Marte

Marte tem depósitos de água gelada

O gelo encontrado em Marte pode ser uma fonte útil de água para futuras missões humanas no planeta, para além de poder conservar vestígios da evolução do clima e influenciar a sua 'habitabilidade'.

Dois meteoritos contêm 'ingredientes da vida'

Dois meteoritos são constituídos aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água. Os pequenos cristais que contêm estes 'ingredientes da vida' são mais finos do que um fio de cabelo.

NASA planeia missão interestelar para 2069

A NASA já está a planear uma missão interestelar para 2069, ano em que se comemoram exatamente 100 anos desde que o Homem chegou à Lua.

Satélite europeu vai ser lançado entre 2018 e 2019

O satélite, que terá uma vida útil variável entre os três e os cinco anos, irá medir a massa e o raio dos exoplanetas já identificados e o tempo que demoram a orbitar a sua estrela.
Planetas

O que revela o 'Charuto interestelar'

A descoberta do primeiro objeto interestelar, com a forma de um charuto, sugere semelhanças entre a formação de planetas no Sistema Solar e noutros sistemas estelares, conclui um estudo.
Espaço

'Oumuamua' não é mais do que uma rocha

'Oumuamua' está a ser monitorizado pelo Green Bank Telescope desde quarta-feira. Os cientistas dizem que não veem quaisquer sinais a serem emitidos continuamente pelo misterioso corpo.
Espaço

Misterioso 'Oumuamua' está a ser seguido

O mais potente telescópio do mundo, na Virgínia, Estados Unidos, está a tentar detetar sinais de rádio do mais recente e misterioso objeto que entrou no nosso sistema solar, o 'Oumuamua'.
Planetas

Júpiter: imagens insólitas de nuvens e tempestades

A NASA divulgou, nos últimos meses, fotografias das tempestades e nuvens existentes em Júpiter. O planeta gasoso não é afinal tão avermelhado quanto pensávamos.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.

NASA: 31 fotografias surpreendentes de Marte

A NASA fotografou, durante dez anos, a superfície de Marte e recolheu milhares de imagens. Já divulgou 2.540, nós escolhemos 31 fotografias surpreendentes da superfície do planeta vermelho.
Halloween

É Halloween e a NASA partilhou sons do espaço

A NASA decidiu partilhar 22 faixas de sons gravados por todo o Sistema Solar. Desde a passagem por um cometa até à entrada na atmosfera de Júpiter.

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.
Espaço

Astrónomos avistam asteróides parecidos com cometa

Uma equipa internacional de astrónomos observou dois asteróides a girarem à volta um do outro, entre Marte e Júpiter, com características de um cometa.
Espaço

Arrancou fase final da missão da sonda Cassini

Depois de ter sido lançada há 20 anos pela NASA, a sonda Cassini iniciou, esta segunda-feira, as suas cinco últimas órbitas a Saturno.

A Mancha Vermelha de Júpiter vista de perto

A sonda Juno entrou em órbita em torno de Júpiter no dia 4 de julho de 2016. Esta quarta-feira, passou sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter e as fotografias foram reveladas no próprio dia.
Planetas

O misterioso planeta que não devia existir

É um planeta demasiado grande perto de uma estrela demasiado rápida. E não há nem sinal da origem deste Sistema. Os cientistas não conseguem explicar de onde apareceu. Ainda não sabemos o suficiente.

NASA descobre novos exoplanetas. 10 podem ter vida

O observatório Kepler encontrou novos 219 possíveis planetas, dez dos quais podem suportar vida. São as conclusões do mais completo catálogo de planetas fora do Sistema Solar de sempre.
Planetas

Há um planeta mais quente que maioria das estrelas

Um planeta descoberto fora do Sistema Solar tem o dobro do tamanho de Júpiter e é mais quente que a maioria das estrelas. Fica a 650 anos-luz da Terra. É o planeta mais quente alguma vez conhecido.
Planetas

Júpiter. Sonda capta as primeiras imagens

As captações da sonda Juno mostram um planeta complexo, com grandes ciclones, tempestades, radiações e um intenso campo magnético que vêm mudar a imagem que se tinha do planeta.
Planetas

Júpiter. Mais ciclones e magnetismo que previsto

O planeta Júpiter tem ciclones e um magnetismo mais forte do que o previsto por modelos, segundo dois estudos publicados esta quinta-feira na revista científica Science.
Espaço

Foram detetados sinais de rádio vindos do espaço

Será que estamos mesmo sozinhos? Um grupo de cientistas australianos confirmou que foram detetados sinais de rádio no espaço. A sua origem ainda é desconhecida.

Sonda Cassini prepara-se para entrar em Saturno

A sonda Cassini, em órbita de Saturno desde 2014, prepara manobras para entrar na atmosfera do planeta gigante gasoso a 15 de setembro, informou a agência espacial norte-americana NASA.
Planetas

Português descobriu os ventos que mexem Vénus

Um grupo de cientistas internacionais liderado por um português identificou a existência de circulação de vento entre o equador e os polos, em Vénus, o que contribuiu para explicar a super rotação deste planeta.

