BPN

BPN

MP pede prisão de ex-ministro e Oliveira Costa

732
O Ministério Público pediu a condenação a prisão efetiva para o ex-ministro da saúde Arlindo Carvalho, Oliveira Costa e restantes arguidos no caso BPN. A medida da pena fica ao critério do coletivo.
Donald Trump

Especial/ Manafort. Os laços a Portugal do homem de Trump

Fez uma proposta para a campanha de Soares de 1986 e esteve envolvido num negócio ruinoso do BPN. As relações com Portugal do homem de Trump que se soube esta semana ter estado sob escuta.
BPN

Alegações de Oliveira Costa adiadas

As alegações finais do julgamento que sentou no mesmo banco dos réus o antigo ministro da Saúde,Arlindo de Carvalho, e o ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, voltaram a ser adiadas.
BPN

BPN. Alegações finais do julgamento adiadas

As alegações finais do julgamento que sentou no mesmo banco dos réus o antigo ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e o ex-presidente do BPN Oliveira Costa foram adiadas para 3 de julho.
BPN

BPN. Alegações finais são conhecidas hoje

Arlindo de Carvalho e Oliveira Costa vão esta segunda-feira a julgamento conhecer as alegações finais. O ex-ministro da Saúde e o ex-Presidente do BPN respondem por crimes em coautoria.
Fogo de Pedrógão Grande

SIRESP. Passos renegociou, mas foi Costa a aplicar

298
A PPP do sistema de comunicações de segurança foi renegociada no Governo de Passos Coelho, em abril de 2015, mas só foi aprovada com Costa. PSD diz que acordo só foi finalizado em setembro.
Tribunal de Contas

BPN já custou ao Estado 3,66 mil milhões de euros

O custo acumulado da nacionalização do BPN para o Estado continuou a subir e no final de 2016 ultrapassava os 3,66 mil milhões de euros, segundo um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas.
Justiça

Direito de resposta de Luís Duque

Ao abrigo de artigo 24º, da Lei da Imprensa, o ex-vereador da Câmara de Sintra exerce o direito de resposta a um artigo publicado no Observador.
BPN

As frases do juiz que condenou Oliveira Costa

341
O Observador leu a sentença do processo principal do BPN e escolheu as frases mais marcantes do juiz que liderou o coletivo que julgou este caso durante quase sete anos.
Crime

Especial/ Por que razão Oliveira Costa foi condenado?

212
José Oliveira Costa, o homem que provocou a primeira nacionalização desde 74/75, foi condenado a uma pena de prisão de 14 anos. Saiba porquê e conheça os pormenores do principal processo do caso BPN.
BPN

Oliveira Costa recorre da sentença de 14 anos

3.841
O ex-presidente do BPN foi condenado a 14 anos de prisão efetiva, a pena mais pesada decidida pelo Tribunal de Lisboa, mas vai recorrer. Luís Caprichoso terá de cumprir oito anos e meio de prisão.
BPN

BPN. Oliveira Costa ausente de leitura do acórdão

O advogado de Oliveira Costa, Leonel Gaspar, afirmou que "é possível que não haja" leitura do acórdão do processo principal do caso BPN, adiantando que o cliente não estará presente.
BPN

Especial/ Dias Loureiro e a mala com 1,5 milhões em notas

2.065
Novos documentos do processo Dias Loureiro revelam mais indícios que levaram o MP a investigar o ex-ministro de Cavaco. Incluem dinheiro vivo, offshores, um libanês e até um colaborador de Trump.
BPN

Caso BPN. Juiz adia leitura do acórdão

O juiz presidente do processo principal do caso BPN, Luís Ribeiro, adiou para 24 de maio a leitura do acórdão que estava agendada para a próxima semana.
Justiça

Eu não dou para o peditório de São Dias Loureiro

2.726
É preciso muita lata para Dias Loureiro se apresentar como um mártir da Justiça. E muito despudor e desconhecimento da lei para se condenar a PGR por causa do despacho de arquivamento do inquérito.
BPN

BPN teve negócios com chefe da campanha Trump

Paul Manafort, investigado pela alegada ingerência russa nas eleições de novembro, participou em negócios ruinosos para a SLN (e para o BPN, que os financiou), envolvendo Dias Loureiro e um líbio.
BPN

Dias Loureiro. "Perdi um grande amigo", Cavaco

337
Dias Loureiro diz ao Diário de Notícias que "nunca ganhou no BPN mais do que o seu salário, nem 1 centavo" e que nos últimos 8 anos perdeu um amigo "incondicional" a quem deu "o melhor", Cavaco Silva.
BPN

Especial/ BPN. Por que razão Dias Loureiro não foi acusado?

