Prémio Nobel

Economia

Do Nobel, da racionalidade e da moralidade

167
O ecossistema que usa expressões como “especuladores da economia de casino” ou “fundos abutres” assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas.
Prémio Nobel

“O agente racional e a agente temperamental”

166
No fim dos anos 70, Richard Thaler veio dizer-nos que nem todos os agentes eram racionais. Mas Thaler vai mesmo mais longe e argumenta que a regra é não sermos racionais, homens e tudo.
Economia

Richard Thaler e o Estado como senhorio público

164
Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade.
Prémio Nobel

Especial/ Nobel. Porque fazemos o que é mau para nós?

1.038
Richard Thaler, norte-americano distinguido com o Nobel da Economia esta segunda-feira, é um académico que dedicou a carreira a mostrar a razão por que as teorias económicas falham tantas vezes.
Prémio Nobel

Norte-americano Richard Thaler é Nobel da Economia

451
A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu o Nobel da Economia de 2017 a Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Especial/ Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Nobel da Paz

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Nobel da Paz

Nobel da Paz para ICAN, contra as armas nucleares

152
O Comité Norueguês do Nobel distinguiu a ICAN, uma organização não-governamental internacional que procura abolir as armas nucleares.
Nobel da Literatura

Japão felicita Kazuo Ishiguro pelo Nobel

Kazuo Ishiguro é britânico mas nasceu em Nagasaki. O seu Nobel da Literatura está a fazer capas de jornais e e aberturas de noticiários no Japão.
Prémio Nobel

Em direto: Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

O Nobel da Paz poderá distinguir este ano os esforços contra a proliferação de armas atómicas, numa altura em que a crise norte-coreana assume contornos de Guerra Fria. Siga aqui o anúncio em direto.
Literatura

"Os Despojos do Dia" mudou a vida a Jeff Bezos

139
Hoje, muitos dirão que gostam de Ishiguro. Amanhã, se calhar ainda mais. Mas ontem já havia um que gostava mesmo: Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo que se inspirou no Nobel da Literatura.
Nobel da Literatura

O que pode ler de Kazuo Ishiguro em português

150
"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
Medicina

Especial/ Acerte o relógio se quer prevenir o cancro

224
Alterações no relógio interno, como aquelas causadas pelo trabalho por turnos, podem levar ao aparecimento de cancro. Angela Relógio estuda esta relação na maior universidade de Medicina da Europa.
Química

Nobel da Química para ver microestruturas

390
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu esta quarta-feira o prémio Nobel da Química para a microscopia crioeletrónica, uma técnica que permite ver estruturas de biomoléculas em solução.
Física

Prémio Nobel da Física para ondas gravitacionais

370
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física a três investigadores da colaboração LIGO/VIRGO ligados à observação das ondas gravitacionais.
Medicina

Nobel da Medicina para o relógio biológico

832
O prémio Nobel da Medicina, atribuído todos os anos pela Academia do Nobel no Instituto Karolinska, premiou os três investigadores que descobriram o mecanismo que regula o relógio biológico.
Nações Unidas

Nobel da Paz quer operações da ONU mais focadas

O Nobel da Paz José Ramos-Horta defendeu que as operações de paz da Nações Unidas devem ter uma gestão mais centrada nas pessoas, com a coordenação a ser cada vez mais no campo.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
China

China garante que viúva de Nobel "é livre".

As autoridades chinesas garantiram que Liu Xia, a viúva do Nobel da Paz Liu Xiaobo, "é livre", mas os amigos têm denunciado que não podem contactá-la e que está sob vigilância do regime.
Morte

Trump envia condolências pela morte de Liu Xiaobo

A Casa Branca divulgou, na quinta-feira, um breve comunicado onde transmitiu as condolências de Donald Trump perante a morte do nobel da paz. A sua mulher, Liu Xia, continua em prisão domiciliária.
António Guterres

Guterres lamenta morte de Liu Xiaobo

António Guterres lamentou a morte do ativista chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz, que morreu vitima de cancro no hospital, sob custódia, depois de quase nove anos numa prisão na China.
Morte

Morreu Liu Xiaobo, o ativista político chinês

389
O Nobel da Paz Liu Xiaobo morreu esta quinta-feira aos 61 anos, vítima de um cancro terminal. Ativista democrático, foi preso por questões políticas em 2009 e serviu a sentença até à morte.
China

"Quero casar com aquele inimigo da pátria!"

