Cartoon

Cartoon

Tiras inesquecíveis de 53 anos de "Mafaldinha"

7.240
A Mafalda, a contestatária, obra do cartoonista argentino Quino, faz hoje 53 anos que foi lançada. Veja algumas das melhores tiras que retratam o quão a "Mafaldinha" marcou desde miúdos a graúdos
Exposições

Alguns dos melhores cartoons do mundo no Porto

Guterres, Picasso, o Turismo e Donald Trump. Estes são os grandes alvos de um dos principais eventos internacionais de desenho humorístico do mundo. O PortoCartoon inaugura na sexta-feira.
Livros

Quer ser uma pessoa de bem? Aprenda com o Vilhena

1.540
Sempre atento à moral e aos bons costumes, José Vilhena publicou em 1959 um pequeno "Manual de Etiqueta" com conselhos úteis para quem quer saber comportar-se em público. Reunimos alguns.
Livros

A "Avelina" voltou, pronta para todo o çerviço

338
A trilogia de José Vilhena dedicada às aventuras e desventuras de Avelina, uma jovem criada, voltou agora às bancas pelas mãos da E-Primatur. Com os desenhos originais e tudo a que tem direito.
Cartoon

World Press Cartoon suspende salão em Cascais

O World Press Cartoon (WPC), salão português de desenho de humor na imprensa, não se realiza em 2016 devido à falta de "condições financeiras", anunciou o cartoonista António.
Cartoon

18ª edição do PortoCartoon começa esta quarta

O festival dedicado ao desenho humorístico vai regressar à cidade do Porto entre os dias 22 e 26 de junho. A programação farta inclui várias exposições e até uma Festa da Caricatura.
Cartoon

Morreu Siné, antigo cartoonista do "Charlie Hebdo"

Maurice Sinet, mais conhecido por Siné, morreu na manhã desta quinta-feira depois de uma intervenção cirúrgica. O antigo colaborador do jornal satírico "Charlie Hebdo" tinha 87 anos.
Viral

A Evolução do Homem explicada com piada

387
A roupa vai desaparecer, nós vamos voltar a andar de costas curvadas, mas evoluímos no modo de escrita: agora as teclas são preferidas aos lápis. Eis 16 ilustrações brincam com a evolução humana.
David Bowie

A homenagem dos cartoonistas a David Bowie

107
Um pouco por todo o mundo, ilustradores e cartoonistas pegaram nos lápis e nos pincéis para recordarem um dos músicos mais influentes do século XX.
Voo 7K9268

Moscovo condena caricaturas da Charlie Hebdo

Moscovo classificou de "blasfémia inaceitável" as caricaturas publicadas pela revista satírica francesa Charlie Hebdo sobre a queda do Airbus A-321 russo no deserto do Sinai, em que morreram 224 pessoas.
Obituário

Em memória do meu tio José Vilhena

595
Num texto exclusivo para o Observador, Luís Vilhena lembra o o mais subversivo cartoonista português. Fala de memórias da adolescência, de cartas de amor e de fotos surpreendentes.
Óbito

Morreu o cartoonista José Vilhena

1.624
O cartoonista José Vilhena morreu neste sábado aos 88 anos. Foi uma das maiores vozes da sátira política antes e após a ditadura. Rui Zink: "Se ele fosse norte-coreano, teria uma revista satírica lá".
Irão

O Estado Islâmico em cartoons

House of Cartoons, no Irão, promove mais um concurso de cartoons. Desta vez o tema é dedicado aos crimes praticados pelos operacionais do Estado Islâmico.
Atentados de Paris

Charlie Hebdo voltou aos quiosques, sem filas

O jornal satírico Charlie Hebdo regressou hoje às bancas, com uma tiragem de 2,5 milhões de exemplares, quase dois meses depois do ataque terrorista que dizimou a redação do semanário.
Palestina

Je suis investigado: Cartoonista suspenso

Mohammed Sabaaneh, um cartoonista do jornal oficial da Autoridade Palestiniana, desenhou Maomé e está a ser investigado. A ordem partiu do Presidente, Mahmoud Abbas, que esteve na marcha de Paris.
Mundo

Cartoon em jornal grego pinta Schäuble como Nazi

231
Governo alemão já veio condenar o desenho, que saiu num jornal esquerdista e no qual Wolfgang Schäuble surge a comparar os cidadãos gregos com os presos nos campos de concentração Nazi.
Livros

Um Kama Sutra só para casados, sem erotismo

593
Farley Katz e Simon Rich, dois norte-americanos, decidiram reescrever o Kama Sutra, o famoso manual sexual escrito por Vatsyayana, um filósofo indiano do século II d.C.
Atentados de Paris

"Desenhamos riscos, corremos riscos"

544
Ataque ao Charlie Hebdo visto pelos olhos de quem faz do cartoon um modo de vida. Luís Afonso (Público) e António (Expresso), defenderam a urgência de lutar pela liberdade de expressão.
Televisão

Vedetas de "Guerra de Tronos" em Matosinhos

Primeira Comic Con Portugal vai realizar-se entre 5 e 7 de dezembro, contando com a presença de diversas figuras da Banda Desenhada mundial e de séries como "Guerra de Tronos" e "Arrow".
Cartoon

Festival AmadoraBD faz 25 anos

A quatro dias da abertura AmadoraBD, o Fórum Luís de Camões, ainda tem muitas paredes vazias, à espera dos originais de banda desenhada e ilustração. A data é histórica: são 25 anos para celebrar.
Ébola

Este cartoon é português e tornou-se viral

2.029
André Carrilho publicou o cartoon em agosto no Diário de Notícias, mas os EUA só acordaram para ele dois meses depois. Porquê agora?
Cultura

Cartunista mundialmente famoso no Observador 

108
O Observador orgulha-se de recuperar uma tradição da imprensa mundial: a partir de segunda-feira irá encontrar nestas páginas uma nova tira humorística.
Humor

País às moscas para ver o mundial

177
Um autodidata que desde os 18 anos brinca com desenhos. O que mais lhe interessa é o texto, por isso assume um traço simples.
Cultura

O pai de Calvin e Hobbes voltou aos cartoons

Bill Watterson, o desenhador que inventou a tira Calvin e Hobbes, voltou ao cartoon. Desde 1995 que não o fazia.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site