A vida nos novos 7 planetas primos da Terra

A NASA anunciou a descoberta de sete planetas semelhantes à Terra a orbitar a estrela TRAPPIST-1, aqui ao nosso lado. Três deles podem conter vida. Mas como seria acordar num desses mundos?
Marte

Irá Marte ter um anel como o de Saturno?

É possível que Marte esteja a desenvolver ao seu redor algo que se parece com um imenso campo de poeiras que, daqui a milhões de anos, se transformarão num anel permanente, tal como o de Saturno.

NASA anuncia descoberta para lá do Sistema Solar

A NASA vai dar uma conferência de imprensa esta quarta-feira sobre uma descoberta em exoplanetas. É a primeira depois de encontrar um planeta potencialmente habitável na estrela mais próxima ao Sol.

O disco de Carl Sagan para ETs vai ser reeditado

O álbum criado para representar a espécie humana no espaço vai ter uma edição em vinil para comemorar os seus 40 anos. Foi lançado pela NASA no interior das sondas Voyager em 1977.

A nova descoberta da NASA explicada em 3 pontos

A descoberta de um oceano de água (provavelmente salgada) na lua Europa, em Júpiter, entusiasmou a comunidade científica. Mas o que significa isto?
Planetas

Há um oceano em Europa que expele água de géiseres

Há um oceano debaixo da superfície de Europa, lua de Júpiter. E há jatos de água que permitem aceder a esse oceano sem "escavar" no gelo. Fica mais vincada a possibilidade de haver vida além da Terra.

A primeira imagem de Júpiter tirada pela Juno

A nave espacial Juno, que entrou na órbita de Júpiter a 4 de agosto tirou a sua primeira fotografia ao planeta gasoso. A NASA afirmou que a missão da nave vai durar dois meses.
Exploração Espacial

Júpiter e Juno estão juntos novamente

Júpiter é o deus supremo da Roma antiga e Juno é a mulher do deus infiel. Agora, Juno, a sonda, vai estudar Júpiter, o planeta, ao pormenor, para que não volte a esconder-se atrás das nuvens.

Juno, Júpiter, NASA e um doodle da Google

O doodle animado desenvolvido pela Google celebra a aterragem da sonda da NASA na superfície de Júpiter, esta terça-feira.

Sonda Juno entra com sucesso na órbita de Júpiter

A nave, um observatório espacial não tripulado e movido a energia solar, entrou na órbita de Júpiter cinco anos depois de ter iniciado a sua viagem rumo ao planeta.

NASA. 1284 novos planetas, 9 podem ter vida

O número de exoplanetas encontrados pela missão Kepler duplicou, anunciou esta terça-feira a NASA. Nove deles estão nas zonas habitáveis das estrelas e têm condições para ter vida.
Astronomia

Esta é a melhor altura do ano para ver Júpiter

Grande, brilhante e muito próximo da Terra, estará Júpiter, especialmente no dia 8. Por volta dessa data, teremos um asteroide a passar próximo do nosso planeta. E tudo em noites escuras de Lua nova.

Terra e Theia fundiram-se. E nasceu a Lua

Há 4,5 mil milhões de anos, o planeta Theia colidiu com a Terra primitiva. Um novo estudo sugere que ambos se fundiram e que, do embate, nasceu também a Lua.
Astronomia

Lua visita os cinco planetas alinhados no céu

Há 11 anos que os cinco planetas visíveis a olho nu não se alinhavam assim no céu noturno. À medida que vai avançando para a sua fase de Lua nova, o satélite terrestre vai visitando cada um deles.
Sociedade

Mapas. 25 imagens que mudam o olhar sobre o mundo

O mapa do cérebro, das primeiras linhas metropolitanas de Londres, das luzes que iluminam a Terra. Entre a cartografia e as simples representações, estes 25 mapas dão-lhe novas visões sobre o mundo.

Cientistas descobrem novo (grande) "sistema solar"

Um grupo de cientistas descobriu um novo sistema estelar, formado apenas por um planeta e uma estrela, separados por um bilião de quilómetros de distância.
Astronomia

Pode haver um novo planeta no sistema solar

Novos cálculos trazem a possibilidade de um novo planeta gigante na parte mais exterior sistema solar. O "Planeta Nove" pode ter 10 vezes a massa da Terra e influenciar os corpos da Cintura de Kuiper.
Astronomia

Entra o novo ano e o cometa aumenta o brilho

Vem a Lua nova com um céu escuro para ver os astros, mas vem também a chuva. Fuja do mau tempo e das luzes da cidade e tente ver a chuva de estrelas, o cometa Catalina e alguns planetas.

