786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Juros

BCE

BCE corta juros se dados continuarem positivos

Na semana passada, a presidente do BCE já tinha aberto a porta a um corte das taxas na próxima reunião. Em março, a inflação da zona euro foi de 2,4%, abaixo dos 2,6% de fevereiro.
Boa moeda, má moeda

Literacia sobre juros e risco ainda é fraca

Portugal ficou em 13º lugar no indicador global de literacia financeira. As perguntas sobre juros simples e compostos e sobre a diversificação de risco ainda demonstram lacunas importantes.
BCE

Até Alemanha aceita baixar juro mas dólar é ameaça

Conselho do BCE reúne-se esta 5ª feira. Juros só devem ser reduzidos na próxima reunião, em junho, mas zona euro corre riscos se baixar as taxas (muito) antes dos EUA, o que é cada vez mais provável.
Noticiário

12h. Recuou taxa de juro para crédito à habitação 

A taxa recuou 1,6 pontos percentuais para 4,64%, primeira descida em dois anos. Ainda neste jornal, CNE confirma "aumento significativo" da participação dos emigrantes nas eleições legislativas.
Comentário

"É provável que taxas de juro desçam em junho"

Edgar Caetano, jornalista de Economia, fala em "bons sinais" para quem tem crédito à habitação com taxa variável, depois do BCE admitir estar "confiante" para o cenário da inflação a partir de junho.
Boa moeda, má moeda

Juros dos depósitos já estão em queda

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu em janeiro, passando de 3,08% em dezembro para 2,90%. Esta foi a primeira redução desde setembro de 2022.
Crédito à Habitação

Habitação. Taxa de juro foi a mais alta desde 2009

Taxa de juro de crédito à habitação foi 4,657% em janeiro, valor mais elevado desde março de 2009. Prestação média fixou-se em 404 euros no primeiro mês deste ano, valor máximo desde janeiro de 2009.
Rússia

Banco Central da Rússia mantém taxa de juro de 16%

Em comunicado, o regulador do Banco Central da Rússia regista que a sua política monetária está "focada em solidificar o processo de desinflação em curso na economia nacional".
Economia

"Boas notícias" na inflação e menos juros no verão

Queda acentuada dos preços da energia justificam descida da inflação. Comissário Europeu da Economia considera que os preços "estão a ir numa boa direção, apesar dos conflitos geopolíticos".
Comentário

"Possível descida de taxas de juro é um bom sinal"

Lagarde dá sinais que as taxas de juro podem descer. Edgar Caetano, jornalista do Observador, lembra que há 5 semanas a mensagem era diferente e que agora pode surgir uma política menos restritiva. 
Noticiário

12h. BCE. Taxas de juro podem descer já no verão

Christine Lagarde confirma que a descida é "provável" mas avisa que BCE não quer correr o risco de baixar as taxas de juro cedo demais e, depois, ter de voltar a subi-las novamente.
A História do Dia

Há boas notícias no volátil mundo dos juros?

Há sinais de descida nas taxas de juro e isso poderá significar uma descida da prestação no crédito a habitação. Porém, quando e quanto? Edgar Caetano, jornalista de Economia, é o nosso convidado.
Crédito à Habitação

Juros representam 61% do crédito à habitação 

Em novembro, considerando a totalidade dos contratos de crédito à habitação no país, a prestação média era de 396 euros, mais quatro euros do que em outubro e mais 108 euros que em novembro de 2022.
Boa moeda, má moeda

Inflação em queda, juros estáveis

O INE confirmou que a inflação portuguesa teve uma forte queda em Novembro, para 1,5%. Com os preços a desacelerar, melhoram as perspectivas para os juros nos próximos meses.
Boa moeda, má moeda

Juros de depósitos com maior subida de sempre

Os juros médios pagos pelos bancos portugueses pelos depósitos a prazo aproximam-se dos 3% e da média praticada na zona euro. E já estão positivos, depois de descontada a inflação.
Estados Unidos da América

Powell: é "prematuro" especular sobre juros

O presidente da Reserva Federal afirmou que ainda é muito cedo para antecipar uma descida das taxas de juro e disse que o banco central norte-americano está pronto para uma nova subida, se necessário.
Boa moeda

Juros já estabilizaram, hipotecas ainda sobem

Início de mês é altura de fazer contas à revisão das prestações do crédito à habitação. O encargo vai continuar a subir. Só a prazo a estabilização dos juros se fará sentir nas prestações.
Crédito à Habitação

BdP diz que fixação implica pagamento de juros

O Banco de Portugal esclareceu que a fixação do crédito à habitação por dois anos implica o pagamento de mais juros no futuro. BPI e BCP dizem que esta medida e só para quem esteja em dificuldades.
BCE

Apoio às rendas "tem toda a justificação"

Ex-vice-presidente do BCE comenta a manutenção dos juros, pela primeira vez depois de dez subidas consecutivas, as medidas para o crédito à habitação, os novos apoios às rendas e o OE2024.
Direto ao Assunto

"Choque da subida dos juros foi muito rápido"