1.481
A censura expressa aos negócios que envolvem o ex-conselheiro de Estado não impediu o arquivamento das suspeitas por parte do Ministério Público. Descubra as razões que impediram a acusação.
BPN

Dias Loureiro e o caso BPN: "Estou estarrecido"

3.474
O antigo ministro de Aníbal Cavaco Silva diz-se "preocupado" com as insinuações feitas pela Ministério Público no despacho de arquivamento do caso BPN.
BPN

Arquivado caso de Dias Loureiro e Oliveira Costa

7.110
O Ministério Público informou que arquivou o inquérito contra Dias Loureiro e José de Oliveira e Costa relacionado com o caso BPN.
Brasil

Parparticipadas acorda venda do BPN Brasil

A empresa pública Parparticipadas (uma das que ficou com ativos do ex-BPN) acordou a venda do BPN Participações Brasil a uma empresa brasileira por cerca de 13 milhões de euros.
BPN

Empresas com ativos do ex-BPN somam prejuízos

As empresas públicas que ficaram com ativos do ex-BPN, banco nacionalizado em 2008, já acumulam prejuízos de quase 4,7 mil milhões de euros desde que foram criadas, em 2010.
BPN

BPN. Nacionalização pode custar 5,4 mil milhões

243
Tribunal de Contas admite que saldo negativo da nacionalização do BPN atinja 5,4 mil milhões se o Estado suportar as perdas das sociedades que gerem ativos do banco. BIC já recebeu mais do que pagou.
BPN

BPN custou 3,2 mil milhões ao Estado desde 2011

Tribunal de Contas calcula que gastos tenham crescido para 3,2 mil milhões de euros. Gastos com reprivatização previstos no orçamento para este ano é de quase 30 milhões e custos podem aumentar.
BPN

Caso BPN: leitura do acórdão só em abril de 2017

A decisão sobre o caso BPN será conhecida a 28 de abril de 2017. De recordar que o julgamento mediático dura desde dezembro de 2010, ou seja, há mais de cinco anos.
BPN

Caso BPN. Arguidos devem comparecer no julgamento

Os arguidos do caso BPN deverão comparecer na última sessão das alegações finais. O Ministério Público solicitou pena de prisão entre os 13 e os 16 anos para Oliveira e Costa.
BPN

BPN: Advogados dos arguidos criticam jornalistas

Advogados de defesa dos arguidos do caso BPN queixaram-se, nas alegações finais, da falta de presença da comunicação social nesta fase do processo, referindo que há "avidez por condenações pesadas".
BPN

BPN. "Acionistas nunca foram controlados"

Oliveira e Costa alegou em tribunal que ficou provado que os acionistas do BPN nunca foram controlados por si. O antigo fundador do grupo SLN/BPN afirmou que esta é uma mera teoria desmascarada".
BPN

MP quer 13 a 16 anos para Oliveira e Costa

508
O Ministério Público defende uma pena de prisão de 13 a 16 anos para José Oliveira e Costa, no âmbito das alegações finais do processo principal do caso BPN. Julgamento iniciou-se em 2010.
BPN

MP deixa cair acusação de burla qualificada

O Ministério Público deixou cair a acusação de burla qualificada contra Hêrnani Silva Ferreira no julgamento principal do caso BPN. As acusações contra os restantes arguidos mantêm-se.
BPN

Arrancam as alegações finais no caso BPN

As alegações finais começaram com três dos 15 arguidos que vão ser ouvidos. A sessão no Palácio da Justiça em Lisboa começou com a intervenção do procurador Jorge Malhado.
BPN

