Biografia

Entrevista

Maria Filomena Mónica vem ao Observador

A socióloga reeditou a sua autobiografia, "Bilhete de Identidade". Vai ser entrevistada em direto na redação esta terça-feira a partir das 15h30. Envie-nos as suas perguntas para leitor@observador.pt
Biografia

Autobiografia de Rita Lee chega a Portugal

345
Os excessos, a relação com a família, os tempos da ditadura e a vida em palco são recordados pela artista Rita Lee numa autobiografia que sai esta semana em Portugal, com prefácio de Rui Reininho.
Biografia

Biógrafo de Sampaio agradece patrocínio financeiro

155
O apoio de grandes empresas foi abordado durante a apresentação do segundo volume da biografia de Sampaio. Marques Mendes não teve problemas em lembrar a socialistas tempos que eles querem esquecer.
Biografia

Sampaio teve bolsa para livro. Ninguém diz valores

5.724
Foi criada uma bolsa que financiou parte da biografia de Sampaio. Autor considera esses apoios "indispensáveis", que ao todo envolveram sete entidades. Ninguém revela valores nem o protocolo da bolsa.
Biografia

Especial/ Sampaio vs Santana. Fomos comparar as duas versões

209
Passaram 13 anos, mas ainda faz mossa. Sampaio revela, na sua biografia, como decidiu dissolver a maioria de Santana Lopes. Fomos ler o livro que Santana escreveu em 2006 e comparámos as duas versões.
Biografia

Portugal, o país onde não podemos escrever livros

1.019
O timing da biografia de Sampaio é de elogiar. Ao cair em cima da provável acusação a Sócrates sempre nos permite lembrar que foi a sumidade agora biografada que criou tão honesto primeiro-ministro.
Letizia

A proposta indecente à Rainha Letizia

O passado da Rainha Letizia volta a dar que falar. A causa, desta vez, é a publicação de uma biografia onde são feitas revelações de alegadas propostas de cariz sexual a troco de cargos profissionais.
Biografia

Hilda Krüger. Os truques de sedução da espia nazi

Uma nova biografia coloca a nu tudo o que a atriz alemã fez, incluindo os fetiches sexuais que usou na cama para conseguir obter informação secreta. Incluindo de um futuro presidente do México.
Biografia

35 anos de GNR. Afinal, vale a pena crescer

O percurso de Reininho, Tóli e Jorge Romão chega esta quarta-feira às livrarias, numa biografia de 250 páginas cheias de histórias, peripécias e fotos antigas dos Trompas de Falópio. Perdão, dos GNR.
História

Ruy Roque Gameiro, escultor de mãos de gigante

426
Aos 29 anos, Ruy Roque Gameiro não era demasiado jovem para o seu nome ecoar pomposo entre os críticos da arte modernista portuguesa. Morreu jovem há 71 anos. Agora, a sobrinha-neta recorda-o.
Banda Desenhada

Osamu Tezuka, o "padrinho do anime"

Osamu Tezuka foi um ilustrador japonês de banda desenhada, cuja notoriedade lhe valeu o título de "padrinho do anime" e "Walt Disney do Japão". A sua biografia original foi traduzida para inglês.
Cinema

James Dean e Marlon Brando foram amantes?

As revelações da última biografia do ator James Dean são ricas em detalhes sobre a sua vida íntima. Os autores sugerem que manteve relações de caráter sexual com Marlon Brandon e Walt Disney.
Biografia

Anna-Teresa. Quem era a amiga de João Paulo II?

100
A amiga de João Paulo II não era uma mulher desconhecida: Anna-Teresa Tymieniecka era autora de vários livros de referência e fundadora de uma instituição dedicada à fenomenologia. Conheça-a melhor.
Biografia

Especial/ As ideias de Bill Gates. E o que ele fez com elas

O fundador da Microsoft foi um inovador no mundo dos negócios e agora faz o mesmo no mundo da filantropia. Um livro tenta perceber o essencial do pensamento estratégico de Gates. Pré-publicação.
Livros

Especial/ Quem foi o último estalinista? Cunhal ou Carrillo?

