BCE

BCE

Nem em 2020 a inflação será a ideal na zona euro

Mario Draghi reconhece que irá, provavelmente, terminar o seu reino sobre o banco central da zona euro sem nunca atingir os 2% de inflação que são a meta definida pelo banco central.
Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e confirmou que a partir de janeiro vai reduzir o programa de compra de ativos destinado a apoiar a economia da zona euro.
Economia

BCE. Juros de Portugal foram os que mais desceram

Segundo cálculos da Moody's, os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu.
Economia

Comissão e BCE pedem maior redução da dívida

Instituições antecipam melhorias na economia portuguesa, mas também um abrandamento no médio prazo, querem mais na redução da despesa e defendem que as poupanças devem servir para reduzir a dívida.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Grécia

Grécia. BCE reduz limite de liquidez de urgência

A pedido do Banco da Grécia, o Banco Central Europeu reduziu o limite de liquidez de urgência que os bancos podem pedir. O decréscimo é de 1.100 milhões de euros.
Mercados Financeiros

Especial/ "Mercados vão voltar a evitar os mais endividados"

514
Economista-chefe da Schroders acredita que tudo ficará bem se o "céu continuar azul" na economia europeia, mas quando o BCE sair de cena os investidores voltarão a desconfiar de quem tem mais dívida.
Reserva Federal

Quem é o homem de Trump para mandar no dólar?

Jay Powell deverá suceder a Janet Yellen ao comando da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo. Republicano, tem passado ligado à banca de investimento -- não é economista.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
BCE

BCE vai comprar mais de 12 mil milhões em Portugal

BCE compra mais 270 mil milhões em dívida europeia até setembro de 2018, a nova data prevista para o fim do programa de estímulos. E a dívida que Portugal pagar ao BCE será investida em nova dívida.
BCE

BCE reduz compras de dívida para metade

Programa irá durar pelo menos até setembro de 2018, mas a metade do ritmo atual: compras de 30 mil milhões por mês. BCE reserva o direito de alargar (ou acelerar) o programa se a inflação não subir.
BCE

BCE. A arte de fazer um desmame sem ninguém notar

Banco Central Europeu deve anunciar esta quinta-feira uma redução do ritmo mensal de compras de dívida. O desafio de Mario Draghi é o de iniciar o desmame sem fazer voltar a crise financeira.
Crise na Zona Euro

Se Portugal tem cumprido regras, não teria crise

195
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010.
Novo Banco

BCE autoriza Lone Star a comprar Novo Banco

210
O presidente do Novo Banco disse que o fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu para comprar o banco. A concretização do negócio estará para breve.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
BCE

BCE quer reduzir número de bancos na Europa

A presidente do conselho de supervisão do BCE defende as fusões, a nível nacional ou além-fronteiras, com o objetivo de diminuir o número de instituições bancárias. O setor bancário tem 280% do PIB.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Bitcoin

Vítor Constâncio: "Bitcoin é especulação"

110
O vice-presidente do Banco Central Europeu considera que a moeda virtual bitcoin não é uma moeda mas sim "uma forma de especulação". Cada bitcoin valia, no fim da semana, 3.600 dólares
BCE

Expansão da zona euro continua sólida

A expansão económica da zona euro continua a ser sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio criar incerteza devido às implicações na estabilidade dos preços.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1.648
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
BCE

Subida dos juros pode fazer descarrilar a retoma

Banco de Compensações Internacionais, o "banco central dos bancos centrais", avisa que juros não podem subir muito rapidamente. Economista-chefe do BCE está "preocupado" com as crianças.
BCE

BCE decide em outubro se avança para o desmame

Mario Draghi confirma que já houve um debate – "muito, muito preliminar" – sobre a retirada dos estímulos monetários na zona euro. Em outubro, "boa parte das decisões sobre essa matéria será tomada".
Taxas de Juro

BCE deixa taxas de juro inalteradas

Banco Central Europeu anunciou que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento a manter-se em zero.
Bancos Centrais

Jackson Hole, onde os banqueiros se reúnem

Mario Draghi, Janet Yellen e todos os principais líderes de bancos centrais estão, por estes dias, em Jackson Hole, nos EUA, para o simpósio anual de política monetária. Draghi no centro das atenções.
Dívida Pública

BCE comprou 517 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu adquiriu 517 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em julho, acima dos 498 milhões de junho, o nível mais baixo desde que arrancou este programa.
BCE

BCE tem dois novos diretores-gerais

O Banco Central Europeu nomeou como diretores-gerais Hans-Joachim Klöckers e Massimo Rostagno, com efeitos a partir de 1 de agosto.
Crise financeira

BCE, bancos e governos: lições da crise

Agora que a urgência da crise passou é importante refletir sobre a criação de uma instituição Europeia para apoiar os Estados em dificuldades (ilíquidos, mas não insolventes) de forma permanente.
Bolsa

Taxas inalteradas, bolsas seguem negativas

As bolsas europeias seguem esta sexta-feira ligeiramente negativas depois do BCE ter deixado as taxas de juro inalteradas. Em Lisboa, o PSI20 avançou 0,01% para os 5.314,84 pontos.
BCE

BCE discute fim dos estímulos no outono

Mario Draghi manteve o compromisso de que só nas condições ideais é que os estímulos serão retirados. Para já, o BCE não se compromete nem com uma data para anunciar decisões.
BCE

BCE mantém estímulos pelo menos até dezembro

Governadores decidiram manter taxas de juro em níveis historicamente baixos e o nível de compras de dívida, pelo menos, até dezembro. Enquanto as condições não forem as desejadas, estímulos continuam.
BCE

Técnicos do BCE já preparam desmame dos estímulos

Dia de reunião entre os Governadores do BCE, a última antes das férias do verão -- um período que, para alguns técnicos do banco central, será para preparar o fim do programa de compras de dívida.
BCE

Banco Central Europeu deve manter taxas de juro

O Banco Central Europeu deverá manter as taxas de juro e tranquilizar os mercados na reunião desta quinta-feira. Os economistas também não esperam que se registem alterações nas taxas de juro.
União Europeia

Especial/ Regras do défice são processo politicamente penoso

Em entrevista ao Observador, o diretor do mais influente "think tank" de Bruxelas diz que as regras do défice europeias são cada vez mais um processo politicamente penoso, que traz pouco retorno.
BCE

Especial/ "Ainda temos empregos, são é empregos diferentes"

115
Em entrevista ao Observador, os economistas David Autor e Anna Salomons dizem que os robôs não nos roubaram empregos, mas quem tem menos qualificações está cada vez pior e deve ser apoiado.
BCE

Especial/ A caminho do Robocalypse?

226
Num futuro não muito distante, os carros vão conduzir-se sozinhos, vamos ser atendidos por computadores, policiados por robôs e geridos por inteligências artificiais. E os nossos empregos?
BCE

Robôs, super empresas e outras discussões do BCE

Mais um ano, mais uma conferência do BCE em Sintra. 150 banqueiros centrais, académicos e jornalistas e deu para tudo: robôs, super empresas, monopólios, Trump e até para nervosismo nos mercados.
BCE

UE devia criar incentivos para reformas nos países

Responsável da Comissão Europeia defende incentivos do orçamento comunitário para reformas estruturais e diz que Portugal foi quem mais cortou no investimento em educação entre 2010 e 2013.
BCE

BCE vai manter estímulos até garantir a retoma

Mario Draghi aproveitou o ambiente mais informal em Sintra para enviar uma mensagem aos mais conservadores no BCE: os estímulos são para manter até a inflação recuperar. Retirada só de forma gradual.
BCE

Vozes da desgraça já não passam de "sussurros"

Mario Draghi abriu a conferência do BCE com um tom marcadamente mais otimista e relembrou os profetas da desgraça contra o euro e a UE: não passam de "sussurros que mal se ouvem".
BCE

Eleição de Trump mostrou que crescer não chega

Ex-presidente da Reserva Federal dos EUA falou esta segunda-feira em Sintra e deixou críticas à falta de atenção dos decisores políticos à parte da população que perdeu com a globalização.
BCE

"A maior fonte de desigualdade é o desemprego"

Presidente do BCE começou a sua visita a Portugal pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas dos incêndios que afetaram a zona de Pedrógão Grande. Banqueiros centrais já estão reunidos em Sintra.
BCE

BCE volta a Sintra para discutir crescimento

Cerca de 150 governadores, economistas, académicos e jornalistas estarão pelo quarto ano em Sintra para o encontro anual do BCE. A grande estrela deste ano é Ben Bernanke, ex-presidente da Fed.
Banca

Bruxelas quer liquidar dois bancos italianos

BCE determinou que o Veneto Banca e o Banca Popolare di Vicenza eram inviáveis ou tinham probabilidade de sê-lo. Liquidação deverá seguir os procedimentos de insolvência habituais em Itália.
BCE

