Língua

Língua

Língua com 2500 anos está prestes a desaparecer

315
Só seis pessoas em todo o mundo a sabem assobiar. São habitantes de uma pequena aldeia no canto sudeste da ilha grega de Evia que nem sequer aparece no Google Maps. A língua é conhecida por sfyria.
CPLP

Bienal de Jovens Criadores da CPLP é inaugurada

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa tem início esta segunda e conta com a participação de 250 pessoas e vários representantes de países membros
Língua Portuguesa

Universidade de Macau com 450 alunos de português

Mais de 450 participantes vão integrar o 31.º curso de verão de língua portuguesa da Universidade de Macau, anunciou a instituição.
Língua Portuguesa

Língua portuguesa muito procurada na Austrália

690
O número de interessados em aprender português na Austrália tem vindo a aumentar, somando atualmente 650 alunos no país, afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Fenprof

Fenprof leva petição à Assembleia da República

A Fenprof vai entregar na Assembleia da República uma petição a pedir que os técnicos que ensinam Língua Gestual Portuguesa passem a ser legalmente professores. A petição recolheu 6 mil assinaturas.
Língua

Timor. Língua portuguesa é uma mais valia

1.255
O reitor da universidade nacional timorense defendeu esta terça-feira a importância da língua portuguesa para a diferenciação, afirmação e identidade timorense.
Língua

Especial/ Crónica de um desacordo anunciado

213
O hífen, os acentos e as consoantes mudas poderão voltar a ser o que eram. Pedro Vieira aplaude os regressos ortográficos e lembra que há outros acordos mais importantes na língua portuguesa.
Linguística

As três palavras portuguesas que ninguém traduz

10.221
Um novo estudo decidiu tentar traduzir as palavras sem tradução e expõe as palavras que, em todo o mundo, não têm interpretação literal. Três dessas palavras são portuguesas - saiba quais são
Professores

Língua gestual. Professores pedem estatuto docente

Professores de língua gestual portuguesa de várias zonas do país exigiram o reconhecimento da sua função como docente e a criação de um grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné. Novo protocolo para formar funcionários

A Guiné Equatorial e Portugal vão renovar o protocolo para formação de funcionários em língua portuguesa, que passará a abranger médicos, professores e jornalistas, além de diplomatas.
Tecnologia

As palavras mais pesquisadas no Priberam em 2016

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa divulgou a lista das palavras mais procuradas em 2016. O ramo imobiliário esteve em destaque com a palavra mais pesquisada.
Língua

"Brexit" entra para o Dicionário da Oxford

Vários anos depois de ter surgido, "Brexit" entrou finalmente para o Dicionário da Oxford juntamente com outras 1.499 palavras. Uma delas graças a Beyoncé.
Linguística

Anunciadas as dez candidatas a Palavra do Ano

A votação para a Palavra do Ano arranca esta quinta-feira e dura até ao último segundo do ano. Entre as candidatas encontram-se "Brexit", "campeão", "geringonça" e "racismo".
Língua

Pós-verdade. A palavra do ano de Trump e do Brexit

A palavra do ano é escolhida pela instituição que edita o prestigiado Dicionário Oxford. A deste ano é usada para descrever as formas de política usadas no Brexit e na eleição de Trump.
Nações Unidas

ONU: português aprovado como língua oficial

1.649
O Presidente da República anunciou que foi aprovada, na Cimeira da CPLP, a proposta do português ser a língua oficial da ONU. Marcelo refere ainda que esta sugestão foi do Presidente do Brasil.
António Costa

Macau é "uma enorme ponte virtual" do português

O primeiro-ministro, António Costa, comparou Macau "a uma enorme ponte virtual" que liga a China aos países de língua oficial portuguesa de vários continentes, conferindo-lhe uma dimensão de centralidade a vários níveis.
Língua

Encontro de poetas de língua portuguesa no Brasil

O terceiro Encontro de Poetas da Língua Portuguesa conta com poetas de vários países lusófonos, como anunciou a organização.
Ciência

Especial/ Será que ser bilingue mantém o cérebro em forma?