221
Mais um volume da biografia de Cunhal e uma nova biografia de Carrillo dão-nos duas visões bem distintas desses ícones comunistas, a primeira mais simpática, a segunda mais cáustica. Leitura comparada
História

Especial/ Margaret Thatcher, um ícone do feminismo

1.442
Governou com firmeza, combateu o comunismo, comandou uma guerra. E gostava de usar saias, chapéus e roupa de cores vibrantes. Maria João Marques escreve sobre a nova biografia da Dama de Ferro.
Teatro

Especial/ Vasco Santana. Bem-amado, mulherengo e boémio

294
Era bonacheirão. Mas também irascível. Não com mulheres: entre mulheres era um galanteador. Vasco foi o primeiro grande ídolo português. Estreia hoje na RTP1 o remake de "O Pátio das Cantigas".
Matemática

Especial/ Um matemático em busca de uma medalha maldita

191
Não se pode falar dela, não se pode pensar nela, mas Cédric Villani andou com ela na cabeça durante anos. A Medalha Fields é o prémio mais desejado da matemática. E ele conta como a conquistou.
Pré-Publicação

Especial/ Os dias de Cunhal em Moscovo

O novo volume da biografia de Álvaro Cunhal, por José Pacheco Pereira, chega agora às livrarias. Leia aqui um excerto onde se descreve a vida e as rotinas do líder do PCP na URSS.
Biografia

Como se reescreve uma vida? Drew Barrymore ensina

Ainda não era uma adolescente e já consumia álcool e drogas. A infância de Barrymore foi mais do que difícil e, aos 14 anos, já ela tinha escrito uma biografia. Agora, aos 40, a atriz repete o feito.
Biografia

O que se passava (mesmo) nas festas "bunga bunga"

Jornalista americano publica biografia de Silvio Berlusconi. Antigo chefe do governo italiano abriu-lhe as portas para o espaço onde, segundo o britânico David Cameron, havia "jacuzzis e prostitutas".
José Mourinho

Mourinho: "Benfica não estava preparado para mim"

Foi publicada ontem em Inglaterra a primeira biografia de José Mourinho assinada pelo próprio. Nela, o "special one" faz revelações curiosas e surpreendentes.
Biografia

Amante de Mitterrand conta história em livro

Passaram quase 20 anos desde que Mitterrand morreu, mas mais de 40 desde que ele e Anne Pingeot se tornaram amantes. Agora, na biografia do Presidente, ela lamenta ter sido apenas a amante.
Livros

"O jornalismo tem uma componente de traição"

Quando publicou a biografia de um dos maiores repórteres do século XX, não esperava tamanha polémica. Em entrevista ao Observador, o autor admite que, face às críticas, se deixou cair numa armadilha.
Biografia

"Não vejo justificação para qualquer correção"

109
Sofia Aureliano, autora da biografia autorizada, garante que não vai alterar o que escreveu sobre Portas e que já foi desmentido. "Passos não leu um único excerto da obra", acrescenta.
Coligação

O livro de Passos não é um mistério

Porquê ressuscitar a demissão irrevogável de Portas, poucos dias depois da renovada coligação? As explicações podem não ser tão misteriosas quanto parecem. Comentário Observador/TVI24.
Biografia

Passos na intimidade. Do romance às mornas

374
O outro lado de Passos Coelho. A biografia autorizada revela o lado menos conhecido do primeiro-ministro. A mulher, Laura Ferreira, é a protagonista.
Governo

Sucessão de Gaspar preparada durante um mês e meio

149
Biografia autorizada de Passos Coelho revela novos detalhes sobre a crise da coligação PSD/CDS. PM avisou Cavaco de que Gaspar ia sair um mês e meio antes e Portas demitiu-se por SMS.
Nazismo

Hitler, pactos com o diabo e uma morte tardia

309
O ditador alemão morreu em 1945. Será? Um escritor e jornalista argentino tem uma tese que contraria a história. Hitler pode ter morrido no Paraguai em 1971. E, em vida, esteve ligado ao ocultismo.
Literatura

Hans Christian Andersen, a vida e os contos

122
Um dos mais celebrados autores de contos infantis, Hans Christian Andersen nasceu a 2 de abril de 1805. No dia do seu aniversário comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil.
Manoel de Oliveira

Especial/ O cineasta que passou dois séculos a filmar

664
Hoje, Manoel de Oliveira será pela segunda vez um cineasta de consenso. O maior cineasta português merece um olhar objetivo e desapaixonado da sua obra, "sentida, sincera e significativa".
Biografia

Isabel dos Santos não precisa de "meios obscuros"

O poder de Isabel dos Santos deve-se à "proximidade do poder para os negócios. Não são precisos meios obscuros", diz Filipe Fernandes, autor da biografia de Isabel dos Santos lançada esta terça-feira.
Biografia

Fotografias nuas de "Jackie" foram orquestradas

É o que alega uma nova biografia dedicada à família Kennedy. Onassis terá dado indicações detalhadas a dez fotógrafos sobre o local onde estaria a mulher no momento em que as imagens foram registadas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site