Liu Xiaobo foi condenado a 11 anos de prisão em 2008, antes de receber o Nobel da Paz. Como pode o amor de um ativista democrático sobreviver a um regime autoritário?
China

Dissidente chinês, Nobel da Paz, em estado crítico

O dissidente chinês Liu Xiaobo está "num estado crítico", anunciou o hospital onde o prémio Nobel da Paz 2010 deu entrada após ter saído da prisão devido a um cancro do fígado.
China

China. Prémio Nobel Liu Xiabo interrompe cuidados

O hospital chinês onde o prémio Nobel Liu Xiabo está internado suspendeu o uso de medicamentos devido a complicações com o fígado do ativista. O uso de medicina tradicional também foi suspenso.
Paz

EUA pedem 'liberdade de movimentos' a Nobel da Paz

Os Estados Unidos pediram à China que conceda "liberdade de movimentos" ao Nobel da Paz chinês. Liu Xiao tinha sido condenado por subversão e está hospitalizado devido a um cancro em fase terminal.
Bob Dylan

Bob Dylan plagiou o discurso do prémio Nobel?

123
Faltou à cerimónia de entrega e recebeu o prémio mais tarde. Agora, é acusado de plágio do discurso de aceitação. Queria citar "Moby Dick" mas a frase que usou será de um site de análises de obras.
China

Nobel da Economia vai dirigir centro chinês

O economista norte-americano Thomas Sargent vai dirigir na China um centro de estudos e investigações financeiras centrado na inteligência artificial e no uso 'big data'.
Bob Dylan

Demorou mas valeu a pena: Dylan falou como Nobel

408
Sete meses após ter sido distinguido com o Nobel da Literatura, Bob Dylan entregou o discurso de aceitação e já pode receber o prémio de 820 mil euros. Fala de "Moby Dick", "Odisseia" e Buddy Holly.
Gabriel García Marquez

Cinco histórias sobre "Cem anos de solidão"

322
A obra-prima de Gabriel García Márquez saiu há 50 anos: o título foi uma segunda escolha; a versão final foi quase destruída por um temporal; e houve um engano no envio de uma encomenda
Música

Bob Dylan a fazer a América grande outra vez

145
"Triplicate" chega no mesmo fim de semana em que o músico-poeta recebe o Nobel na Suécia. E ambos servem para reconhecer o valor que pode ter uma canção. Com Dylan parece que nada é por acaso.
Nobel da Literatura

Finalmente, Bob Dylan recebeu o Nobel

O músico e compositor norte-americano recebeu, este sábado, o Nobel da Literatura que lhe foi atribuído no ano passado. Mas ainda falta o discurso. E o dinheiro.
Prémio Nobel

Bob Dylan recebe prémio Nobel este fim de semana

Bob Dylan vai receber este fim de semana o dinheiro do Prémio Nobel da Literatura. O anúncio foi feito pela própria Academia. O compositor tinha até 10 de junho para reclamar os 839 mil euros.
Castelo Branco

Belmonte recebe Colóquio da Lusofonia

237
A vila de Belmonte recebe entre 6 e 9 de abril a 27.ª edição do Colóquio da Lusofonia, que conta com a presença do prémio Nobel da Paz Ximenes Belo, anunciou esta sexta-feira a autarquia local.
Donald Trump

Donald Trump proposto para Nobel da Paz

1.659
O nome de Donald Trump foi proposto por um compatriota, cuja identidade não foi revelada, pretende ver reconhecida a sua "ideologia de paz pela força". Putin e Papa Francisco entre os nomes propostos.
Nobel da Literatura

Nobel Alexievich no Festival Literário da Madeira

A jornalista bielorrussa, que se dedica sobretudo a escrever livros de não ficção sobre a história da União Soviética, vai estar na sessão de abertura do evento, que acontece de 14 a 18 de março.
Bob Dylan

"Serão as minhas músicas literatura?"

Num discurso lido pela embaixadora norte-americana, Bob Dylan agradeceu à academia "por dar uma resposta tão maravilhosa" àquela pergunta. Não foi receber o Nobel porque tinha "outros compromissos".
Prémio Nobel

Nobel: Patti Smith esqueceu-se da letra da canção

170
A cantora Patti Smith, escolhida para cantar uma música de Bob Dylan, Prémio Nobel da Literatura, esqueceu-se de parte da canção durante a cerimónia e pediu desculpa pelo nervosismo.
FARC

Nobel da Paz é "presente dos céus"

O presidente colombiano recebeu o prémio Nobel da Paz, na cerimónia de entrega do galardão na capital da Noruega, Oslo, pelo trabalho pela paz no país, nomeadamente o acordo conseguido com as FARC.
Prémio Nobel

Tradutor da obra de Dylan daria Nobel a Cohen

224
Pedro Serrano, que durante dois anos se dedicou a traduzir a obra lírica de Bob Dylan, considera a atribuição do galardão "totalmente merecida", mas defende que deveria ter sido entregue a Cohen.
Prémio Nobel

Dois meses depois, Bob Dylan agradece prémio Nobel

A Fundação Nobel anunciou ter recebido o discurso de agradecimento do músico norte-americano Bob Dylan, dois meses depois de ter sido distinguido com o prémio da Literatura.
Bob Dylan