702
A maioria das pessoas fala mais do que uma língua, o que indica que o cérebro pode ter evoluído de modo a funcionar em várias linguagens. Se assim for, o que perde quem fala apenas um idioma?
Língua

Oiça aqui. Como soava a primeira língua falada?

O proto-indo-europeu é considerado o idioma-mãe de todas as línguas indo-europeias. Não há registos escritos da mesma, mas graças a uma forma de cálculo estatístico inovadora já se sabe como soava.
França

Português: uma das línguas estrangeiras em França

15.326
O ministro da Educação de Portugal disse ue o português passará, a partir do próximo ano letivo, a integrar os currículos do sistema escolar francês como língua estrangeira.
Língua

Conhece a origem da expressão canícula?

Significa dias quentes ou um período de calor intenso: muita gente o sabe. Mas poucos imaginam que a origem da expressão, vem dos tempos das civilizações grega e romana.
Crónica

Fóssil

Estranha coisa, a linguagem, que nos fossiliza em tenra idade: nos envelhece tão cedo. Tão frescos por fora, por dentro dinossauros.
Cultura

Especial/ Portugal perdido na tradução? Palavras que usamos mal

2.159
Uma praga de vocábulos invasores, maioritariamente de origem inglesa, está rapidamente a tomar o lugar de espécies endémicas, perante a costumeira passividade das autoridades lexicográficas.
Cultura

A insustentável leveza da Língua Portuguesa

416
Ora sendo a língua portuguesa a pátria de nós todos, como quis o desassossegado Soares, que dizer dos homens públicos de todos os quadrantes que a usam descuidadamente ou com ignorância?
História

Especial/ A geografia que se esconde sob a língua

189
Os blue jeans são retintamente americanos? E Portugal é nome que se associe a fruta doce e sumarenta? A etimologia está cheia de equívocos geográficos e desvios inesperados.
Música

Ana Moura esgota Olympia

199
A fadista Ana Moura abre a digressão internacional do novo álbum, "Moura", na sexta-feira, no Olympia, em Paris, com a sala já esgotada, anunciou a sua promotora.
Costumes e Tradições

Camané estreia-se esta segunda-feira em Teerão

O fadista Camané estreia-se hoje na capital iraniana onde, no Fajr International Music Festival, apresenta o seu mais recente álbum, "Infinito presente", e revisita uma carreira de cerca de 35 anos.
Diplomacia

Cante alentejano estreia-se na capital espanhola

O cante alentejano faz-se ouvir hoje, pela primeira vez, em Madrid, com a atuação dos cantadores de Vila Nova de São Bento e d'Os Ganhões de Castro Verde, no Teatro do Círculo de Bellas Artes.
Língua

PSD e CDS querem promoção de português no Brasil

A criação da Escola Portuguesa de São Paulo e garantir a cooperação do instituto Camões na recuperação do Museu da Língua Portuguesa, parcialmente destruído por um incêndio, são propostas que serão discutidas no parlamento esta quinta-feira.
Relações

O que faz com que sinta um “click” com alguém?

100
No amor ou na amizade, o que nos faz sentir empatia com outra pessoa? Um livro editado nos Estados Unidos responde que há pelo menos uma coisa que pode controlar para conseguir ter "ligações mágicas".
Música

Camané atua no Irão e na África do Sul

O fadista Camané atua, em fevereiro, no Irão e na África do Sul, com um programa que contempla o seu mais recente álbum, "Infinito presente", e revisitará uma carreira de cerca de 35 anos.
Música

Katia Guerreiro na Grande Salle da Ópera de Lyon

A fadista Katia Guerreiro estreia-se hoje na Grande Salle da Ópera de Lyon, na região Rhône-Alpes, no leste de França, sendo a primeira portuguesa a subir a este palco, num concerto em nome próprio.
Costumes e Tradições

