Revolução

Revolução

Como foi tirada a icónica foto de Che Guevara

150
O autor da fotografia mais emblemática de Che Guevara, o fotógrafo cubano Alberto Korda, considerou-a uma "casualidade". A imagem do dirigente comunista tornou-se num produto do capitalismo.
Comunismo

Especial/ Che Guevara: o homem que desprezava a humanidade

6.163
Há 50 anos morreu Che Guevara, o poster boy da revolução. Era uma máquina de matar ou um jovem sonhador? Das montanhas de Cuba aos Andes bolivianos, Rui Ramos conta a história de um fracasso.
Revolução

Catalunha

496
Que, além de ilegal, o pseudo-referendo catalão tenha sido uma paródia de si mesmo, com as mesmas pessoas a votarem várias vezes e mil outras coisas assim, mais uma vez nada conta.
Papa Francisco

Papa Francisco, o "revolucionário"?

O fundador das Brigadas Revolucionárias Carlos Antunes vê no papa Francisco “um homem sob o ponto de vista humano extremamente interessante” e também um revolucionário.
Papa em Fátima

Quando as Brigadas tentaram sabotar uma missa

As Brigadas Revolucionárias tentaram sabotar a homilia da missa da peregrinação de 13 de outubro de 1972 com uma gravação contra a guerra colonial. A operação falhou e o fundador conta como aconteceu.
Comunismo

A revolução comunista no país mais livre do mundo

210
As “Teses de Abril” de Lenine, publicadas a 20 de Abril de 1917, foram vistas como "um delírio", mas acabariam por se tornar no guião do golpe de Estado que passou à história como Revolução de Outubro
Global Shapers

Global Shapers: o futuro está nas mãos dos jovens

253
O país não tem dado tanto quanto poderia. Faz falta um Portugal jovem, polido, dinâmico, na frente. Arrojado sem ser ridículo. Moderno e consciente da sua história. Cosmopolita e solidário.
Comunismo

Rússia: O “25 de Abril” sem “25 de Novembro”

143
Ao contrário de Portugal, na Rússia não aconteceu um 25 de Novembro, mas sim um 25 de Outubro que pôs fim à tentativa de democratização. Militares e civis anti-bolcheviques não levavam Lenine a sério.
Centenário

100 anos da Revolução: Porquê na Rússia?

294
Lenine e os seus, que no exílio de Zurique souberam com surpresa da insurreição, lograriam depois, da Estação de Finlândia ao assalto ao Palácio Inverno, acender o rastilho do revolucionário século XX
Conversas à Quinta

A revolução que acabou mal: Rússia, fevereiro 1917

105
Não foi uma revolução planeada, antes a convulsão que há 100 anos levou à queda do czarismo e ao sonho de uma democracia constitucional, sonho que acabaria submerso pela sangrenta Revolução de Outubro
URSS

Era diferente se Trotski tivesse vencido Estaline?

949
Ao contrário do que sugere Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel
Revolução

Utopia e revolução

Reflectir sobre Outubro? Sem dúvida. Para limpar das cabeças os mausoléus de Lenine que lá ainda habitam, como em certas invocações nostálgicas de virtualidades não realizadas do nosso “25 de Abril”
PCP

Especial/ A exaltação (e a crítica) do PCP à revolução russa

396
O PCP abriu o centenário da revolução de 1917 com um texto de glorificação sobre as conquistas da URSS. Sem concretizarem, também reconhecem as "derrotas" e os "recuos" da construção do socialismo.
Hungria

A Revolução Húngara, 60 anos depois

145
A causa da Revolução Húngara de 1956 era a causa da democracia ocidental, que finalmente triunfou em 1989 — e que devemos saber voltar a defender hoje.
Bloco de Esquerda

A armadilha

730
Como é possível que, vivendo nós aprisionados nas sucessivas ondas de indignação-condenação promovidas pelos radicais, não vejamos os moderados a ser capazes de trazer os seus assuntos para o debate?
Revolução

Ódio de classe!

10.828
Mariana não sabe, não tem mundo para saber como são os verdadeiros ricos. Mas sabe uma coisa: “Não se pode ser rico inocentemente.” Todos roubaram, exploraram, ou são réus de qualquer crime semelhante
Revolução

Especial/ 28 de Maio. O grande interregno da nossa política

297
Nos 90 anos do 28 de Maio, Rui Ramos recorda a outra revolução, a que 'deu' ao País uma ditadura de quatro décadas. E traça os contrates e as analogias com o 25 de Abril, a revolução da democracia.
Conversas à Quinta

Quem fez a revolução que acabou com a I República?

290
Foi há 90 anos. A revolução de 28 de Maio saiu de Braga e desceu até Lisboa sem oposição. A I República já não tinha forças para resistir. E quem a derrubava ainda não tinha programa para a substituir
Comunismo

Da Revolução Cultural à crise académica de 1969

A influência da Revolução Cultural desencadeada há 50 anos pelo regime de Mao Zedong na China chegou a Portugal durante a crise académica de 1969, via movimento do Maio de 1968 francês.
Revolução

Especial/ Camarada Arlete a Belém! A trotskista vigarista

375
Arlete Vieira da Silva esteve quase a fazer história há 40 anos. Em 1976, foi a candidata dos partidos trotskistas - PRT e LCI - a Presidente. Mas, afinal, em vez de antifascista era uma caloteira.
25 de Abril

Especial/ Como Marcelo recordou o 25 de Abril (em 1977)

101
Marcelo Rebelo de Sousa fez o relato detalhado deste dia nas páginas do Expresso, três anos depois da Revolução, quando era jornalista. Bem diferente do que viverá esta segunda-feira, após 42 anos.
História

Eram assim as iranianas antes da revolução

1.843
Elas usavam maquilhagem, vestiam decotes e viviam como num qualquer país ocidental. Ironicamente, o fim da ditadura trouxe também menos liberdade para as mulheres. Veja como era antes o Irão.
25 de Abril

Guerra entre Santarém e Associação 25 de abril

301
"Vasco Lourenço não perde uma oportunidade de fazer a sua ‘prova de vida pública’ em claro menosprezo pelos valores de abril", afirma autarca em resposta a crítica dos capitães de abril.
Venezuela

Venezuela. Maduro vai "radicalizar" revolução

Maduro acusou empresários de estarem a sabotar o abastecimento de produtos no país e de usarem os dólares autorizados para as importações para "apunhalar" o povo.
Cuba

Naty: a mulher que ajudou Fidel na revolução

De burguesa a peça-chave no movimento revolucionário: é este o percurso de Naty Revuelta, a mulher por quem Castro se apaixonou e que vendeu as jóias para financiar um golpe para derrubar Batista.
Egito

Shaima, uma mártir que volta a acordar o Egito

Mais de 40.000 pessoas foram presas devido a protestos desde que ocorreu o golpe de Estado que depôs Mohamed Morsi em 2013.
Revolução

40 anos depois, o dia em que Spínola perdeu

28 de setembro. 1974. Era para haver uma "maioria silenciosa", mas não houve. Era para ter havido outra descolonização, mas não houve. E Spínola demitiu-se, a revolução acelerou. Memórias desses tempo

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site