Filosofia

Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Literatura

Morreu António Candido, Prémio Camões 1998

O escritor brasileiro António Cândido morreu, na madrugada desta sexta feira, aos 98 anos, anunciou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Civilização

O homem que matou Liberty Valance

A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Eutanásia

O dilema de Kumagai no Naozane

500
É preocupante quando vemos forças social-nacionalistas montarem em Portugal, perante a indiferença quase geral, novas estruturas sociais de opressão a adicionar às que já existem. Como a eutanásia.
Filosofia

Agostinho da Silva: Amado e Mal-Tratado

1.518
O paradoxo de Agostinho da Silva é ser amado e querido por muitos dos que o leram e ouviram e mal-tratado quer por parte de certa “inteligentzia nacional”, quer e sobretudo pelas instituições públicas
Crónica

A filosofia pelo fado (III)

Os fadistas, quando cantam, falam de si próprios? Mas os melhores fadistas são aqueles que sabem que cantar o fado não é falar, nem dar recados, e que a letra do fado pouco pode esclarecer.
Filosofia

Optimismos antigos e novos

Qual foi a maior contribuição de Portugal para o pensamento moderno? Não é talvez bom para a auto-estima, como agora se diz, mas foi indisputavelmente o terramoto de Lisboa de 1755.
Crónica

O culto do inexprimível

Quem acha que uma coisa é inexprimível sente-se também normalmente inclinado a exprimi-lo. Por isso, poucos de nós se contentam em dizer que não há nada a dizer sobre o cheiro do pão.
Filosofia

O lugar e o tempo

No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis.
Direito

Eutanásia e o «mito da autonomia»

973
A solidariedade é sentida como o primeiro e mais expressivo dever de humanidade. Por isso se rebela a inteligência e o coração contra os muros que se erguem e contra os mortos que ninguém chora.
Obituário

Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos

O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Crónica

A filosofia pelo fado (II)

A Casa da Mariquinhas representa o triunfo da sociedade civil. O ambiente é de domesticidade calma. Exerce-se uma profissão; e, claro está, a mobília é limpa com óleo de amêndoas doces.
FFMS

Novo livro de Carlos Leone: a crise, simplificada

O novo livro de Carlos Leone procura simplificar o conceito de "crise". Um livro que não foi feito para "ser lido por especialistas em crise, mas sim pelas pessoas do dia a dia”.
Filosofia

Um mundo arriscado

O fracasso das antigamente chamadas teorias matemáticas da guerra resulta precisamente da insuficiente atenção prestada ao elemento moral, que introduz factores de indeterminação que aumentam o risco.
Viral

Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica

100
É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Crónica

A filosofia pelo fado (I)

O fado da Moda das Tranças Pretas dá uma lição filosófica: a de que muitos costumes, convicções e hábitos começaram por ser versões cómicas de coisas desaparecidas.
Livros

E se a nossa vida estivesse dentro dos ecrãs?

223
O futuro não é amanhã. Já começou e sem darmos conta estamos a viver uma nova era civilizacional onde o real dá lugar ao digital. O filosofo Gilles Lipovetsky explica-nos este tempo com "Da Leveza".
Filosofia Política

Nem “de esquerda”, nem “de direita”

As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia

‘In illo tempore’ as vacas voavam

Insinuar publicamente a crença em vacas voadoras a partir de um lugar social chave, como o de primeiro-ministro, mais não é do que um sintoma da regressão da racionalidade nas sociedades ocidentais.
Cultura

Revendo crenças antigas

Às vezes, faz bem recuar a tempos longínquos e lembrar o que, no passado, acreditávamos sobre várias matérias. Que pintura, que música, que poesia, que romances, que filmes nos continuam a dar prazer?
Filosofia Política

Zilu e o traidor

125
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Cultura

Especial/ Heidegger: o ser, a destruição e a política

130
Passam quarenta anos sobre a morte de Martin Heidegger (1889-1976), um dos mais influentes filósofos do século XX. Como o ler hoje, de acordo com um plano por ele mesmo traçado pouco tempo antes?
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Música

Esta música é triste

Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia
Guerra

Há poucos problemas morais

Nenhuma teoria sobre justiça nos ensina a distinguir o que é justo, ou muito menos a fazer o que é certo.
Filosofia Política

O lugar do outro

O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.
Filosofia

“Sobre falar merda”

446
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.
Biografia

Anna-Teresa. Quem era a amiga de João Paulo II?

100
A amiga de João Paulo II não era uma mulher desconhecida: Anna-Teresa Tymieniecka era autora de vários livros de referência e fundadora de uma instituição dedicada à fenomenologia. Conheça-a melhor.
Viral

O animal que diz a velocidade do seu cérebro

1.566
Um pato ou um coelho? No século XIX, um filósofo austríaco desenhou esta imagem para falar sobre visão. Agora, um psicólogo diz que ela pode dizer muito sobre o ritmo da sua mente. Teste-a aqui.
Filosofia

Paixões e sociedade

Uma pessoa pode respeitar e admirar Passos ou Cavaco sem os querer, nos subtis prazeres intelectuais, iguais a nós. Basta reconhecer neles a vontade de respeitar as paixões comuns da nossa sociedade.
Lançamentos

Um livro para quem não percebe nada de Filosofia

282
"Um Breve Guia para Clássicos Filosóficos" pretende servir de introdução a alguns dos mais importantes pensadores ocidentais. Mas, se acha que já é um especialista, faça o nosso quiz.
Filosofia

O digital está a alterar o ser humano

176
O filósofo italiano Luciano Floridi defende que estamos a começar a Quarta Revolução, que "está a alterar a nossa noção sobre o que é ser humano."
Filosofia Política