Lídia Jorge evoca o seu amigo Vergílio Ferreira

201
Lídia Jorge, que foi amiga de Vergílio Ferreira e diz que o escritor foi "decisivo" na sua carreira, defende que, no centenário do nascimento, se devia falar dele "do ponto de vista da alegria longa".
Ilustração

26 palavras de que precisa, mas não sabia

841
Para chamar nomes aquele colega que faz sempre perguntas idiotas ou para descrever a ansiedade antes de receber uma mensagem da pessoa amada. Novas palavras em inglês (mas traduzidas)
Mercado Discográfico

Marco Paulo celebra 50 anos de carreira

O cantor Marco Paulo celebra 50 anos de carreira com uma série de espetáculos, projeta gravar mais discos e promete continuar a cantar, enquanto se "sentir bem".
Música

Mísia apresenta o duplo CD "Para Amália"

A fadista Mísia apresenta o seu mais recente álbum, "Para Amália", editado em outubro último, na quinta e sexta-feira, no Teatro Stary, em Lublin, no leste da Polónia, a 170 quilómetros de Varsóvia.
Novo Acordo Ortográfico

Acordo ortográfico.MNE espera aplicação sem pressa

Portugal já adotou o Novo Acordo Ortográfico e o Brasil também, mas Angola não o autorizou. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que espera "calmamente que esse processo se conclua".
Língua

A Palavra do Ano 2015 é "Refugiado"

"Refugiado" foi eleita a Palavra do Ano 2015, anunciou o grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.
Língua Portuguesa

Acordo ortográfico. 215 milhões usam nova grafia

A aplicação do Acordo Ortográfico no Brasil eleva para 215 milhões os falantes de português a usar a nova grafia. Destes, cerca de de 200 milhões são brasileiros.
Língua

Crioulo português de Malaca em risco de extinção

O crioulo português de Malaca, na Malásia, luta por sobreviver e os seus falantes tentam preservar, através de aulas e contactos culturais, um idioma que só é falado em pleno por cerca de cem pessoas.
Costumes e Tradições

Lisboa: Teatro S. Luiz com quatro estreias em 2016

O Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, conta apresentar, no primeiro semestre de 2016 a estreia internacional de "Sobre o conceito do rosto do Filho de Deus", de Romeo Castellucci.
Língua

ExperimentaDesign encerra este domingo

A nona edição da Bienal ExperimentaDesign encerra este domingo, após mês e meio de uma programação centrada na individualidade. A edição de 2015 decorreu em três cidades portuguesas.
Porto Editora

Palavra do Ano: "refugiado" e "terrorismo" no top

Os vocábulos "refugiado", "terrorismo" e "acolhimento" lideram a votação para a Palavra do Ano 2015, que será conhecida no dia 4 de janeiro.
Língua

Obras de Júlio Pomar e Almada Negreiros em leilão

As telas "Maria da Fonte", de Júlio Pomar, e "Arlequim, Bailarina e Cavalo", de Almada Negreiros, vão ser leiloadas esta quarta-feira, com uma base de licitação de 150 mil euros.
Música

Lura e Mariza entre os dez melhores álbuns do ano 

Os álbum "Herança", de Lura, e "Mundo", de Mariza, estão entre os dez melhores do mundo, segundo a revista de música e entretenimento britânica Songlines.
Língua

Porque é que falamos à bebé?

163
Uns gostam, uns acham idiota e outros evitam, mas a verdade é que praticamente toda a gente fala ou já falou de forma infantil perante um bebé, um cão ou o parceiro. Mas de onde vem esta inclinação?
Língua

Museus com mais 6,2% de visitantes

O INE anunciou que os 392 museus do país receberam 11,7 milhões de visitantes em 2014, mais 6,2% face ao ano anterior, com 24,5 milhões de bens no seu acervo.
Marcas

Os piores nomes do mundo para uma marca? Estes

A língua inglesa é cada vez mais universal: mas há empresas cujo nome pode chocar os que dominam a língua. Fique a conhecê-las: algumas já tiveram de mudar de nome!
Diplomacia

