e pela sua lua gigante, Caronte, que forneceu informações surpreendentes sobre o planeta anão.

A Mancha Vermelha de Júpiter vista de perto

A sonda Juno entrou em órbita em torno de Júpiter no dia 4 de julho de 2016. Esta quarta-feira, passou sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter e as fotografias foram reveladas no próprio dia.
Planetas

O misterioso planeta que não devia existir

É um planeta demasiado grande perto de uma estrela demasiado rápida. E não há nem sinal da origem deste Sistema. Os cientistas não conseguem explicar de onde apareceu. Ainda não sabemos o suficiente.
Estudo Científico

Fenómeno de Sol Noturno explicado por cientistas

O povo romano referia-se a este fenómeno como Sol Noturno. Mais tarde, começou a ser descrito como um 'brilho inexplicável' que às vezes ocorria durante a noite. Cientistas canadianos explicaram-no.
Stephen Hawking

Stephen Hawking apela que homem volte à Lua

"Estou convencido que os seres humanos precisam de sair do planeta Terra", diz o físico britânico Stephen Hawking, que defende também que se volte a enviar astronautas para a Lua.
Doodle

Doodle do dia celebra solstício de verão

O dia 21 de junho é marcado pelo Solstício de verão, que inicia a estação mais quente do ano. Este dia - o mais longo em horas de sol - é celebrado pela Google com um doodle especial.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a