Ex-vice-presidente do BCE e antigo governador do BdP diz que é preciso esperar para ver se os apoios do Governo para o crédito à habitação chegam. BCE fez bem em manter juros ao fim de 10 subidas. 
Crédito à Habitação

Acréscimos nos juros vão ser pagos desde janeiro

O Governo confirmou que as novas regras que alargam a bonificação de juros de crédito à habitação tem retrativos a janeiro. Fernando Medina ainda não detalhou como serão feitos esses pagamentos.
Orçamento do Estado

Empresários lamentam limite à dedução de encargos

Associação Empresarial de Portugal defende que, "atendendo ao atual contexto", sería "desejável" que o 67.º artigo do IRC "visse os seus limites aumentados, como uma forma de ajudar as empresas".
Crédito à Habitação

Alteração da bonificação dos juros retroativa

Alargamento da bonificação de juros do crédito à habitação vai retroagir a janeiro nas condições para lhe aceder e no montante dos juros pago pelo Estado.
Comentário

"PNS começa agora a fazer a sua reabilitação"

Colunista do Observador Raquel Abecasis diz que o ex-ministro se mostrou como um "putativo líder marcado muito mais à esquerda do que o atual PM". Um Pedro Nuno Santos "mais maduro que cometeu erros".
Noticiário

7h. PR promete urgência na apreciação de medidas

Marcelo Rebelo de Sousa estima que os diplomas do governo cheguem na próxima semana a Belém e promete urgência na promulgação. Ainda neste jornal, hoje continuam negociações no setor da habitação.
Direto ao Assunto

Crédito habitação."O problema é depois dos 2 anos"

Abel Mateus, economista, acredita que esta medida "vai arrastar no tempo os juros a pagar" e que "vai sair do bolso dos contribuintes". Ainda assim, acredita que "estão a ser tomadas na altura certa".
Boa moeda, má moeda

Desconto nos juros: que impacto na prestação?

O corte de 30% que o governo deverá aprovar esta quinta-feira vai levar as taxas de juro para o nível a que estavam no início de 2023.
Explicador

Habitação: Ajudas no crédito fazem sentido?

Nuno Rico, economista da Deco Proteste, fala numa "medida positiva" mas levanta dúvidas sobre a compensação após apoios. Economista Gonçalo Pina afirma que medida transversal "não faz sentido nenhum".
Noticiário

9h. Juros. Banco Alimentar pede medidas de fundo

Isabel Jonet fala num problema de pobreza "estrutural", que não será resolvido pelas medidas que o Governo vai aprovar hoje. Ainda neste jornal, ativistas em Lampedusa lamentam "respostas de sempre".
Noticiário

8h. Governo prepara desconto nos juros da casa

Mariana Vieira da Silva já tinha anunciado que Governo ia aprovar "novas respostas" de apoio às famílias. Ainda neste jornal, nova sondagem dá maioria absoluta a Miguel Albuquerque.
Rússia

Banco central russo sobe taxa de juro para 13%

A elevada procura de importações é um dos "fator chave na desvalorização do rublo desde o início de 2023", afirma o banco, declarando que "é necessário apertar ainda mais as condições monetárias".
Fora do Baralho

Falta o "como", Ursula. E as juras sobre os juros

Ainda é Rainha de Copas no Fora do Baralho? A análise ao Estado da União de von der Leyen na jogada da semana. Ainda a subida das taxas de juro e as medidas do Governo, telemóveis nas escolas e Lula.
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa vai continuar a subir

Mesmo que os juros se mantenham no patamar actual, a próxima revisão dos contratos de crédito à habitação ainda deverá implicar um encargo maior. Só depois disso vão estabilizar.
Noticiário

7h. BCE decide hoje se volta a subir taxas de juro

Depois de 14 meses de aumentos, conselho de governadores parece estar dividido. Governo português só define termos do mecanismo para estabilizar valor de prestações das casas depois da decisão do BCE.
Noticiário

21h. Governo quer estabilizar prestações de casas

O diploma vai ser publicado este mês a par de outro para alargar o apoio à bonificação dos juros para as famílias. Ainda, o PR acredita que a intervenção do Governo para travar rendas "será positiva".
BCE

BCE. Inflação teimosa leva a nova subida de juros?

Inflação na zona euro será maior do que 3% não só este ano como também em 2024 – é o que vão estimar as novas projeções do BCE. Torna-se mais provável que esta 5ª feira haja nova subida dos juros.
Resposta Pronta

Juros. "Subida menos provável mas não excluída"

Comissão Europeia mais pessimista revê em baixa crescimento da Zona Euro. Economista Nogueira Leite diz que "cenário mudou" mas "não o suficiente para abrandar a preocupação de controlar a inflação".
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a dois, cinco e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta sexta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, tal como tinha acontecido na quinta-feira e seguem alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
Juros

Juros sentem-se na economia mas consumo surpreende

Consumo privado surpreendeu e acelerou. Mas na segunda metade do ano, e com um verão pouco quente para a economia, reflexo dos juros nos dados já será "pleno". Meta de Medina (de 2,7%) ameaçada.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora