Crédito

Crédito

Concessão de crédito à habitação ficou mais fácil

As condições da concessão de crédito no quarto trimestre de 2017 na zona euro foram suavizadas para o crédito à habitação, conclui o Banco Central Europeu (BCE).
Banca

Banca quer reduzir malparado para metade até 2021

Os seis maiores bancos com empréstimos problemáticos no balanço querem reduzir o crédito malparado para 10% da carteira até 2021. É pouco menos de metade do nível registado em 2016.
Crédito

Clientes podem forçar bancos a ir a arbitragem

Os clientes bancários podem recorrer a meios extrajudiciais de litígios para conflitos de crédito à habitação ou ao consumo até 5 mil euros, sendo os bancos obrigados a participar nessa mediação.
Crédito

Crédito ao consumo atinge máximo de cinco anos

Os novos créditos ao consumo atingiram no passado mês de novembro o valor máximo em cinco anos. Foram emprestados quase 655 milhões de euros. Crédito automóvel é o mais alto desde 2012.
Crédito à Habitação

Estimada subida da prestação de crédito habitação

As prestações pagas pelas famílias aos bancos pelo crédito à habitação voltaram a descer em 2017, mas menos do que em anos anteriores, e para 2018 os analistas estimam uma subida ligeira.
Crédito

Crédito automóvel sobe quase 30%

Os novos créditos ao consumo automóvel cresceram 29,1%, num total de 255 milhões de euros. O crédito pessoal aumentou 15% e o dos cartões de crédito 11,9%.
Pais e Filhos

Pede o que quiseres para o Natal. O pai compra

178
88% dos pais portugueses entre os 18 e os 34 anos reconhece que gasta mais com os filhos do que aquilo que pode. Os inquiridos acusam as redes sociais de pressão social.
Economia

Taxas máximas para créditos pessoais caem

As taxas máximas aplicáveis aos créditos pessoais vão descer no primeiro trimestre de 2018, enquanto os juros dos cartões de crédito vão subir, divulgou o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Banco de Portugal pode apertar a malha ao crédito

138
No relatório sobre estabilidade financeira, o BdP anuncia que está a "ponderar" adotar medidas para levar os bancos a avaliar o melhor possível a capacidade creditícia no crédito à habitação.
Moçambique

Moçambique. Crédito malparado aumentou 66%

O crédito malparado no setor bancário moçambicano aumentou 66% entre 2015 e 2016. A crise financeira em Moçambique atingiu o pico no último ano.
Euribor

Euribor a seis meses em queda

Os clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses vão pagar menos em dezembro. Já os que têm crédito a prazo de três meses vão manter as prestações.
Angola

Bancos têm de dar crédito para receber divisas

O Banco Nacional de Angola vai condicionar a venda de divisas para operações particulares em função do volume de crédito concedido por cada banco.
Economia

A revolução digital chega à Banca

Ir ao banco nos dias de hoje, ganha novos contornos. O consumidor digital exige acesso a serviços financeiros em qualquer equipamento, lugar e hora. A agilidade e a velocidade ganham pontos na banca.
Banca

Crédito Agrícola com lucros de 127 milhões

O Grupo Crédito Agrícola registou lucros de 127 milhões de euros até setembro. O Crédito Agrícola é o único banco a operar em Portugal filiado no setor bancário cooperativo europeu.
Crédito

Costa: "Temos de ser menos dependentes do crédito"

258
António Costa apelou à diminuição da dependência portuguesa do crédito. O primeiro-ministro recordou as lições que se aprenderam com a crise económica.
Incêndios

Turismo. Crédito pode atingir "taxa zero" de juros

Os empreendimentos turísticos atingidos pelos incêndios podem recorrer para a reconstrução a crédito bancário em condições favoráveis, podendo, em alguns casos, obter taxas de juros de zero por cento.
Poupança

As prestações não têm de ser um pesadelo para si

Tire da gaveta aqueles projetos de vida que achava impossíveis de realizar. Chegou a hora de os pôr em prática e nós mostramos como tornar o sonho em realidade, com uma prestação suave.
Euribor

Euribor mantêm-se a 3 meses e caem a 6 e 12

As taxas Euribor mantiveram-se a 3 meses, caíram a 6 e 12 e subiram a 9 meses. A Euribor a três meses está em valores negativos desde abril de 2015.
Dinheiro

Especial/ Crédito. Consolide agora para baixar os custos

Se tem créditos com mais de dois anos, renegoceie. Em vez de continuar a pagar até 27%, consegue reduzir a taxa de juro efetiva para menos de 10% por ano. Comece a busca pelo Banco BPI e Novo Banco.
Seguros

Um seguro de vida não tem de ser complicado

Tendo em conta que 33% dos portugueses têm um crédito à habitação, partilhamos consigo cinco dicas que deve saber sobre seguros de vida.
Banca

Banca prevê mais procura de crédito pelas famílias

Os bancos estão a antecipar um aumento de procura de crédito por parte das famílias nos últimos três meses do ano, enquanto a procura pelas empresas deverá manter-se.
Crédito

IRS. Mudar de banco no crédito pode perder dedução

Quem contraiu crédito para a casa até 2011 pode abater uma parcela dos juros no IRS, mas se mudar de banco a Autoridade Tributária entende que é um "novo contrato" e perde direito a essa dedução.
Seguradoras

Seguro de vida: mudar é poupar

Transferir para outra seguradora o seguro de vida associado ao crédito habitação pode permitir poupar muito dinheiro ao fim do ano. Faça contas à vida e troque as voltas à inércia.
Banco de Portugal

Empréstimos às empresas e famílias estão a descer

O Banco de Portugal anunciou que os empréstimos às empresas e às famílias desceram e os empréstimos ao consumo aumentaram. As taxas de juros dos novos depósitos atingiram um mínimo histórico.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Orçamento do Estado

Empresas querem garantia de crédito e baixa do IRC

A Confederação Empresarial de Portugal defendeu, no âmbito do OOE2018, a resolução do problema da "desalavancagem da banca" e a redução do IRC como "sinal positivo" ao investimento.
Crédito

Crédito malparado das famílias mantém-se em agosto

O rácio de crédito vencido concedido às famílias e a percentagem de devedores com crédito vencido mantiveram em agosto os valores de julho, 4,5% e 12,8%, respetivamente.
Crédito

Moody's satisfeita com a proposta para malparado

A agência de 'rating' Moody's considerou positiva para o BCP, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco a criação de uma plataforma de gestão de crédito malparado.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Crédito

Malparado. Solução para crédito acima de 5 milhões

Plataforma para a gestão integrada dos créditos problemáticos vai começar por gerir empréstimos acima de cinco milhões de euros. Solução arranca com BCP, Caixa e Novo Banco, mas está aberta a outros.
Crédito

Bancos com novos critérios para dar crédito

A partir de 1 de janeiro, os bancos vão pôr em prática novos critérios de concessão de crédito. Os novos parâmetros não se aplicam aos créditos para prevenir e regularizar casos de incumprimento.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Banca

Solução para o malparado anunciada daqui a dias

"Público" noticia que existe, finalmente, um acordo entre o Governo e os bancos CGD, BCP e Novo Banco para a criação de uma entidade para gerir o crédito em falta em empresas viáveis.
Crédito

Taxas de juro no crédito para casa voltam a subir

Desde julho de 2014 que as taxas de juro implícitas no crédito à habitação estavam a descer. Subiram em julho de 2017, segundo o INE, pela primeira vez nos últimos três anos.
Banco de Portugal

Crédito pessoal aumenta 6,3% em junho

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.
Banco de Portugal

Malparado na habitação e consumo em mínimos

O malparado no crédito à habitação caiu em junho para o valor mais baixo desde dezembro de 2011, somando 2.101 milhões de euros, enquanto no crédito ao consumo atingiu mínimos de há nove anos.
Crédito

Procura de crédito por privados e empresas sobe

A procura de crédito por particulares e empresas aumentou ligeiramente no segundo trimestre deste ano, face ao anterior.
Pierre Moscovici

Estratégia para crédito malparado no bom caminho

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou que a estratégia de Portugal para resolver o problema do elevado crédito malparado nos bancos "vai na direção certa".
Dinheiro

Mulheres têm menos noções de finanças. Porquê?

Flore-Anne Messy, responsável da OCDE para a educação financeira, diz que as mulheres têm "menos capacidades numéricas". Os homens têm excesso de confiança, o que os leva a tomarem muito risco.
Dinheiro

Especial/ 5 destinos que deve dar ao seu subsídio de férias

Se não precisa do subsídio de férias para pagar a próxima pausa anual, aplique a soma na melhoria das suas finanças pessoais. Desde a amortização de créditos onerosos até à preparação da reforma.
Banco de Portugal

Candor sem habilitação para conceder crédito

O Banco de Portugal alertou que a Candor - Renting de Equipamentos não tem habilitação para a atividade de concessão de crédito, ou outra na área financeira.
Banca

Especial/ Quem quer crédito? A banca tem os "cofres cheios"

149
Bancos querem e precisam de emprestar mais, para serem rentáveis. Mas falta procura – boa procura. O crédito em incumprimento é um problema, sim, mas não é por isso que os bancos deixam de emprestar.
Crédito

Concessão de crédito especializado sobe 17,4%

Aa Associação de Instituições de Crédito Especializado concederam em maio 794 milhões de euros em crédito, mais 17,4% do que no mesmo mês de 2016, com o aumento do financiamento a fornecedores.
Banca

Clientes vão poder abrir contas à distância

1.535
Banco de Portugal muda as regras que obrigam à identificação presencial dos clientes no ato de abertura da conta bancária. Identificação pode ser feita por videoconferência, via internet ou telemóvel.
Crédito

Especial/ Malparado fica nos bancos, gestão é integrada

Plano de combate ao crédito de risco já foi comunicado aos bancos. Não há banco mau, nem veículo. O malparado fica dentro dos balanços, mas a sua gestão passa a ser integrada.
Cabo Verde

Cabo Verde elogia medidas do banco central

O Governo cabo-verdiano elogiou as medidas do banco central para aumentar o crédito à economia e reduzir as taxas de juro e prometeu criar um sistema de garantia ao acesso ao financiamento.
Banco Popular

Santander + Popular luta contra Millennium bcp

Ao absorver o Banco Popular, o Santander Totta ultrapassa — por pouco — o Millennium bcp em crédito concedido aos clientes nacionais. Todavia, fica aquém nos recursos de clientes.
Moçambique

Moçambique diz que crédito ganhou transparência

Os maiores bancos comerciais de Moçambique consideram que o mercado ganhou transparência com a introdução de uma taxa de referência para novos contratos de crédito.
Euribor

Prestação da casa indexada à Euribor vai descer

Os clientes com crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses vão voltar a pagar menos ao banco em junho, sendo que os contratos com taxa a três meses deverão manter o valor da prestação.
Banco de Portugal

Empréstimo a famílias e empresas desceram em abril

O total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas e famílias desceu ligeiramente em abril face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Banco de Portugal.
Montepio

Tomás Correia acusado de não vigiar contas VIP

Falta de nomes na lista de "pessoas politicamente expostas" do Montepio levou o Banco de Portugal a acusar anterior gestão do banco, liderada por Tomás Correia.
Mercado Imobiliário

Imobiliárias com melhores resultados de sempre

As imobiliárias Remax, ERA e Century 21 registaram nos primeiros três meses de 2017 os melhores resultados de sempre, graças ao aumento da procura por compra de casa e de concessão de crédito.
Banco Mau

Limpar a banca. Se Europa não deixa, há opções

Limpar os balanços dos bancos, retirando os ativos problemáticos, é consensual, mas tem esbarrado nas restrições europeias. Crédito pode ficar dentro dos bancos, mas a sua gestão passar para fora.
Banca

Pensão baixa? Solução está na sua casa

O Banco BNI Europa tem dez milhões de euros para crédito hipotecário inverso. Os seniores, em vez de pagarem prestações, recebem complementos mensais das pensões até à morte ou até mudarem de casa.
Crédito

Há novas linhas de crédito para empresas

Para as pequenas e médias empresas, o acesso ao financiamento é uma prioridade. Como funciona a Linha de Crédito Capitalizar, que vai ajudar cerca de 20 mil empresas
Crédito à Habitação

Empréstimos voltam a cair em março

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação continuaram a cair em março em termos homólogos, assim como os concedidos a sociedades não financeiras
Crédito

GES e Rio Forte. Mais tempo para reclamar créditos

O prazo para a reclamação de créditos na Espírito Santo e Rio Forte, duas das empresas do Grupo Espírito Santo, foi prolongado até 30 de setembro, informaram as companhias.
Crédito

Malparado. Comissão admite apoio público à banca

Responsáveis da Comissão Europeia abrem a porta ao uso de fundos públicos para apoiar os bancos na limpeza do crédito malparado, diz a Bloomberg. Recapitalização cautelar só para bancos solventes.
Crédito

Solução para banca nacional discutida em Bruxelas

Proposta privada para resolver o problema do crédito malparado na banca portuguesa foi discutida na Comissão Europeia com representantes do Governo e do consórcio de António Esteves, revela o Público.
Banca

Deco. Juros do crédito à habitação são ilegais

A Deco ameaçou esta quinta-feira recorrer aos tribunais para travar os limites da banca à descida dos juros do crédito à habitação, que defende serem ilegais e prejudiciais aos clientes bancários.
Banca

FMI. Banca portuguesa reduziu pouco o malparado

Relatório de estabilidade financeira do FMI diz que redução do crédito malparado em bancos portugueses e italianos foi relativamente pequena. Limpar perdas no crédito pode demorar ainda seis anos.
Rating

S&P admite melhorar 'rating' de Portugal

A Standard & Poor's admite vir a melhorar o 'rating' de Portugal se o crescimento económico acelerar e se baixar o valor do crédito malparado que pesa sobre o balanço dos bancos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site