BCE quer controlar transações depois do Brexit

O Banco Central Europeu quer alterar um dos artigos do seu estatuto. A instituição quer supervisionar a compensação das transações em euros, que está concentrada em Londres.
Crime Informático

Bancos devem informar BCE de ataques cibernéticos

Os bancos deverão informar o BCE a partir deste verão sobre todos os ataques cibernéticos significativos de que forem alvo, de forma a que a autoridade monetária possa avaliar a situação.
BCE

BCE publica acordo de liquidez de emergência

O BCE publicou esta segunda-feira o texto do acordo de provisão de liquidez de emergência para aumentar a transparência, depois da decisão adotada pelo Conselho de Governadores em 17 de maio.
BCE

Draghi. Zona euro ainda precisa do estímulo do BCE

Presidente do Banco Central Europeu considera que o perigo da deflação está afastado, mas que a retoma da zona euro ainda precisa de uma dose "substancial" de política monetária.
BCE

BCE revê previsões do crescimento e inflação

O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em alta as suas previsões de crecimento na zona euro, mas baixou as relativas à inflação.
BCE

BCE deixa taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu decidiu deixar, esta quinta-feira, as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às principais operações de refinanciamento a manter-se em 0%.
Banco Popular

Bruxelas. Venda do Banco Popular é "bom exemplo"

O comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, considerou que a compra do Banco Popular pelo Santander é um "bom exemplo" da aplicação das regras do Mecanismo Único de Resolução bancária.
BCE

Presidente do BCE lamenta atentado a Papademos

O presidente do Banco Central Europeu lamentou o atentado contra o ex-primeiro-ministro grego Lucas Papademos, classificando-o como um "corajoso servidor da Grécia e da Europa".
BCE

Portugal arrisca "bola de neve" com juros altos

Banco central está mais preocupado com os riscos de subida abrupta nos juros na zona euro, sobretudo desde que Donald Trump venceu as eleições nos EUA e os juros dos "Treasuries" começaram a subir.
Política

O país onde todas as notícias são boas

1.428
Na última meia dúzia de anos, os portugueses passaram por dois regimes noticiosos: entre 2011 e 2015, não podia haver boas notícias; desde 2015, não pode haver más notícias.
Bolsa

Bolsas europeias continuam em queda

As bolsas europeias seguem uma tendência negativa, à espera da divulgação das atas da última reunião do Banco Central Europeu.
BCE

BCE publica guia de avaliação dos administradores

O Banco Central Europeu publicou um guia que clarifica critérios de avaliação dos bancos. São 35 páginas. Experiência, conflitos de interesse e independência de espírito são alguns deles.
Mercados Financeiros

Juros a descer? É "cedo para cantar vitória"

Taxas no mercado estão nos valores mais baixos desde novembro, apesar de o BCE estar a comprar menos dívida. Commerzbank alerta, contudo, que "é demasiado cedo para cantar vitória". E explica porquê.
BCE

Draghi. Ainda é cedo para pôr fim a estímulos

O presidente do Banco Central Europeu disse esta quarta-feira que a política de estímulos monetários do BCE termina quando se cumprirem os objetivos de inflação e que ainda é cedo para o fazer.
BCE

BCE: recuperação na zona euro cada vez mais sólida

Mario Draghi defende que a recuperação económica da zona euro "é cada vez mais sólida", mas considerou que a inflação terá ainda de mostrar-se resistente a longo prazo.
BCE

Economia melhora, mas ainda não convence Draghi

BCE manteve taxas de juro e programa de compra de ativos. Mario Draghi reconhece melhorias mais consistentes na economia da zona euro, mas mantém a cautela e a política. Ainda há riscos no horizonte.
BCE

BCE deverá manter taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter as taxas de juro de referência para a zona euro na sua reunião desta quinta feira, em Frankfurt, segundo os analistas ouvidos pela Lusa.
BCE

Bancos europeus aliviam crédito às empresas

O Banco Central Europeu informou que a principal causa para este alívio é o aumento da concorrência entre as instituições financeiras.
BCE

BCE. Economistas alemães alertam para perigos

A política de juros nulos do Banco Central Europeu é criticada no conselho de assessores do ministério da Economia alemão, composto por 25 economistas, que alerta para os perigos da mesma.
Governo

Sim, dá muito jeito ter António Costa no governo

1.759
A oligarquia portuguesa percebeu que improvisações orçamentais efémeras bastam para ir buscar dinheiro ao BCE, e que enquanto isso durar não precisará de mudar o Estado ou de libertar a economia.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site