Não viu o cometa Catalina em novembro? Veja agora

Um cometa, chuvas de estrelas e uma Lua cheia no Natal. Só faltam as noites sem nuvens para uma quadra natalícia em beleza. A ver estrelas, claro.
Astronomia

Está a chegar a segunda chuva de estrelas do ano

Até dia 17 de dezembro, se o tempo permitir, serão visíveis nos céus mais de 40 meteoros por hora. O pico ocorrerá entre dia 13 e 14, onde surgirão, em média, duas estrelas cadentes por minuto.
Star Wars

Os deslumbrantes planetas de "Star Wars"

O deserto de Tatooine, as florestas densas dos pequenos ewoks ou os lagos e planícies de Naboo. Estas são algumas das paisagens da "Guerra das Estrelas". Fique a conhecer as mais importantes.
Astronomia

Cometa Catalina: passa agora e talvez nunca mais

O cometa Catalina foi descoberto há dois anos, na noite de Halloween. Este mês estará visível a olho nu com o seu tom verde e poderá ser a única passagem pelo Sol que a humanidade pode observar.
Astronomia

Hoje temos mais uma superlua, a última do ano

Agosto, setembro e outubro apresentaram uma sequência de três luas cheias próximas da Terra. Esta terça-feira é a terceira e última da sequência.
Astrofísica

O beijo mortal das estrelas

Algumas estrelas acabam a vida com grandes explosões - imagine só a explosão de um sistema de duas estrelas -, outras, como o nosso Sol, acabam a vida de energia esgotada, mas a engolir planetas.
Fim do Mundo

Agora parece que o fim do mundo é em dezembro

Primeiro era dia 7 de outubro, depois era "em breve", agora um outro grupo de cristãos aponta o fim do mundo para dezembro. A causa será a colisão de um planeta com a terra.
Planetas

Perdeu as superluas? Ainda vai a tempo

Agosto, setembro e outubro formam uma sequência de três luas cheias na altura do perigeu - quando a Lua está mais perto da Terra. Aproveite as noites para ver também outros astros no céu.

Veja este eclipse especial. Outro igual só em 2033

A partir da uma hora da manhã (hora de Lisboa) prepare-se para ver o eclipse total da Lua. Sabe porque é que este eclipse é tão especial?
Sistema Solar

Vídeo: o sistema solar à escala

Dois amigos decidiram construir uma réplica do sistema solar, à escala. Ocuparam sete quilómetros de espaço no deserto do Nevada. E colocaram toda a experiência num vídeo que vale a pena ver.

O mundo tem cada vez menos reservas de água

Os satélite GRACE, da Nasa, têm ajudado a avaliar as reservas da água do planeta. Dos 37 aquíferos estudados, da China aos EUA, 13 estão sob risco elevado de nunca reterem água.

"Lua de Sangue": Não, o mundo não vai acabar

Dia 27 de setembro é domingo, mas guarde a noite para um momento especial: a superlua deste mês, a maior deste ano, vai eclipsar-se. É o quarto eclipse total em dois anos.
Astronomia

Plano de férias: encontre o Saturno escondido

Saturno é um planeta pouco brilhante e Neptuno só se observa com telescópio, mas ambos se vão destacar no céu deste mês. Além disso não perca a superlua e a chuva de meteoros.
Livros

Especial/ Estes livros de colorir não são para crianças

É um fenómeno de vendas global. Os livros para colorir para adultos estão no top da Amazon ou do Book Depository. Em Portugal, há quem não saia de casa sem eles. E quem diga que são terapêuticos.
Astronomia

Vénus estará mais brilhante que o céu azul

Esta terça-feira tem mais um segundo para ver Vénus e Júpiter juntos no céu. E já agora aproveite para ver o alinhamento com Regulus. A partir de meados de julho tente ver a chuva de δ Aquáridas.
Astronomia

Vénus e Júpiter juntam-se esta semana

Apesar de Vénus e Júpiter estarem a cerca de 670 milhões de quilómetros, têm passado o mês de junho a aproximar-se na esfera celeste. Vão encontrar-se no final do mês... mas só aos nossos olhos.
Aquecimento Global

Maio foi o mês mais quente de sempre

De acordo com a Agência Oceânica e Atmosférica norte-americana, a temperatura média à superfície do globo foi, em maio de 2015, 0,87 graus acima da média do século XX para este mês.

Saturno: o anel é 500 vezes maior que o planeta

Saturno é conhecido pelos seus anéis. Phoebe, anel descoberto em 2009, é o maior deles, mas só agora se verificou o seu verdadeiro tamanho: 500 vezes maior do que Saturno.
Astronomia

Cometa e "chuva de estrelas" ao amanhecer

Descoberto há cerca de um ano, espera-se que o cometa Panstarrs deixe um rasto brilhante e bem visível. Difícil de observar serão as "chuvas de estrelas" diurnas.
Astronomia

O pico discreto da chuva de meteoros η Aquáridas

O número máximo de meteoros resultantes da passagem do cometa Halley acontece esta quarta-feira, mas serão muito difíceis de observar.
Astronomia

Astrofísicos captam imagem de planeta gigante

Astrofísicos captaram a imagem do planeta gigante VHS 1256b, que é o planeta extrassolar mais próximo da Terra do qual se conseguiu, até hoje, obter imagens e um espetro.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a