Dilemas morais, política e Teoria dos Jogos

134
Pense no Google Self-Driving Car. E no seguinte dilema moral: se o carro estiver descontrolado, deve o software escolher atropelar cinco pessoas ou lançar o carro por um ribanceira matando o dono?
Amor

Confusos amantes sublunares

Nesta altura do ano, em que se costumam fazer vários votos para nós e para os outros, apeteceu-me a mim desejar um bom ano humano aos portugueses, sem discriminação de raça, religião, sexo ou partido.
Arte

O Verdadeiro, o Belo e o Bem

Mais do que no plano estético, e muito mais do que no plano do conhecimento, as paixões são irredutíveis. Não se dão na relativa pacatez do prazer estético nem na felicidade do conhecimento.
Livros

Crença e convicção

Passarão dez anos em 2016 sobre a morte de Fernando Gil — e lembrar a sua obra, uma obra de uma extraordinária riqueza e profundidade, é uma tarefa que deve ser levada a cabo.
Obituário

O pensador contra os pequenos mestres

Na morte de André Glucksmann, Paulo Tunhas pára um pouco para pensar sobre o marxismo, sobre o "pensamento a crédito" e sobre a estupidez que traz consigo a criação política do sofrimento humano.
Pessoas

Morreu filósofo francês André Glucksmann

O filósofo francês André Glucksmann morreu na noite de segunda-feira, aos 78 anos, em Paris, anunciou hoje o seu filho, Raphaël Glucksmann.
Depressão

As ideias que importam são as dos náufragos

1.085
Quando a morte está tão presente para alguém como um náufrago, as ideias, os pensamentos que se impõem e atravessam o espírito são de outra ordem. E grandeza.
Estreia da Semana

“Homem Irracional”: é a filosofia, estúpido!

460
O novo filme de Woody Allen, com Joaquin Phoenix, Emma Stone e Parker Posey, abre a citar Kant e é uma comédia romântica que se transforma num policial filosofante sobre crime, culpa e castigo.
Pais e Filhos

A filosofia no quarto dos brinquedos

373
O que acontece quando um filósofo é pai? No caso de Francisco Bosco, acontece um livro onde tanto se fala de Lacan como da perda do direito à ressaca. Entrevistámos o autor.
ADN

Como é que podemos ser todos iguais?

A filósofa Judith Butler é um dos nomes mais importantes nas teorias de género, feministas e queer. Esteve no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e falou connosco sobre a sua própria experiência.
Cultura

A falta de condições

O objectivo do poema filosófico ‘Não há condições’ é o de oferecer uma explicação para o facto de nunca se poder fazer absolutamente nada. A explicação consiste em alegar a falta de condições.
Filosofia

Condições invisíveis

Na história do leão Cecil, a minha simpatia vai toda para o leão e, dada a semelhança de muitos rostos humanos com os focinhos de certos animais, aconselharia prudência aos clientes do dentista.
Filosofia Política

O desejo de acreditar

O momento último da patologia das crenças políticas absolutas é o momento niilista em que o apetite da violência e a vontade de destruição, latentes desde o princípio, ganham todo o espaço possível.
Comportamento

As (muitas) vantagens de estar sozinho

11.822
A amizade ganha novo sabor, a criatividade e capacidade de liderança aumentam. É na solidão que está a liberdade. E a capacidade de ouvirmos a mente sem ruído, dizem os especialistas.
Filosofia

A grande regressão

A linguagem é sem dúvida um dos meios mais eficazes para nos fazer sair para fora da realidade e de fingir que ela não existe. A forma como o Syriza o está a fazer é deprimente.
Fotogaleria

O fotógrafo que capta emoções (e lhes dá sentido)

648
Adrian McDonald é um fotógrafo filósofo. Retrata emoções humanas fortes, desencadeadas por medos e conflitos. E tenta traduzir as imagens em palavras. Veja e leia. E depois reflita.
País

IAVE reconhece erro na prova docente de Português

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) admite o erro na prova docente de Português e desculpabiliza os professores que fizeram a prova de avaliação. Mas na prova de Filosofia, não.
FFMS

"Ética com Razões": o poder da reflexão filosófica

"Ética com Razões", um ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é uma reflexão rigorosa e desapaixonada sobre questões que interessam aos portugueses.
Liberdades

A polícia do espírito

Não há filmes, romances, ensaios, simples artigos de jornal fora dos lugares-comuns sobre o Estado Novo que a saliva corrosiva da elite bem-pensante, a polícia do espírito, não tente matar à nascença.
Filosofia

A dívida cristã à Grécia

551
Se a herança judaica situa a mensagem cristã no contexto da história de um povo, o pensamento helénico prepara o espírito humano para a compreensão da doutrina de Cristo como verdadeiro conhecimento.
Ciência

Como é o amor no cérebro

Estudar as reações neurológicas do mecanismo do amor dá resposta ao mistério das emoções. É tudo revelado num livro acabado de publicar nos Estados Unidos.
Mundo

Crónica Ocasional: O sentido da vida

140
50 mil anos de religiões, 2500 de filosofia e teologias, milhares de mitos, deidades, muitos mortos depois e continuamos sem saber. Quem somos, o que aqui fazemos, para onde vamos? Porque somos?
História

As relações políticas

Não há nenhuma dose de experiência da vida que seja necessária para se ser um bom político. Alguns dos melhores, e alguns dos piores, políticos de todos os tempos não tinham grande experiência da vida
Livros

A Filosofia é uma forma de paixão e amor pela vida

986
António de Castro Caeiro Professor de Filosofia traduziu obras de Aristóteles e Píndaro. Autor de "São Paulo, Apocalipse e Conversão" diz: a Filosofia permite identificar problemas para os superarmos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site