Pouca ação na valorização da língua portuguesa 

O coordenador do congresso internacional "Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro", Carlos Reis, afirmou em Coimbra que "falta vontade política" e ação por parte dos países e entidades responsáveis na difusão e valorização da língua.
Ciência

Descoberta área comum no cérebro sobre linguagem

3.064
Foi identificado em Espanha um "princípio universal" da organização da língua no cérebro, onde se ativam áreas comuns ao decifrar a comunicação oral e escrita.
Língua

"Acolhimento" ou "terrorismo" palavras do ano?

"Acolhimento", "terrorismo" e "esquerda" estão entre as dez palavras que marcaram a atualidade de 2015, segundo fonte da Porto Editora, que organiza a iniciativa "palavra do ano".
Pessoas

Reflexões sobre a obra da pintora Paula Rego

Uma conferência internacional dedicada ao imaginário da pintora Paula Rego vai decorrer em Lisboa, na terça e na quarta-feira, e divulgará parte de um documentário que está a ser realizado pelo filho, Nick Willing.
Cultura

Mariza recebe em Barcelona o prémio Ondas Especial

468
Os prémios Ondas Especial são atribuídos pela Radio Barcelona, desde 1954. "Mariza é uma artista que revolucionou e fez evoluir o género [fado], tornando-o uma linguagem universal".
Cultura

ExperimentaDesign estende-se para além de Lisboa

A 9.ª edição da Bienal ExperimentaDesign decorre desde hoje nas cidades de Lisboa, Porto e Matosinhos, até 20 de dezembro, e apresentará quatro exposições, uma sobre o design na Àfrica lusófona.
Literatura

John Berger: exposição inaugura este domingo

A exposição faz parte do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) e conta com leituras por parte do escritor britânico de 89 anos, além da exibição de filmes.
Literatura

Toda a ficção de Dylan Thomas num só volume

129
A Livros do Brasil anunciou hoje a publicação, na quinta-feira, de "Retrato do artista quando jovem cão e outras histórias", do escritor Dylan Thomas, nascido há exatamente 101 anos, no País de Gales.
Literatura

"Minha mulher, a Solidão", ou Pessoa e as mulheres

957
A obra "Minha mulher, a Solidão - Conselhos a Casadas, Malcasadas e algumas Solteiras", de Fernando Pessoa, que reúne textos do poeta e dos seus heterónimos sobre as mulheres, apresentada em Lisboa.
Cinema

"John From" de João Nicolau em festival francês

A segunda longa-metragem do realizador João Nicolau, "John From", foi selecionada para a competição internacional do Festival de Cinema Entrevues Belfort, em França.
Música

José Cid antecipa próximo álbum 

O músico José Cid apresenta o seu mais recente álbum, "Menino prodígio", que passa em revista os êxitos de uma carreira de 50 anos, e antecipa temas do próximo CD, nos concertos no Porto, este mês, e em Lisboa, em dezembro.
Cultura

A vida nos países mais multilingues do mundo

Nestas cidades falam-se centenas de línguas, mas toda a gente se entende. Entre o inglês e as línguas nativas, esta é a vida de quem mora nos países mais multilingues do mundo.
Literatura

Direitos de autores portugueses negociados

Hélia Correia, distinguida este ano com o Prémio Camões, é uma das escritoras cujos direitos de publicação vão ser negociados na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior encontro anual do mercado editorial.
Cultura

Vencedor do Prémio literário LeYa é conhecido hoje

O vencedor do prémio LeYa 2015 é conhecido esta terça-feira. O vencedor do ano passado foi "O meu irmão", de Afonso Reis Cabral, colunista do Observador.
Costumes e Tradições

Livro de Alberto Manguel apresentado hoje

204
O livro "Uma história da curiosidade", de Alberto Manguel, é apresentado pelo jornalista Carlos Vaz Marques, esta terça-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site