Caso BPN: Alegações finais arrancam hoje

184
A fase de alegações finais do julgamento do caso BPN arranca hoje, com o primeiro de dois dias de alegações do Ministério Público, num julgamento que se arrasta há quase cinco anos e meio.
Justiça

Alegações finais do caso BPN começam terça-feira

A fase de alegações finais do julgamento do processo principal do caso Banco Português de Negócios arranca na próxima terça-feira. Os dois primeiros dias são para as alegações do Ministério Público.
BPN

Tribunais pedem que BPN pague obrigações SLN

Após a nacionalização do BPN em 2009, o banco já aceitou chegar a um acordo relativamente à compra de obrigações SLN, pagando aos clientes que processaram o banco.
Efisa

Relvas chamado a explicar negócios com Efisa

207
Miguel Relvas vai ser chamado a prestar esclarecimentos ao Parlamento sobre as ligações ao Banco Efisa. Ao Observador recusa dizer se aceita ou não esclarecer as dúvidas dos deputados.
Banif

A engenharia financeira para "resolver" o Banif

Solução complexa, decisão tomada em pouco tempo, com muitas condicionantes, com um pouco da solução adotada para o BPN e para o BES. A fatura final não será muito diferente para o contribuinte.
Pintura

Destino da coleção Miró continua em aberto

O ministro da Cultura afirmou que "está tudo em aberto" quanto ao destino dos quadros de Miró, apontando como prioridade a inventariação da coleção, que tanto pode ficar "depositada" a Norte como a Sul.
Economia

Vendido por 36 milhões com crédito de 94 milhões

A venda do BPN Crédito em 2014, por 36 milhões de euros, levava associada um crédito potencialmente recuperável de 94 milhões de euros, segundo o parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado de 2014.
BPN

BPN: Julgamento do processo principal quase no fim

O julgamento do processo principal do caso BPN, que começou há cinco anos, vai entrar em breve na fase das alegações finais, que deve ter início ainda no primeiro trimestre de 2016.
Pessoas

Duas pinturas de Vieira da Silva vão para o museu

235
Duas pinturas de Maria Helena Vieira da Silva e uma do marido, Arpad Szenes, provenientes do ex-Banco Português de Negócios (BPN), vão na terça-feira para o museu com o nome da pintora, em Lisboa.
BPN

BPN. Julgamento dura há 5 anos

136
O julgamento do processo principal do caso BPN recomeçou esta manhã em Lisboa. Sessões iniciaram-se no final de 2010. Só uma das 150 testemunhas chamadas foi ouvida durante sete meses.
BPN

Guia para não se perder no caso BPN

Alguns processos de contra-ordenação contra os ex-gestores do BPN estão em risco de prescrição enquanto os processos-crime marcam passo no Ministério Público e nos tribunais.
BPN

Parvalorem fecha venda do Efisa

O banco de investimento Efisa foi vendido por 38,3 milhões de euros, mas antes houve aumento de capital. Comprador é uma sociedade de investidores angolanos e portugueses.
Explique Isso Melhor

As contas alteradas da Parvalorem e o défice

Maria Luís Albuquerque sugeriu uma estimativa menos pessimista das perdas da empresa que gere os ativos do BPN. Alteração teve impacto no défice? Não, na altura. Mas as perdas ainda não pararam.
Legislativas 2015

Pickles, chamuças, BPN. Dia "picante" na coligação

Coligação está em Coimbra, mas não vê estudantes nem passeia pelas ruas. Entre visitas a fábricas de azeitonas, pickles e chamuças, o "picante do dia" foi a notícia sobre prejuízos escondidos do BPN.
Economia

Parvalorem. Auditor duvidou da previsão de perdas

112
Em reserva às contas de 2012 da Parvalorem, o auditor alerta para imparidades insuficientes e garantias sobreavaliadas. Em 2013, a previsão de perdas foi reforçada. Só perdas reais entram no défice.
Economia

Maria Luís diz que "pode e deve" fazer perguntas

168
Ministra das Finanças rejeita ter dado instruções sobre as contas da empresa que gere os ativos tóxicos do BPN. Mas reconhece que questionou expectativas demasiado pessimistas.
Maria Luís Albuquerque

Governo nega manipulação das contas da Parvalorem

542
Foi a própria ministra das Finanças, à data secretária de Estado, que deu ordem à administração da Parvalorem para rever as imparidades. Ministério nega que haja "manipulação ou ocultação" de números.
BPN

Estado reforça capital do Efisa antes de o vender

O acordo para a venda do Efisa, o banco de investimento do ex-BPN, foi anunciado ainda sem encaixe. Antes da venda, o Estado tem vindo a reforçar o capital do Efisa para cumprir rácios legais.
BPN

Duarte Lima diz que vendeu quadro legalmente

O ex-deputado Duarte Lima disse que a venda do quadro de Brueghel, o Jovem, por dois milhões de euros, para abater uma dívida à Parvalorem, ligada ao antigo BPN, "foi toda feita dentro da legalidade".
BPN

Duarte Lima vendeu quadro para pagar ao BPN

190
O ex-deputado Duarte Lima vendeu um quadro de Pieter Brueghel, o Jovem, datado de 1627, por dois milhões de euros, para abater uma dívida à Parvalorem, ligada ao antigo BPN.
Justiça

Como o Lava Jato cruza vários processos em Portugal

1.018
Operação Marquês, Monte Branco, BPN. O escândalo brasileiro cruza vários processos nacionais. 5 gráficos para perceber a teia de ligações que a PGR vai ajudar o Brasil a investigar.
BPN

Em 2014, o BPN custou mais 485 milhões ao Estado

574
O Estado já gastou mais de 2 mil milhões de euros com o BPN - e a fatura deve aumentar, diz o Tribunal de Contas. Só em 2014, o banco custou mais 485 milhões.
Justiça

Férias Judiciais? Há investigações sem descanso

As férias judiciais começam esta quinta-feira. Há investigações que ficam penduradas até setembro, altura da rentrée, mas os trabalhos dos processos considerados urgentes continuam. Quais são eles?
BPN

CDU quer obras de Miró do ex-BPN em Coimbra

A CDU quer as 85 obras de Joan Miró, do ex-BPN, no Convento de São Francisco, em Coimbra, cujas obras de adaptação a Centro de Convenções e Espaço Cultural devem terminar no final do ano.
BPN

Nacionalização do BPN: primeira gestão em tribunal

Atual equipa da Parvalorem põe queixa-crime contra administradores do banco nomeados após a nacionalização do banco, por crimes de gestão danosa e abuso de poder.
País

Juíza não cumpriu prazo da sentença do Banco Insular/BPN

sentença do caso do Banco Insular/BPN, lida em outubro de 2014, no Tribunal da Supervisão, em Santarém, não foi depositada no prazo dado pelo Conselho Superior da Magistratura.
BPN

CMVM multa BIC, Estado paga

518
O Estado assumiu o risco jurídico dos processos pendentes contra o BPN quando vendeu o banco ao BIC. Será responsável pela multa de 200 mil euros da CMVM que suspendeu metade por dois anos.
CMVM

BPN. Coima de 100 mil euros a Oliveira e Costa

104
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários multa ex-administradores do BPN. Oliveira e Costa com coima de 100 mil euros por violações diversas,nomeadamente do dever de prestar informação aos clientes.
DCIAP

Caso BES trava investigação de outros processos

O relatório de atividades do Departamento Central de Investigação e Ação Penal é claro: para reforçar a equipa que investiga o Grupo Espírito Santo, há processos que ficaram por concluir.
Supervisão Bancária

Ajudem o Banco de Portugal a reformar-se

186
Olhando para tudo o que se sabe sobre o comportamento do Banco de Portugal nos caos BPN e BES é legítimo suspeitar que se mais não falhou é porque mais não houve onde pudesse falhar
Justiça

Quadros de Miró. Pedida condenação para todos

828
Ministério Público pediu a condenação de todos os envolvidos no processo da venda das 85 obras de Miró do ex-BPN e a impugnação do arquivamento da classificação da coleção.
Justiça

Especial/ Dez anos, 14 comissões de inquérito. E condenados?

440
Desde 2005, realizaram-se 14 comissões de inquérito. Algumas, poucas, nasceram de processos-crime. Outras levaram à instauração de processos. Mas, na maior parte dos casos, ainda não há resultados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site