786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Plutão

Um ponto num papel: como Plutão foi descoberto

Em 1930, Clyde Tombaugh, na altura com 24 anos, analisou diversas imagens captadas da mesma porção do espaço durante meses, que capturaram uma região que continha cerca de 300 mil estrelas.
Astronomia

Há um planeta-anão com anéis para lá de Plutão

Chama-se Haumea, foi descoberto em 2003 e é o mais desconhecido dos planetas-anão. Contudo, tem uma coisa que os outros não têm: um anel.
Espaço

Vídeo. Uma viagem sobre Plutão e a sua lua

A NASA divulgou imagens da passagem da sonda New Horizons por Plutão, e pela sua lua gigante, Caronte, que forneceu informações surpreendentes sobre o planeta anão.
Plutão

Plutão tem um oceano debaixo do "coração" de gelo

Depois do impacto de um meteorito gigantesco, Plutão ganhou um oceano de água e amoníaco em estado líquido. Estas são algumas das primeiras conclusões depois da passagem da sonda New Horizons.
Plutão

Já se sabe o que são os polígonos de Plutão

Por baixo da capa de gelo de nitrogénio que cobre parte da superfície de Plutão existem correntes que provocam a formação de estruturas poligonais à superfície.

As novas fotografias de Plutão

A NASA divulgou novas fotografias de Plutão. As imagens foram captadas em julho de 2015, mas só agora foram reveladas, uma demora que foi questionada por várias pessoas.
2015-2016

10 momentos da Ciência em 2015

A exploração espacial teve grandes momentos, a começar pela sonda New Horizons que viu Plutão de perto. Na área da biologia e medicina destacámos o cancro, a genética e o ébola.
Espaço

Vamos olhar para Plutão de forma diferente

A gestora de operações da NASA considerou que nunca mais se vai olhar da mesma forma para Plutão, depois da missão da sonda New Horizons.
Plutão

Plutão tem água gelada e céus azuis

As primeiras imagens coloridas da sonda New Horizons revelaram neblinas azuis sobre Plutão e água gelada no pequeno planeta, que em tempos foi o último do sistema solar.

NASA vai revelar algo "surpreendente" sobre Plutão

Dias depois de ter revelado que descobriu sinais de água em Marta, a NASA tem outra descoberta "surpreendente", adiantou o cientista sénior Alan Stern. O que se sabe é que está relacionada com Plutão.
New Horizons

"Plutão sempre foi uma 'carta fora do baralho'"

A chefe de operações da missão New Horizons a Plutão está em Portugal. O Observador falou com Alice Bowman e descobriu alguns pormenores e desafios da missão.
Plutão

Físicos de Aveiro explicam rotação caótica de luas

Físicos da Universidade de Aveiro encontraram explicação para a "rotação caótica" de quatro das luas de Plutão, descoberta há dois meses por cientistas norte-americanos.
New Horizons

Novas fotografias de Plutão: "É complicado"

A NASA divulgou novas fotografias da superfície de Plutão. As imagens de alta-resolução revelam uma "desconcertante variedade de características" que está a deixar os cientistas estupefactos.
New Horizons

Plutão está coberto por uma névoa

Novas imagens de Plutão captadas pela sonda New Horizons revelam que o pequeno planeta está coberto por uma ampla névoa. Esta é apena uma de muitas descobertas feitas nos últimos dias.
New Horizons

Mais novidades de Plutão: uma cordilheira

O novo conjunto de montanhas fica localizado perto do "coração" de Plutão, o Planalto Sputnik. Para a NASA, a descoberta é um bom exemplo da topografia "bem definida" da região.
New Horizons

A intrigante zona lamacenta de Plutão

O misterioso terreno, batizado de "planície Sputnik", foi revelado pela New Horizons, sonda espacial que capturou as primeiras imagens em alta resolução do planeta anão.
Plutão

Plutão. De planeta anão a meme da net

A imagem tirada esta terça-feira a Plutão pela sonda New Horizons já corre pelas redes sociais: em forma de meme. O Observador mostra-lhe os melhores.
New Horizons

Montanhas na nova imagem de Plutão

A NASA já recebeu novas informações da New Horizons, a sonda espacial que se cruzou ontem com Plutão e com o seu sistema de luas. Veja tudo aqui.
New Horizons

New Horizons. Plutão à vista!

Nove anos depois, a sonda espacial New Horizons chegou ao seu destino. Já há imagens e a NASA promete fotografias de alta-resolução já amanhã. Por agora, a viagem para a New Horizons continua.
Atualidade

A humanidade chega a Plutão

A mais de cinco mil milhões de quilómetros da Terra está Plutão. Em 2006, a NASA lançou a New Horizons em direção ao planeta-anão. Nove anos depois, a sonda atinge o ponto máximo de aproximação.
New Horizons

O fim de uma era na exploração espacial

A passagem da sonda New Horizons por Plutão marca o culminar da exploração espacial do sistema solar. A humanidade conseguiu explorar o quintal das traseiras, falta sair para a rua.

Plutão. Mistérios podem ser revelados dia 14

A sonda da NASA New Horizons, o primeiro veículo especial feito para estudar Plutão e as suas luas, está prestes a sobrevoar o planeta anão no dia 14 de julho.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos