Animais

O mosquito do metro de Londres não chupa sangue?

Um grupo de investigadores analisou mais de 200 estudos para perceber o impacto das cidades na evolução das espécies. O metro de Londres já tem uma tipo de mosquito próprio.

A culpa de não se bronzear é dos Neandertais

Um novo estudo genético mostra que muitas das nossas características se devem aos nossos antepassados neandertais - entre elas, a facilidade de se bronzear ou até que horas fica acordado.
Evolução

Descoberto crânio de primo do primata-avô do Homem

Os cientistas encontraram o crânio de um "primo" do antepassado dos primatas. É o mais completo crânio de uma espécie de primata já extinta. E é um passo para saber de onde veio a espécie humana.
Evolução

Resolvido o mistério que nem Darwin desvendou

Cientistas descobriu a que animal pertenciam os fósseis encontrados na América do Sul que Darwin não conseguiu identificar. Pertencem ao "Macrauchenia patachonica", que viveu há 20 mil anos.

O Homo sapiens é 105 mil anos mais antigo

Uma equipa de cientistas descobriu em Marrocos restos humanos com 300 mil anos que pertencem aos primeiros "Homo sapiens" de sempre. São 105 mil anos mais antigos do que se pensava.

Homem pode ter origem na Europa, não em África

Fósseis encontrados na Bulgária e Grécia sugerem que a linhagem que levou ao Homem pode ter origem na Europa e não em África. Mas a comunidade científica continua céptica em relação aos novos dados.

Encontrado registo mais antigo do Homem na América

Novos vestígios encontrados nos Estados Unidos sugerem que o humano chegou ao outro lado do oceano 115 mil anos mais cedo do que se pensava. É o registo mais antigo de humanos na América do Norte.
Genética

Polvos conseguem mudar a sua informação genética

Os polvos não seguem o seu código genético à letra: podem editar a informação do ADN como estratégia de evolução. Esse pode ser o motivo da inteligência e comportamento complexo destes animais.
Consumo

Atividade económica aumentou em janeiro

A atividade económica aumentou em janeiro pelo segundo mês consecutivo, tendo o consumo privado registado também uma evolução positiva, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados.
Evolução

Répteis antigos podiam dar à luz nados-vivos

Foi descoberta um fóssil que sugere que, antigamente, os répteis conseguiam dar à luz e não precisavam de chocar ovos. O fóssil tinha o esqueleto de um réptil mais pequeno na zona da barriga.
Evolução

Descoberto avô das lulas. Não parece tão saboroso

Calvapilosa kroegeri é a chave de que os cientistas precisavam para compreender melhor a evolução dos moluscos. Agora foi descoberto o primeiro fóssil completo deste animal, avôs das lulas atuais.
Animais

Um animal que vive sem oxigénio? Sim, existe

Vários cientistas descobriram no fundo do mar mediterrâneo evidências de um animal que parecia não precisar de oxigénio para viver. 10 anos depois das primeiras descobertas ainda não há unanimidade.
Biologia

Uma descoberta que pode ajudar a estudar o cancro

Uma equipa internacional, da qual faz parte o português Pedro Beltrão, descreveu pela primeira vez um novo mecanismo responsável pela evolução. A ideia pode ser importante para estudar o cancro.
Evolução

Matamo-nos uns aos outros. Mas já nos matámos mais

Um novo estudo científico sugere que os seres humanos são predispostos a matar uns aos outros. No entanto, ainda se desconhecem os verdadeiros motivos desta tendência.

Há 80 mil anos, o Homem povoou todo o planeta

Uma série de estudos publicados recentemente esclarecem a história de como o ser humano povoou todo o planeta Terra. Foi há 80 mil anos, numa grande migração, a partir do coração de África.

Lucy. A autópsia chega 3 milhões de anos depois

Com mais de 3 milhões de anos, e descoberta há mais de 40 na Etiópia, Lucy é o esqueleto de australopiteco mais completo de sempre. E poderá ter morrido por ter caído de uma árvore.
Evolução Humana

Europeus foram negros até há pouco tempo

Um estudo concluiu que os primeiros indivíduos de tez clara só surgiram na Europa há 13 mil anos, muito, muito tempo depois de os primeiros Homo sapiens terem chegado ao continente.
Evolução

Explosões de estrelas influenciaram evolução

Novos estudos mostram que explosões de estrelas podem ter influenciado as temperaturas no planeta Terra. A investigação foi feita através da observação do isotopo 'ferro60' nos oceanos do planeta.

Carne cortada, legumes esmagados e evolução humana

O Homo erectus era muito diferente dos ancestrais, incluindo nos comportamentos. Aproveitou as ferramentas que tinha à disposição e tornou o momento da refeição uma tarefa muito mais fácil.
Viral

A Evolução do Homem explicada com piada

A roupa vai desaparecer, nós vamos voltar a andar de costas curvadas, mas evoluímos no modo de escrita: agora as teclas são preferidas aos lápis. Eis 16 ilustrações brincam com a evolução humana.
Paleontologia

Os frangos-d'água dos Açores que Darwin não viu

Se Darwin tivesse chegado aos Açores 500 anos antes talvez pudesse ter usado os parentes dos frangos-d'água para alimentar a sua teoria da evolução e de adaptação aos ambientes onde viviam.
Genética

Especial/ Cães. Quando os donos veem beleza nas “aberrações”

Alguns cães estão condenados a uma vida difícil. Criadas para serem bonitas, muitas raças têm à partida problemas de saúde que acompanharão os animais toda a vida, seja ela longa ou muito curta.
Fotografia

As primeiras fotos. E a história delas

A primeira fotografia de sempre, a primeira vez que se realizou uma fotomontagem, a primeira fotografia a entrar na Internet. Veja as imagens que marcam novos passos na história da fotografia.
Design

Carro novo, tecnologia velha?

Tempo. Tudo se resume a tempo. Economia de tempo. Melhor aproveitamento do tempo. E mais tempo é melhor qualidade. E melhor qualidade é maior bem-estar.
Evolução Humana

Genes de Neandertal deram resistência e alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.
Evolução Humana

Homem do gelo. Bactérias no estômago dão pistas

As bactérias Helicobacter pylori vivem com o homem há milhares de anos e podem fornecer pistas sobre as migrações humanas. Agora, foram descobertas no estômago de Ötzi, o homem do gelo.
Governo

Cooperação

O mínimo de respeito para com o povo e de noção de serviço público deveria levar os políticos a terem alguma contenção, e a procurarem arduamente consensos que permitissem alguma estabilidade.
Evolução Humana

Há um lago no Quénia com mistérios para descobrir

Os ossos de um menino de 8 anos no Lago do Turkana, no Quénia, estão a intrigar investigadores. Já antes os membros de um Homo Rudolfensis causaram surpresa. O lago de África é objeto de investigação.
Conservação da Natureza

Já imaginou que as bananas podem desaparecer?

Quase aconteceu nos anos 1960 e se os cientistas e produtores não tiverem atenção pode voltar a acontecer. O problema é que os campos de cultivo estão cheios de bananeiras geneticamente iguais.
Bactérias

As bactérias também precisam do sistema imunitário

Um indivíduo com um sistema imunitário debilitado tem mais dificuldade em manter uma flora intestinal saudável. Isso pode obrigar a tratamentos personalizados em vez de generalistas.
Barbie

A Barbie evoluiu (e muito)

Nem sempre teve cabelos compridos, olhos azuis e sorriso rasgado. Houve tempos em que o estilo da Barbie e a postura eram outros.
Soutien

Das faixas ao "push-up", a evolução do soutien

Tal como as espécies, os soutiens também evoluíram. Arrastados pela força da história e da moda chegaram ao que conhecemos hoje. Ou achamos que conhecemos.
Estranha Natureza

Macaco-uivador: voz forte ou testículos grandes

Ou cantam alto ou tem os testículos grandes. Quanto maiores os testículos, maior a quantidade de esperma produzido. Então qual é a vantagem de cantar bem, mas ter testículos pequenos?

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.
Evolução Humana

Os chimpanzés abanam mais as ancas quando andam

Pensava-se que os chimpanzés mantinham o tronco rígido quando se deslocam sobre os dois membros posteriores, mas uma equipa de investigadores veio demonstrar que eles têm mais mobilidade do que isso.
Genética

Os sardenhos são mais baixos por viverem na ilha?

A população da Sardenha têm-se mantido de certa forma isolada, tornando possível encontrar frequentemente variações de genes que são raras noutras populações, algumas delas relacionadas com a altura.
Evolução Humana

Humanos de Atapuerca: robustez e cérebro pequeno

O estudo do conjunto de ossos dos humanos de Sima de los Huesos permitiu perceber que partilhavam semelhanças com os neandertais, mas também diferenças. E o tamanho do cérebro é a mais flagrante.
Paleontologia

Fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas

Foi encontrado o primeiro lagarto acrodonte no Novo Mundo. O fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas sobre evolução dos lagartos e sobre a distribuição das espécies no supercontinente Pangea.
Indústria

Piñatex: como vestir couro de ananás

Agricultura, moda e medicina são algumas das áreas onde o Piñatex pode ser utilizado. Trata-se de um material feito a partir dos resíduos obtidos na colheita do ananás.
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.
Evolução

Vídeo: tubarões nadam em vulcão submarino ativo

Um grupo de cientistas da National Geographic queria descobrir se o vulcão Karachi estava em erupção. E acabaram por descobrir tubarões a nadar dentro da cratera, rodeados de ácidos e de água quente.
Crítica de Livros

O macaco que se converteu em Deus

Em "Sapiens", Yuval Harari narra o improvável trajecto de uma criatura insatisfeita, irresponsável e que não sabe o que quer: o bípede sem pelo que se auto-intitulou Homo sapiens.
Crítica de Livros

Ascensão e queda do macaco todo-o-terreno

O Homo sapiens é senhor do planeta, mas não anda a sentir-se lá muito bem nos últimos tempos. "A História do Corpo Humano", de Daniel Lieberman, explica porquê, ligando evolução, saúde e doença.
Porto

Vídeo: da origem do espaço ao DNA na cúpula de um planetário

O Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva abre as portas totalmente remodelado e com uma apresentação digital: "Vida - uma história cósmica", produzida pela Academia de Ciências da Califórnia.
Biologia

Afinal, para que servem os homens?

A pergunta soa a provocação, mas é uma teoria que anda a ser discutida há anos. Agora uma equipa de cientistas conseguiu provas da importância dos machos na evolução das espécies: evitar a extinção.

Como o corpo da mãe muda (por dentro) na gravidez

Um video mostra a barriga de uma grávida por dentro e como ela se adapta numa gravidez. Porque afinal não é apenas o bebé que sofre transformações enormes durante a gestação.

Mais uma peça no puzzle da evolução celular

Saber como é que as células mais complexas evoluíram a partir das mais simples sempre intrigou os cientistas. A descoberta de uma nova espécie aparentada das bactérias pode trazer novas respostas.
Exposições

O discípulo açoriano de Darwin

Arruda Furtado, naturalista autodidata açoriano, é tema da mais recentes exposição do Museu Nacional de História e da Ciência. A ideia é dar a conhecer um importante cientista português do séc. XIX.

A curvatura lombar é extremamente sexy

Não é propriamente nas nádegas femininas que está a perdição dos homens. É na curvatura lombar. Porque uma curvatura perfeita é sinal de que as mulheres estão mais aptas a terem filhos.
Física

Capitalismo perfeito: a moeda vai ser intelectual

Michio Kaku esteve no Porto para conversar sobre um mundo digital que vai fazer mover recursos. A chave para o sucesso das nações está nas visões futuristas. E em perceber o poder da sabedoria.
Exposições

Especial/ O açoriano que trocava cartas com Darwin

O naturalista açoriano, desconhecido da maioria dos portugueses, correspondeu-se com Darwin. O jovem Arruda de 27 anos recebeu conselhos e livros do venerável cientista que tinha 72 anos na altura.
Evolução Humana

Será este o elo que faltava da evolução do Homem?

O fóssil do que será a mais antiga espécie do género Homo foi encontrado na Etiópia. É o mais antigo do Mundo, com 2,8 milhões de anos, e pouco mais novo que o mais recente Australopitecus.
Antropologia

Divisão de tarefas entre sexos já na pré-história

Já era conhecido que entre os caçadores-recoletores homens e mulheres tinham tarefas diferentes. Agora foi possível confirmar que entre os neandertais acontecia o mesmo.
Explica-me

Quem foi Charles Darwin?

Há 206 anos nascia aquele que se viria a tornar um dos cientistas mais influentes de sempre. Cerca de 50 anos depois publicava uma das suas obras mais polémicas.
Evolução

Será que a temperatura afeta as riscas das zebras?

Coesão social, termorregulação, camuflagem, evitar parasitas, entre muitas outras hipóteses, estão associadas às riscas das zebras, mas ainda não se sabe são fruto da seleção natural ou do acaso.
Evolução

Genética das aves mais diversa do que se pensava

A análise da informação genética de 48 espécies de aves ajudou a criar uma nova árvore evolutiva para este grupo. De umas poucas linhagens iniciais, o grupo das aves tornou-se um dos mais diversos.
Explica-me

Explica-me: A Lucy faz 40 anos

A descoberta deste exemplar em 1974 mudou a forma como se encarava a evolução do homem.
Estudo Científico

Há um vírus para a estupidez?

Cientistas norte-americanos descobriram um vírus que infeta a garganta de adultos saudáveis e acreditam estar associado a alterações na capacidade de raciocínio.

Que humano é este?

Os ossos descobertos em 2013 misturam traços de duas espécies de humanos. Os cientistas são cautelosos ao falarem de uma espécie nova e apontam outras possibilidades.

Os primeiros “pénis” ósseos em forma de L

Uma equipa de investigadores multinacional descobriu que todos os peixes placodermes tinham órgãos para cópula que desapareceram e foram mais tarde reinventados.
Psicologia

Os homens preferem mulheres de 20 anos

Os homens preferem mulheres na casa dos 20 anos, enquanto as mulheres escolhem homens da mesma idade ou mais velhos. Mas, segundo um estudo agora publicado, é a vontade delas que ganha.
Animais

Os chimpanzés são naturalmente violentos

Se vê alguma semelhança com o comportamento humano pode ter encontrado a justificação para alguns investigadores recusarem a conclusão do estudo agora publicado - a violência é uma adaptação natural.
Evolução Humana

Descoberto contemporâneo dos homens primitivos

Num importante sítio arqueológico espanhol foram encontrados 17 crânios que, apesar de se assemelharem a neandertais, podem ter evoluído antes destes.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a