Dylan falha cerimónia de entrega do prémio Nobel

156
Músico diz que já tinha compromissos que o impedem de estar presente na cerimónia. Diz, no entanto, estar "extremamente honrado" e terá, a partir de 10 de dezembro, seis meses para fazer discurso.
Nobel da Literatura

Dylan diz que vai à cerimónia do Nobel "se puder"

432
Ao jornal inglês The Telegraph, o cantor falou pela primeira vez sobre o Nobel da Literatura e diz até que ficou satisfeito por saber que tinha sido o contemplado com o prémio.
Nobel da Literatura

A indústria dos prémios e o caso Dylan

279
Depois do Nobel de Svetlana Alexijevich, largamente ignorado, cabia agora à Academia regressar a uma escolha segura ou surpreender ainda mais mas, desta vez, sem cair no desinteresse. Fê-lo com Dylan.
Nobel da Literatura

"Bob Dylan é indelicado e arrogante"

330
A frase é de Per Wastberg, escritor sueco que criticou o cantor e autor americano, depois de uma semana sem que Dylan tenha feito qualquer comentário por ter recebido o Nobel da Literatura.
Prémio Nobel

Bob Dylan deu sinal sobre o Nobel! Afinal não...

Na página oficial de Bob Dylan surgiu uma referência discreta (a primeira) ao prémio Nobel da Literatura. Mas pouco tempo depois, a informação foi apagada.
Nobel da Literatura

"No próximo ano dão o Nobel a um futebolista?"

3.316
O escritor Mario Vargas Llosa, Nobel de 2010, critica a "banalização" e o vale-tudo da "cultura do entretenimento" e considera que Bob Dylan não merece o galardão. "É um equívoco", remata.
Prémio Nobel

Vargas Llosa pede Isabel Preysler em casamento

Mario Vargas Llosa, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, pediu em casamento a "socialite" Isabel Preysler, após ter terminado casamento de 50 anos com Patricia Llosa.
Nobel da Literatura

Citar Dylan vale um almoço entre cientistas

O prémio Nobel da Literatura foi citado, até hoje e desde meados de 1970, mais de duzentas vezes em artigos científicos. E tanta citação valeu uma aposta numa universidade sueca: um almoço.
Nobel da Literatura

Academia Sueca desiste de tentar contactar Dylan

1.571
Academia Sueca desistiu de tentar contactar diretamente o músico norte-americano. Atribuição do Nobel da Literatura não estará em risco.
Música

Bob Dylan e "Mozambique"

Bob Dylan lançou "Mozambique" em 1976, uma canção que muitos moçambicanos apenas descobriram com a atribuição, na quinta-feira, do Prémio Nobel da Literatura ao autor norte-americano e que, há quarenta anos como agora, está longe de gerar consenso.
Nobel da Literatura

Academia ainda "não conseguiu" falar com Bob Dylan

142
A Academia Sueca ainda "não conseguiu falar" com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num concerto nos Estados Unidos.
Nobel da Literatura

Leonard Cohen, o Nobel e "a montanha mais alta"

1.334
O músico e poeta canadiano Leonard Cohen aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan e considerou que é como "dar uma medalha ao monte Evereste por ser a montanha mais alta".
Nobel da Literatura

Joan Baez elogia atribuição de Nobel a Bob Dylan

Joan Baez, uma das mais próximas colaboradoras e antiga companheira de Bob Dylan, aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura ao artista. Baez disse que o seu "dom com as palavras é inultrapassável".
Bob Dylan

Wikipédia de Alice Vieira vandalizada

309
Um utilizador alterou a página de Wikipédia da escritora Alice Vieira e adjetivou-a de "c* amarga" por causa dos comentários que teceu sobre Bob Dylan. Só a página portuguesa foi afetada.
Nobel da Literatura

O sacana do Nobel

323
Enquanto o mundo discute se Dylan merecia ou não o Nobel da Literatura, Nuno Costa Santos diz que o melhor a fazer é ouvir a música, seguir as letras e lembrar o grande compositor e escritor que é.
Nobel da Literatura

Especial/ Bob Dylan está do lado certo da história

668
Telmo Rodrigues, autor das teses "Bob Dylan: Música com Poesia" e "For a Lark: The Poetry of Songs", escreve sobre o novo Nobel da Literatura, "um dos escritores mais importantes das últimas décadas".
Nobel da Literatura

O que será deste prémio depois de Bob Nobel?

358
Com Dylan está aberta toda uma Caixa de Pandora da história contrafactual. E se tivessem escolhido outro músico? Quem seria merecedor da distinção? Pedro Vieira deixa algumas sugestões.
Nobel da Literatura

Marcelo sobre Dylan:"The Times They Are a-Changin"

344
Presidente da República comentou atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan considerando-a um "sinal claro de que os tempos estão a mudar". Marcelo deixou uma nota no site da Presidência.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site